GRANDE NEGÓCIO !

GRANDE NEGÓCIO !

O empresário vibrava... após várias semanas de tratativa, de marchas & contramarchas, o prefeito aceitara recebê-lo e ouvir sua proposta "ecológica": trocar carros do município por bicicletas, evitando poluição e economizando despesas com gasolina. "A idéia era excelente e ele, prefeito, iria pensar no assunto"! O representante saiu exultante (até rimou !) da entrevista, já via a cidade inteira tomada por bicicletas de sua marca, vitória maiúscula, justo ele que só conseguira negociar com pequenas lojas e alguns supermercados da capital. Preveniu a fábrica, que aguardassem para breve um negócio "de peso", uma encomenda de arromba !

Nem dormiu direito, aquele contrato seria a sua realização como representante, talvez o alçassem a um cargo de gerente regional, uma subida meteórica a coroar mais de 20 anos de bons serviços. Ele, que nem era de comemorar nada antecipadamente -- isso dava um azar danado -- reuniu a família para um churrasco caseiro, sem declinar o motivo real para a inusitada comemoração, mas ver o pai feliz já bastava a todos.

Dias depois recebeu telefonema do gabinete de Sua Excelência, aceitando a compra de 5 bicicletas. Argumentou:

-- "CINCO MIL... mas levará meses para cumprir o pedido" !

-- "Não, amigo, o senhor ouviu mal... são apenas C-I-N-C-O, para os empregados da mansão do alcaide e para seus dois filhos, que só queriam andar de carro, não faziam exercício algum. O prefeito tinha "compromisso" (?!) com os postos de gasolina, que o ajudaram a eleger-se" !

Se um prédio de 10 andares desabasse ao lado da casa do lojista o espanto seria menor... precisaria "dar a volta por cima" -- e de bicicleta, claro -- nesses desastre iminente. Um pedido de 5 "bikes", em nome da Prefeitura, seria para a Fábrica motivo de chacota eterna. Passou a noite em claro, o peso do fracasso a oprimir-lhe o peito. Nos poucos instantes em que cochilou, sonhou que fazia uma "bikeata", um passeio de bicicleta pela cidadezinha, todo mundo com uma camiseta de sua loja, a "Minha MONARCK" !

Mal acordou, decidiu seguir aquele palpite, aquele caminho... pegou suas economias, traçou as despesas no papel e chegou à conclusão de que "perdido por 1, perdido por 10" ! Foi pro tudo ou nada ! Um grande cartaz na loja anunciou o "I Passeio da Primavera - Loja "MINHA MONARCK", com 50 "bikes" sendo sorteadas ao final do evento, na Praça Principal. Um furacão na cidade causaria menos falatório... com apenas 100 reais o povo teria a chance de ter uma bicicleta novinha"em folha". Na mesma tarde lá se foram 80 camisetas, uma divulgação colossal de sua loja, por vários anos. O burburinho chegou aos ouvidos do prefeito tacanho, regionalista, inimigo mordaz da "gente de fora":

-- "Aquele "gringo" desgraçado deu a volta por cima" !

Ligou às pressas para o sr. "Anthony de tal", a Prefeitura queria entrar com mais CEM outras "bikes" na "passeata" ecológica.

-- "Grato pelos PARABÉNS, sr. Prefeito, mas o primeiro evento eu assumo. A Prefeitura fará o "Passeio de Verão", nas férias de dezembro próximo. Passe muito bem" !

Com 150 "bikes" garantidas -- num futuro evento de sucesso absoluto que a fábrica copiou e ampliou para o país inteiro -- "Anthony" findou o ano como o melhor vendedor da Região, com a empresa analisando sua indicação como Diretor de Marketing da marca, para o Brasil. É o clássico caso de "fazer do limão uma limonada" !

"NATO" AZEVEDO (em 23/out. 2023, 5hs)