NO CORAÇÃO DAS TERRAS PERNAMBUCANAS, HAVIA UMA PEQUENA E TRANQUILA VILA CHAMADA SÃO LOURENÇO DE TEJUCUPAPO. LÁ, OS DIAS ERAM CHEIOS DE PAZ E SIMPLICIDADE, ATÉ QUE UM GRUPO DE INVASORES HOLANDESES, LIDERADOS PELO TEMIDO CONDE MAURÍCIO DE NASSAU, AMEAÇOU PERTURBAR ESSA TRANQUILIDADE.

 

OS HOMENS DA VILA ESTAVAM FORA, CUIDANDO DAS PLANTAÇÕES E DO GADO, E OS HOLANDESES, ESPERTOS E TRAIÇOEIROS, APROVEITARAM A OPORTUNIDADE PARA ATACAR. ELES ESPERAVAM ENCONTRAR MULHERES INDEFESAS E CRIANÇAS ASSUSTADAS, MAS SE ENGANARAM. ENCONTRARAM UMA VERDADEIRA SURPRESA: HANAKAIA.

 

HANAKAIA ERA UMA MULHER HOLANDESA, MAS AO CONTRÁRIO DE SEUS COMPATRIOTAS, ELA ERA JUSTA E TINHA UM CORAÇÃO CHEIO DE COMPAIXÃO E CORAGEM. QUANDO PERCEBEU AS INJUSTIÇAS COMETIDAS POR NASSAU E SEU EXÉRCITO, DECIDIU QUE NÃO PODIA FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS. SUA ALMA GUERREIRA NÃO PERMITIA QUE FICASSE DO LADO ERRADO DA HISTÓRIA.

 

SECRETAMENTE, HANAKAIA SE APROXIMOU DAS MULHERES DE SÃO LOURENÇO DE TEJUCUPAPO. ELAS ERAM MULHERES FORTES E DETERMINADAS, PRONTAS PARA PROTEGER SUAS FAMÍLIAS E SEU LAR. SOB A LIDERANÇA DE HANAKAIA, ELAS SE ORGANIZARAM E PREPARARAM PARA ENFRENTAR OS INVASORES. USARIAM O QUE TIVESSEM À MÃO: PAUS, PANELAS, ÁGUA FERVENTE E PIMENTA.

 

NA MANHÃ DO ATAQUE, AS MULHERES ESTAVAM PRONTAS. OS HOLANDESES CHEGARAM CONFIANTES, MAS LOGO FORAM SURPREENDIDOS PELA RESISTÊNCIA FEROZ. HANAKAIA, NO MEIO DA BATALHA, ERA UM FAROL DE CORAGEM, INSPIRANDO TODAS AO SEU REDOR. COM UM PEDAÇO DE PAU NAS MÃOS E UM CORAÇÃO CHEIO DE DETERMINAÇÃO, ELA LIDEROU AS MULHERES CONTRA OS SOLDADOS.

 

A ÁGUA FERVENTE FOI DESPEJADA DAS JANELAS, CAUSANDO PÂNICO E DESORDEM. AS PANELAS E PAUS SE TRANSFORMARAM EM ARMAS NAS MÃOS DAS BRAVAS DEFENSORAS. A PIMENTA, ATIRADA NOS OLHOS DOS INVASORES, OS CEGAVA TEMPORARIAMENTE, DANDO ÀS MULHERES A VANTAGEM NECESSÁRIA PARA AVANÇAR.

 

MAURÍCIO DE NASSAU, AO PERCEBER A RESISTÊNCIA INESPERADA, TENTOU RECUAR, MAS JÁ ERA TARDE. HANAKAIA E AS MULHERES DE SÃO LOURENÇO DE TEJUCUPAPO ESTAVAM DETERMINADAS A EXPULSÁ-LOS. A CORAGEM E A UNIÃO DAS MULHERES, SOMADAS À LIDERANÇA DESTEMIDA DE HANAKAIA, FORAM SUFICIENTES PARA DERROTAR OS HOLANDESES.

 

O SOL SE PÔS NAQUELE DIA, NÃO SOBRE UMA VILA CONQUISTADA, MAS SOBRE UMA VILA LIVRE E VITORIOSA. AS MULHERES CELEBRARAM SUA VITÓRIA, E HANAKAIA FOI HONRADA COMO A HEROÍNA QUE MUDOU O DESTINO DE SÃO LOURENÇO DE TEJUCUPAPO.

 

ASSIM, A HISTÓRIA DE HANAKAIA E DAS MULHERES PERNAMBUCANAS TORNOU-SE LENDA. ELAS PROVARAM QUE, MESMO EM TEMPOS DE ADVERSIDADE, A UNIÃO E A CORAGEM PODEM SUPERAR QUALQUER DESAFIO. E HANAKAIA, A BRAVA E JUSTA HOLANDESA, SERÁ PARA SEMPRE LEMBRADA COMO A HEROÍNA QUE LUTOU PELA JUSTIÇA E PELA LIBERDADE, MESMO CONTRA A SUA PRÓPRIA NAÇÃO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 03/06/2024
Código do texto: T8077920
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.