ERA UMA VEZ, EM UM TEMPO MUITO ANTIGO, UM LUGAR MÁGICO CHAMADO URUGUAIANA. ESTE LUGAR ERA CONHECIDO PELOS SEUS PÁSSAROS COLORIDOS QUE CANTAVAM MELODIAS ENCANTADORAS E PELAS SUAS FIGUEIRAS CHEIAS DE FRUTOS DOCES.
UM DIA, O CAVALEIRO DA ESCURIDÃO, UMA FIGURA SOMBRIA E MISTERIOSA, CHEGOU A URUGUAIANA. ELE ESTAVA EM BUSCA DE PESSOAS PARA SERVIR ÀS SUAS MALDADES. APÓS UMA LONGA CAMINHADA, O CAVALEIRO DA ESCURIDÃO FICOU CANSADO E DECIDIU DESCANSAR DEBAIXO DE UMA GRANDE FIGUEIRA. ELE NÃO SABIA, MAS AQUELA FIGUEIRA ERA ESPECIAL. OS PÁSSAROS DA REGIÃO ADORAVAM SE REUNIR ALI PARA COMER OS FRUTOS E CANTAR SUAS MÚSICAS ALEGRES.
ENQUANTO O CAVALEIRO DA ESCURIDÃO DESCANSAVA, OS PÁSSAROS, CURIOSOS, COMEÇARAM A SE APROXIMAR. PRIMEIRO VEIO O SABIÁ, COM SEU PEITO AMARELO BRILHANTE, CANTANDO UMA MELODIA SUAVE. DEPOIS, O CARDEAL, COM SUA PLUMAGEM VERMELHA RELUZENTE, JUNTOU-SE AO CORO. LOGO, A FIGUEIRA ESTAVA CHEIA DE PÁSSAROS DE TODAS AS CORES, CANTANDO EM PERFEITA HARMONIA.
O CAVALEIRO DA ESCURIDÃO ACORDOU COM O SOM DAS MELODIAS. ELE TENTOU ESPANTAR OS PÁSSAROS, MAS ELES ERAM PERSISTENTES. QUANTO MAIS ELE TENTAVA, MAIS FORTE OS PÁSSAROS CANTAVAM. O CAVALEIRO, FURIOSO, COMEÇOU A GRITAR, MAS SUAS PALAVRAS ERAM ABAFADAS PELO CANTO DOS PÁSSAROS. ELE ENTÃO PERCEBEU QUE NÃO PODERIA VENCER AQUELA FORÇA DA NATUREZA.
DESESPERADO, ELE TENTOU FUGIR, MAS DE ONDE ELE PISAVA, NASCIA ÁGUA. CADA PASSO QUE DAVA FORMAVA UMA NOVA NASCENTE. OS PÁSSAROS CONTINUAVAM A CANTAR, E A ÁGUA COMEÇOU A FLUIR CADA VEZ MAIS FORTE, FORMANDO UM RIACHO QUE RAPIDAMENTE SE TRANSFORMOU EM UM RIO.
O CAVALEIRO DA ESCURIDÃO, INCAPAZ DE RESISTIR AO PODER DOS PÁSSAROS E DO RIO NASCENTE, FOI LEVADO PELAS ÁGUAS. À MEDIDA QUE O RIO SE EXPANDIA, OS PÁSSAROS SEGUIAM-NO, PINTANDO SUAS ÁGUAS COM AS CORES DE SUAS PENAS. O RIO BRILHOU COM TONS DE AZUL, VERDE, AMARELO, VERMELHO E MUITAS OUTRAS CORES, REFLETINDO A BELEZA DOS PÁSSAROS QUE CANTAVAM FELIZES AO LONGO DE SUAS MARGENS.
E ASSIM NASCEU O RIO URUGUAI, TAMBÉM CONHECIDO COMO O RIO DOS PÁSSAROS PINTADOS. ATÉ HOJE, SUAS ÁGUAS FLUEM COM AS CORES E AS MELODIAS DOS PÁSSAROS QUE UM DIA DERROTARAM O CAVALEIRO DA ESCURIDÃO, TRANSFORMANDO URUGUAIANA EM UM LUGAR AINDA MAIS BELO E FASCINANTE.