SONHOS NO CHÃO

SONHOS NO CHÃO

Ao leitor ocasional parece até "mantra", aquela frase de 2 palavras repetida por horas, mania dos anos 80 que, tudo indica, desapareceu: " é mais um sonho que vira CONTO"! Vou fazer o quê ?! Passar a idéia de que "inventei" a estória ? Pois não foi assim ! Curiosamente, meu irmão alerta que -- nos sonhos dele -- as pessoas NÃO FALAM, ele as ouve por "telepatia". Sequer vê as bocas mexendo... comigo dá-se o mesmo ! E você, leitor amigo, como "ouve" nos seus sonhos ?!

Conto a estória como me veio, estando eu num casarão de estilo sertanejo, sala ampla, de família numerosa, do tipo árabe, todos muito brancos e compridos, altos, muito altos.

***** ***** *****

Na sala enorme meu irmão me convida para jogar uma espécie de "Resta 1", mas sem tabuleiro, este era formado por um espinhel de ferro tipo ábaco, cheio de divisões verticais em linha. Pelo visto, somos visita na tal casa. De repente, a mãe da extensa família nos procura, consultando se um de nós poderia levar seus 2 filhos recém-chegados até a loja da família em Belém... portanto, a tal casa estaria no subúrbio da capital.

Me candidato... olho as duas figuras, espécie de "Gordo e Magro" sem balofo algum, só 1 bem alto e o outro, baixinho. Trazem trouxas de roupa enormes... insisto para deixarem-nas na casa. Agarram-se a elas, querem ver a cara dos outros 3 irmãos ingratos, quando chegarem a loja, que eles ajudaram a construir "com seu trabalho sujo" 30 ANOS antes. Não se trata de nenhum crime: era a labuta insana nos "buracos" de Serra Pelada, nos anos 70... com o esforço da dupla esquisita os demais irmãos viveram "no bem-bom" todo aquele tempo. Agora, chegara a hora do "acerto de contas"... traziam, toda amarfanhada, a foto antiga da loja em frente à conhecida praça da Capital, ambas sem mudança alguma. Só a loja mudara, eles constatariam !

Chegamos lá sem andar de ônibus... (coisas do sonho !) trocaram o nome da loja, de "SerSepol" para "SERLOPES", porém os manos "bem de vida" pouco envelheceram. Fui sondar a loja, os dois "espantalhos" -- com as trouxas na mão -- aguardaram na esquina. Voltei confirmando, era mesmo a loja do retrato esfarrapado ! Alguém me viu "xeretando", desconfiou e avisou os demais proprietários, que se postaram na entrada como 3 seguranças de boate. Os "retirantes" entraram aos gritos, todos se xingando !

****************

O sonho me transporta para o velho casarão, assim, sem mais nem menos... nele, a idosa matrona tira de uma gaveta de centenária cômoda 1 COMPACTO, com 2 músicas somente. Ah, o leitor nem imagina o que seja um Compacto ?! E eu com isso !!! Com duas canções era Compacto Simples, com 4 ou 5 músicas virava Compacto Duplo !

O tal "disquinho" de 15 ou 18 centímetros de diâmetro trazia na capa Jerry Adriani, ídolo da família "turca" inteira, principalmente dos 2 apalermados... convenceram o ídolo a gravar com eles algo que parecia ser CAZUZA que, aliás, no tempo do sonho mal teria uns 2 ou 3 anos de idade. (Coisas dos sonhos !) Pois bem, a tal "bolacha" virou RARIDADE, Jerry Adriani não permitiu que a "gritaria" fosse tocada em Rádios ou sequer divulgada e o "capricho" da dupla esquisita transformou-se em RARO TESOURO da Família Lopes. Só não sei como findou a discussão lá na loja porque acordei... pelo visto, estão se xingando até agora e EM ÁRABE. Por Allah !!!

"NATO" AZEVEDO (em 17/agosto 2023, 5hs)