ERA UMA VEZ, EM UMA FAZENDA VERDEJANTE, UM BEZERRO CHAMADO MANHOSO. ELE ERA ESPERTO E ASTUTO, SEMPRE CHEIO DE IDEIAS BRILHANTES E PLANOS ENGENHOSOS PARA CONSEGUIR O QUE DESEJAVA. MANHOSO TINHA UM GRANDE SONHO: ELE QUERIA EXPLORAR A FLORESTA ENCANTADA QUE FICAVA ALÉM DA CERCA DA FAZENDA. DIZIAM QUE LÁ HAVIA ÁRVORES MÁGICAS, RIACHOS CRISTALINOS E ANIMAIS QUE SABIAM FALAR. MAS, PARA REALIZAR ESSE DESEJO, MANHOSO PRECISAVA ENGANAR SEU PAI, O FORTE E PROTETOR PAPAI BOI, CHAMADO BRUTUS.
BRUTUS ERA UM BOI GRANDE E BONDOSO, MAS TAMBÉM MUITO PROTETOR. ELE SEMPRE DIZIA QUE A FLORESTA ENCANTADA ERA PERIGOSA PARA UM BEZERRO TÃO JOVEM E QUE ERA MELHOR FICAR PERTO DA FAZENDA. MANHOSO, NO ENTANTO, NÃO DESISTIA FACILMENTE DE SEUS SONHOS.
CERTA NOITE, ENQUANTO O SOL SE ESCONDIA ATRÁS DAS COLINAS E A LUA COMEÇAVA A BRILHAR, MANHOSO TEVE UMA IDEIA BRILHANTE. ELE SABIA QUE PAPAI BOI ADORAVA OUVIR HISTÓRIAS ANTES DE DORMIR. ENTÃO, MANHOSO DECIDIU QUE CONTARIA UMA HISTÓRIA TÃO INTERESSANTE E LONGA QUE BRUTUS ACABARIA CAINDO NO SONO, E ELE PODERIA FINALMENTE EXPLORAR A FLORESTA ENCANTADA.
"PAI, POSSO TE CONTAR UMA HISTÓRIA ANTES DE DORMIR?" PERGUNTOU MANHOSO COM UM OLHAR INOCENTE.
BRUTUS, QUE JÁ ESTAVA SE PREPARANDO PARA DESCANSAR, SORRIU E DISSE: "CLARO, MEU FILHO. ADORO SUAS HISTÓRIAS."
MANHOSO COMEÇOU A CONTAR UMA HISTÓRIA INCRÍVEL SOBRE UM CAVALO VOADOR QUE VIAJAVA PELO MUNDO, CONHECENDO LUGARES MÁGICOS E FAZENDO AMIGOS EM CADA CANTO DO PLANETA. ELE DESCREVIA COM TANTOS DETALHES E ENTUSIASMO QUE BRUTUS COMEÇOU A BOCEJAR.
"E O CAVALO VOADOR, CHAMADO VENTO-LIGEIRO, ENCONTROU UMA CAVERNA DE CRISTAL ONDE MORAVAM DRAGÕES AMIGÁVEIS QUE GUARDAVAM TESOUROS BRILHANTES," CONTINUOU MANHOSO, COM SUA VOZ SUAVE E MELODIOSA.
OS OLHOS DE BRUTUS COMEÇARAM A FECHAR LENTAMENTE. ELE LUTAVA CONTRA O SONO, MAS A HISTÓRIA ERA TÃO ENVOLVENTE QUE, ANTES QUE PERCEBESSE, ESTAVA RONCANDO SUAVEMENTE.
VENDO QUE SEU PLANO TINHA FUNCIONADO, MANHOSO SAIU DA CAMA DE FENO DE BRUTUS E CORREU EM DIREÇÃO À CERCA. COM CUIDADO, ELE ENCONTROU UM BURACO QUE HAVIA PREPARADO ANTERIORMENTE E SE ESGUEIROU PARA FORA DA FAZENDA.
A LUA CHEIA ILUMINAVA SEU CAMINHO ENQUANTO ELE SE AVENTURAVA NA FLORESTA ENCANTADA. TUDO ERA EXATAMENTE COMO ELE TINHA IMAGINADO. AS ÁRVORES BRILHAVAM COM UMA LUZ PRATEADA, E OS RIACHOS CANTAVAM CANÇÕES SUAVES. MANHOSO ENCONTROU ANIMAIS QUE FALAVAM E QUE O RECEBERAM COM ALEGRIA.
ELE PASSOU A NOITE EXPLORANDO CADA CANTO DA FLORESTA, ENCANTADO COM A BELEZA E A MAGIA DO LUGAR. QUANDO O SOL COMEÇOU A NASCER, MANHOSO SABIA QUE ERA HORA DE VOLTAR. COM O CORAÇÃO CHEIO DE ALEGRIA E A CABEÇA CHEIA DE NOVAS HISTÓRIAS, ELE VOLTOU PARA A FAZENDA, ENTRANDO NOVAMENTE PELO BURACO NA CERCA.
PAPAI BOI AINDA ESTAVA DORMINDO PROFUNDAMENTE QUANDO MANHOSO VOLTOU PARA SUA CAMA DE FENO. ELE SE DEITOU AO LADO DE BRUTUS, SORRINDO COM SATISFAÇÃO. TINHA REALIZADO SEU DESEJO E VIVIDO UMA AVENTURA INESQUECÍVEL.
NA MANHÃ SEGUINTE, BRUTUS ACORDOU SEM SUSPEITAR DE NADA. MANHOSO, COMO SEMPRE, ESTAVA AO SEU LADO, PARECENDO O BEZERRO INOCENTE E ESPERTO QUE ELE CONHECIA. E ASSIM, MANHOSO CONTINUOU A SONHAR E A VIVER SUAS AVENTURAS, SEMPRE PRONTO PARA CONTAR UMA NOVA HISTÓRIA PARA PAPAI BOI DORMIR.