HÁ MUITO TEMPO, EM UMA TERRA DISTANTE, VIVIA UMA CORAJOSA E SÁBIA RAINHA CHAMADA DIDO. DEPOIS DE PERDER SEU AMADO MARIDO, DIDO SABIA QUE PRECISAVA ENCONTRAR UM NOVO LUGAR PARA VIVER COM SEUS AMIGOS E PARTIDÁRIOS. ENTÃO, ELA DECIDIU FUGIR, LEVANDO CONSIGO AS RIQUEZAS DO MARIDO, EM BUSCA DE UM NOVO LAR.
DEPOIS DE UMA LONGA JORNADA, ELES CHEGARAM À COSTA DO MEDITERRÂNEO, NO NORTE DA ÁFRICA. DIDO OLHOU PARA A BELA PAISAGEM E SENTIU QUE AQUELE ERA O LUGAR PERFEITO PARA COMEÇAR UMA NOVA PÁTRIA. MAS ANTES, ELA PRECISAVA NEGOCIAR COM O REI JARBAS, QUE GOVERNAVA AQUELAS TERRAS.
DIDO E O REI JARBAS SE ENCONTRARAM E ELA PEDIU PARA COMPRAR UM PEDAÇO DE TERRA. JARBAS, ACHANDO QUE ESTAVA SENDO ESPERTO, DISSE QUE ELA PODERIA COMPRAR APENAS A QUANTIDADE DE TERRA QUE CONSEGUISSE CERCAR USANDO A PELE DE UM ÚNICO TOURO. DIDO ACEITOU O DESAFIO COM UM SORRISO ASTUTO.
ELA PEDIU AOS SEUS SEGUIDORES QUE CORTASSEM O COURO DE UM TOURO EM FINAS TIRAS. COM ESSAS TIRAS, ELA CONSEGUIU CERCAR UMA IMENSA ÁREA DE FORMA CIRCULAR. ASSIM, DIDO OBTEVE MAIS TERRA DO QUE QUALQUER UM PODERIA IMAGINAR, E ALI CONSTRUIU A CIDADE DE BIRSA. AO REDOR DE BIRSA, UMA NOVA CIDADE COMEÇOU A SE FORMAR E FOI CHAMADA DE CARTAGO.
UM DIA, DEPOIS DE UMA TEMPESTADE FURIOSA NO MAR, UM GRUPO DE NÁUFRAGOS CHEGOU À COSTA DE CARTAGO. ENTRE ELES ESTAVA ENEIAS, UM BRAVO GUERREIRO TROIANO. DIDO OS RECEBEU COM GRANDE HOSPITALIDADE, OFERECENDO ABRIGO E ALIMENTO.
COM O TEMPO, DIDO E ENEIAS PASSARAM A SE CONHECER MELHOR E, EVENTUALMENTE, SE APAIXONARAM. ENEIAS, QUE HAVIA PERDIDO TUDO NA GUERRA DE TROIA, ENCONTROU EM CARTAGO UM REFÚGIO SEGURO E, NA COMPANHIA DE DIDO, UM AMOR SINCERO. ELES VIVERAM FELIZES POR MUITOS MESES, ESQUECENDO-SE DAS AVENTURAS E DOS PERIGOS DO PASSADO.
PORÉM, ENEIAS TINHA UM DESTINO GRANDIOSO A CUMPRIR. ELE ESTAVA DESTINADO A FUNDAR UM GRANDE IMPÉRIO NAS TERRAS DA ITÁLIA. MAS, ENVOLVIDO PELO AMOR DE DIDO E PELA PAZ EM CARTAGO, ELE PARECIA TER ESQUECIDO SEU PROPÓSITO.
MAS AS HISTÓRIAS DOS DEUSES NÃO PODEM SER MUDADAS. UMA NOITE, O DEUS MERCÚRIO APARECEU PARA ENEIAS EM UM SONHO, LEMBRANDO-O DE SEU DESTINO E DA IMPORTÂNCIA DE SUA MISSÃO. ENEIAS ACORDOU CONFUSO, DIVIDIDO ENTRE SEU AMOR POR DIDO E SUA RESPONSABILIDADE.
APÓS MUITA REFLEXÃO E COM O CORAÇÃO PESADO, ENEIAS DECIDIU QUE PRECISAVA PARTIR. ELE SABIA QUE SEU DESTINO O CHAMAVA, E QUE DEVERIA SEGUIR ADIANTE, POR MAIS DOLOROSO QUE FOSSE DEIXAR DIDO E CARTAGO PARA TRÁS.
DIDO, AO SABER DA DECISÃO DE ENEIAS, FICOU PROFUNDAMENTE TRISTE, MAS ENTENDEU QUE ELE PRECISAVA SEGUIR SEU CAMINHO. COM LÁGRIMAS NOS OLHOS, ELA SE DESPEDIU DE SEU AMADO, DESEJANDO-LHE SORTE EM SUA JORNADA.
ENEIAS PARTIU EM DIREÇÃO À ITÁLIA, ONDE FUNDARIA A CIDADE QUE UM DIA SE TORNARIA ROMA. DIDO, MESMO COM O CORAÇÃO PARTIDO, CONTINUOU A GOVERNAR CARTAGO COM SABEDORIA E FORÇA, TRANSFORMANDO-A EM UMA GRANDE E PRÓSPERA CIDADE.
ASSIM, A LENDA DE DIDO, A RAINHA CORAJOSA E ASTUTA, E DE ENEIAS, O GUERREIRO DESTINADO A GRANDES FEITOS, FOI PASSADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, ENSINANDO SOBRE AMOR, DEVER E A FORÇA DE UM ESPÍRITO INDOMÁVEL.
E ESSA É A HISTÓRIA DA LENDA DE DIDO, A RAINHA QUE TRANSFORMOU UM PEDAÇO DE COURO DE TOURO EM UMA TERRA DE ESPERANÇA E PROSPERIDADE, E DO HERÓI QUE SEGUIU SEU DESTINO PARA CONSTRUIR UM IMPÉRIO.