Raio de sol - BVIW

Tema: era dia dos mortos

 

Aquela “alma penada” vagava pelo cemitério de dia e de noite. Sem sossego para a eternidade, penava acorrentada naquele curral dos mortos, tristemente. A lua estava sempre a espiar com compaixão e o sol não desistia dela, crendo que um dia ela poderia se libertar. Era “Dia de Todas as Almas", aos dois de novembro de 1845. O cemitério português estava cheio de homens e mulheres visitando os túmulos de suas famílias, levando flores do campo. Acompanhado da mãe, entra um menino de uns sete anos. A “Alma Penada” estava sentada num túmulo vendo-o chegar. Surpresa ficou quando o menino lhe acenou e disse-lhe em voz alta: “está livre!” Levantou-se, incrédula, e sorriu para ele, pela primeira vez em seiscentos anos. Foi desaparecendo até se transformar num raiozinho de sol. O menino abriu a mãozinha para recebê-lo e guardou aquele raiozinho no bolso da camisa. 

 

P.S. "... O Dia dos Mortos era conhecido desde a Idade Média, como " Dia de Todas as Almas", dia esse que sucedia ao Dia de Todos os Santos - comemorado no dia 1° de novembro. Foi a partir do século XXI que a data se popularizou como o "Dia de Finados"..." - www.al.pi.leg.br

 

Cassia Caryne
Enviado por Cassia Caryne em 07/11/2023
Reeditado em 11/03/2024
Código do texto: T7926590
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.