O mago empreendedor

A neve havia caído por quase toda a tarde, e o caminho ascendente que serpenteava entre as montanhas tornava-se cada vez mais íngreme. Mas nada disso seria capaz de abalar meu guia, Algmer Kayna. Certamente, estava acostumado com os rigores do clima, embora, como gostasse de recordar, já estivéssemos na primavera.

- Primavera nos vales lá embaixo - retruquei, tentando manter meu cavalo ao lado do dele na trilha estreita. - Aqui no alto, parece que reina o inverno para sempre. Fico imaginando como vamos sobreviver esta noite.

- Há uma hospedaria mais à frente, creio que chegaremos lá antes do crepúsculo - prognosticou ele. - E também um lugar que serve refeições.

Ergui os sobrolhos.

- A hospedaria e o lugar que serve refeições não são o mesmo lugar?

- Não. São dois estabelecimentos separados; - explicou Algmer, virando-se para trás na sela - a hospedaria oferece quartos, e o outro lugar... as refeições.

- Isso está bem misterioso. Há um acordo pelo qual o tal lugar conseguiu o monopólio para servir comida? - Questionei.

- Você vai entender quando chegarmos lá - respondeu Algmer para encerrar o assunto.

E sim, eu entendi quando vi as luzes da tal casa de pasto, à beira da estrada. Era um edifício quadrado, cinzento, com paredes envidraçadas por onde se podia ver o interior. O logo na fachada não deixava margem para dúvidas: eu estava diante de uma loja da Wendy's.

- Um restaurante fast food aqui, em Asterris? - Eu olhava, sem conseguir entender.

- Foi um projeto do poderoso mago Shamonar - explicou Algmer, satisfeito por ter conseguido me surpreender. - Aqui, você pode experimentar a estranha comida servida nos Reinos Etéreos.

Amarramos os cavalos do lado de fora da loja e entramos. Lá dentro, havia duendes e ogros sendo servidos pelos funcionários da casa, devidamente uniformizados, mas nossa entrada não atraiu mais do que alguns olhares rancorosos.

- É expressamente proibido qualquer tipo de altercação aqui dentro - tranquilizou-me Algmer. - Shamonar certificou-se de que qualquer tentativa neste sentido seria punida de modo horrível.

- Não pretendo arriscar minha integridade física para descobrir - redargui, olhando para o cardápio colado na parede. - E, pelo visto, não há muitas opções.

- Estamos trabalhando com um cardápio reduzido, senhor - esclareceu um dos gnomos funcionários, aproximando-se com um bloco de pedidos. - É difícil trazer produtos frescos e de boa qualidade até estas alturas.

- Pelo menos, não precisam se preocupar com a conservação da comida - suspirei, apontando para uma mesa junto a uma das paredes de vidro. - Vamos ficar ali.

- O que vão querer?

Olhei para Algmer, que deu de ombros.

- O cardápio completo - declarei. - Salada Caesar de entrada, Baconator com batatas fritas, Chicken Club e Frosty de leite condensado para sobremesa.

- E para beber? - Inquiriu o gnomo. - Temos água da geleira e Coca-Cola Cherry.

- Pra mim, água da geleira - Algmer levantou o dedo.

- Pode ser a Cherry pra mim - solicitei.

- Aguardem um instante, por favor, enquanto dou entrada nos pedidos - disse o gnomo, afastando-se rumo ao balcão.

- Não é incrível? - Perguntou Algmer, me encarando sorridente.

- Estou me perguntando como vamos pagar por isso - murmurei, olhando ao redor. Nenhuma movimentação suspeita.

- Sossegue... eles aceitam ouro - assegurou Algmer. - E você pode repetir quantas vezes quiser.

Com um cardápio limitado como aquele, me perguntei quantas vezes alguém iria querer repetir, mesmo tendo que pagar em ouro. Mas, afinal de contas, quem poderia reclamar de encontrar uma loja de fast food em Asterris? Certamente, não eu.

- E eles fazem entregas? - Indaguei.

- Só aqui pelas montanhas mesmo - esclareceu Algmer. - Os feitiços de transporte tem um alcance limitado.

- Acho que agora entendi porque a tal hospedaria não serve refeições - ponderei. - Não dá mesmo para competir com um serviço instantâneo de delivery.

- O mago Shamonar tem um espírito empreendedor - decretou Algmer.

- E também não tem que pagar royalties pela franquia - retruquei, no momento em que o gnomo colocava a bandeja com os pedidos sobre a nossa mesa.

- [10-03-2023]