NUMA TERRA ENCANTADA CHAMADA CISTENE VIVIA UMA TERRÍVEL CRIATURA CHAMADA MEDUSA. MEDUSA NÃO ERA SEMPRE TÃO ASSUSTADORA E SIM UMA LINDA MULHER COM ASAS DE OURO, FILHA DE FÓRCIS E CETO, DIVINDADES MARINHAS. SUA BELEZA ERA TÃO IMPRESSIONANTE QUE MUITOS DIZIAM QUE ELA ERA A MAIS BELA DE TODAS.
CERTA VEZ, MEDUSA COMETEU UM ERRO QUE MUDOU SUA VIDA PARA SEMPRE. ELA SE APAIXONOU PELO DEUS DO MAR, POSEIDON, E JUNTOS COMETERAM O MESMO PECADO DE ADÃO E EVA NUM TEMPLO SAGRADO DEDICADO À DEUSA ATENA. ATENA, A DEUSA DA SABEDORIA, FICOU FURIOSA COM A PROFANAÇÃO DE SEU TEMPLO E DECIDIU CASTIGAR MEDUSA.
COM UM GESTO DE SUA MÃO, ATENA TRANSFORMOU MEDUSA NUMA CRIATURA ASSUSTADORA. SEUS CABELOS SE TRANSFORMARAM EM SERPENTES VIVAS E SUA PELE FICOU ESCAMOSA. O PIOR DE TUDO ERA SEU OLHAR: QUALQUER UM QUE OLHASSE DIRETAMENTE PARA SEUS OLHOS ERA IMEDIATAMENTE TRANSFORMADO EM PEDRA.
MEDUSA, AGORA UMA GÓRGONA, FOI BANIDA PARA UMA CAVERNA NO EXTREMO ORIENTE DA GRÉCIA, JUNTO COM SUAS IRMÃS ESTENO E EURÍALE. A CAVERNA ERA CERCADA DE ESTÁTUAS DE HOMENS E ANIMAIS QUE HAVIAM SE TRANSFORMADO EM PEDRA AO TENTAR ENFRENTAR AS GÓRGONAS.
POR MUITOS ANOS, MEDUSA VIVEU ISOLADA, CHEIA DE RAIVA E TRISTEZA PELA SUA CONDIÇÃO. MAS TUDO MUDOU QUANDO O JOVEM HERÓI PERSEU FOI ENCARREGADO DE UMA MISSÃO PERIGOSA: MATAR MEDUSA.
PERSEU, FILHO DE ZEUS, O REI DOS DEUSES, RECEBEU AJUDA DIVINA PARA COMPLETAR SUA TAREFA. ATENA, A PRÓPRIA DEUSA QUE HAVIA CASTIGADO MEDUSA, EMPRESTOU-LHE SEU ESCUDO BRILHANTE. HERMES, O MENSAGEIRO DOS DEUSES, DEU A PERSEU SANDÁLIAS ALADAS PARA QUE ELE PUDESSE VOAR E UM CAPACETE QUE O TORNAVA INVISÍVEL. O REI POLIDECTES, QUE DEU A MISSÃO A PERSEU, ENTREGOU-LHE UM ALFORGE ESPECIAL PARA CARREGAR A CABEÇA DA MEDUSA.
COM ESSAS PODEROSAS FERRAMENTAS, PERSEU PARTIU PARA ENCONTRAR A CAVERNA DAS GÓRGONAS. AO SE APROXIMAR, ELE TOMOU CUIDADO PARA NÃO OLHAR DIRETAMENTE PARA MEDUSA. USANDO O ESCUDO POLIDO COMO UM ESPELHO, ELE CONSEGUIU VER O REFLEXO DE MEDUSA SEM SER PETRIFICADO. COM UM GOLPE RÁPIDO E PRECISO, PERSEU CORTOU A CABEÇA DE MEDUSA E A COLOCOU NO ALFORGE.
O GRITO DE MEDUSA ECOOU PELA CAVERNA, E AS SERPENTES DE SUA CABEÇA AINDA SE CONTORCIAM, MESMO DEPOIS DE MORTA. PERSEU RAPIDAMENTE VOOU DE VOLTA, USANDO SUAS SANDÁLIAS ALADAS, E ENTREGOU A CABEÇA DA MEDUSA A ATENA.
A DEUSA, EM UM GESTO DE TRIUNFO, COLOCOU A CABEÇA DA MEDUSA EM SEU ESCUDO. A IMAGEM DA GÓRGONA SE TORNOU UM SÍMBOLO DE PROTEÇÃO E PODER, UM LEMBRETE DAS CONSEQUÊNCIAS DA IRA DIVINA E DA BRAVURA DOS HERÓIS.
ASSIM, A LENDA DE MEDUSA FURIOSA PERDUROU ATRAVÉS DOS TEMPOS, ENSINANDO SOBRE O PODER DO AMOR, A FÚRIA DOS DEUSES E A CORAGEM DOS MORTAIS. E A CABEÇA DE MEDUSA, COM SUAS SERPENTES AINDA SE MOVENDO, CONTINUOU A ATERRORIZAR OS CORAÇÕES DOS INIMIGOS DE ATENA, PROTEGENDO TODOS AQUELES QUE LUTAVAM COM JUSTIÇA E SABEDORIA.