ERA UMA VEZ, EM UM PEQUENO VILAREJO DA CIDADE DE ARAGÃO NA ESPANHA RODEADO POR COLINAS VERDES E CAMPOS FLORIDOS, UMA JOVEM CHAMADA LEONITA. ELA ERA CONHECIDA POR SUA BELEZA E BONDADE, E SEU CORAÇÃO PERTENCIA A UM BRAVO SOLDADO CHAMADO ARTUR. OS DOIS ESTAVAM NOIVOS E SONHAVAM COM O DIA EM QUE PODERIAM SE CASAR E VIVER FELIZES JUNTOS.

 

PORÉM, A PAZ DO VILAREJO FOI INTERROMPIDA QUANDO ARTUR FOI CONVOCADO PARA LUTAR EM UMA BATALHA DISTANTE. COM LÁGRIMAS NOS OLHOS, LEONITA SE DESPEDIU DE SEU AMADO, PROMETENDO ESPERAR POR SEU RETORNO.

 

NO VILAREJO, VIVIA TAMBÉM UM ANCIÃO CHAMADO BARTOLOMEU. ELE ERA CONHECIDO POR SUA GANÂNCIA E INVEJA, SEMPRE COBIÇANDO O QUE NÃO LHE PERTENCIA. BARTOLOMEU NUTRIA UMA INVEJA PROFUNDA DE ARTUR, NÃO APENAS POR SUA CORAGEM E DESTREZA NA BATALHA, MAS TAMBÉM POR TER CONQUISTADO O CORAÇÃO DE LEONITA.

 

COM ARTUR DISTANTE, BARTOLOMEU VIU UMA OPORTUNIDADE DE SE APROXIMAR DE LEONITA. ELE COMEÇOU A VISITÁ-LA FREQUENTEMENTE, SEMPRE TRAZENDO PRESENTES CAROS E ELOGIOS VAZIOS. MAS LEONITA, LEAL AO SEU AMOR POR ARTUR, TENTAVA EVITAR QUALQUER ENCONTRO COM O ANCIÃO.

 

CERTO DIA, ENQUANTO CAMINHAVA PELA FLORESTA PARA COLHER FLORES, LEONITA ENCONTROU BARTOLOMEU NO CAMINHO. ELE A ABORDOU COM UM SORRISO DISSIMULADO, SEGURANDO UM BELO BUQUÊ DE ROSAS.

 

"LEONITA," DISSE BARTOLOMEU COM A VOZ MELOSA, "VOCÊ MERECE ALGUÉM QUE ESTEJA AQUI PARA CUIDAR DE VOCÊ. ARTUR ESTÁ LONGE, SEM GARANTIA DE RETORNO. POR QUE NÃO ACEITA MEU CARINHO E PROTEÇÃO?"

 

LEONITA SENTIU UM CALAFRIO NA ESPINHA. MESMO SABENDO DAS MÁS INTENÇÕES DE BARTOLOMEU, ELA RESPONDEU COM FIRMEZA: "MEU CORAÇÃO PERTENCE A ARTUR. ELE VOLTARÁ, E ESPERAREI POR ELE O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO."

 

A REJEIÇÃO DE LEONITA ENFURECEU BARTOLOMEU. COM A RAIVA CRESCENDO DENTRO DE SI, ELE DECIDIU QUE FARIA QUALQUER COISA PARA SEPARAR O CASAL PARA SEMPRE.

 

DIAS SE PASSARAM E NOTÍCIAS DA GUERRA CHEGARAM AO VILAREJO. ARTUR ESTAVA FERIDO, MAS VIVO. AO SABER DISSO, BARTOLOMEU VIU SUA CHANCE DE AGIR. ELE ESPALHOU MENTIRAS, DIZENDO A TODOS QUE ARTUR HAVIA MORRIDO EM BATALHA. A NOTÍCIA SE ESPALHOU RAPIDAMENTE, E LEONITA, DESOLADA, CHOROU A PERDA DE SEU AMADO.

 

NO ENTANTO, O DESTINO TINHA OUTROS PLANOS. ARTUR, EMBORA FERIDO, CONSEGUIU RETORNAR AO VILAREJO. AO SABER DAS MENTIRAS DE BARTOLOMEU, ELE FOI DIRETO ATÉ A CASA DO ANCIÃO PARA CONFRONTÁ-LO.

 

"VOCÊ TENTOU DESTRUIR O QUE TEMOS DE MAIS PURO, BARTOLOMEU," DISSE ARTUR, COM A FORÇA RENOVADA PELO AMOR DE LEONITA. "MAS O AMOR VERDADEIRO É MAIS FORTE DO QUE A INVEJA E A GANÂNCIA."

 

A VERDADE VEIO À TONA, E O VILAREJO SE UNIU CONTRA BARTOLOMEU. SUA GANÂNCIA E INVEJA FORAM REVELADAS, E ELE FOI BANIDO DO VILAREJO, CONDENADO A VIVER SOZINHO COM SUA AMARGURA.

 

LEONITA E ARTUR FINALMENTE PUDERAM SE CASAR, CELEBRANDO SEU AMOR COM TODOS OS AMIGOS E FAMILIARES. E ASSIM, VIVERAM FELIZES, SEMPRE LEMBRANDO QUE O AMOR VERDADEIRO É INQUEBRÁVEL, MESMO DIANTE DAS PIORES ADVERSIDADES.

 

E QUANTO A BARTOLOMEU, ELE APRENDEU UMA DURA LIÇÃO: QUE A INVEJA E A GANÂNCIA SÓ TRAZEM SOLIDÃO E TRISTEZA. E ASSIM, O VILAREJO VOLTOU A SER UM LUGAR DE PAZ E ALEGRIA, ONDE O AMOR PREVALECIA ACIMA DE TUDO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 01/06/2024
Código do texto: T8076321
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.