O gato alado

Na janela do vizinho, avisto um gato de olhos azuis, de nome Xadrez. Belo, ele torna a paisagem mais alegre. Durante anos, admirei-o por sua beleza inconfundível a dos outros felinos. É como uma estatueta dourada de inestimável valor. Naquele dia, tive uma surpresa inesperada!

Ouvi uma voz que remedava a de um ser humano. Do tipo ave doméstica. Fiquei aterrorizado ao perceber que vinha dum felino. Quem já ouviu um gato falar, não é? O suor me empapou. Emudeci, quis fechar olhos e tapar os ouvidos para não ver e nem ouvir algum fantasma que estivesse a vagar por ali. Respirei profundamente. Logo em seguida, disse-me para não ter medo.

Atônito, não sabia o que fazer! Tamanha foi a minha surpresa ao ver um gato de asas tão belas como as de um anjo, que fala e é inteligente. Após o susto inicial, conversamos. Trocamos confidências e pude saber de muitas novidades. Xadrez contou sobre o reino do Mágico de OZ e o encontro com Alice no País das Maravilhas, entre outras histórias fascinantes...

Em Oz, fascinou-me conhecer melhor as aventuras de Dorothy e seu cachorrinho Totó, na estrada dos tijolos amarelos, em busca do Mágico na Cidade das Esmeraldas. Fiquei encantado também com os amigos dela: o Homem de Lata, o Leão Covarde e o Espantalho. Hum! e os sapatos mágicos? Uau! foi puro êxtase de alegria. Da menina Alice, gostei de como sua curiosidade levou a descobrir o País das Maravilhas.

Ante aquela emoção de felicidade, fiquei maravilhado diante dum mundo repleto de magia. Eu tinha ao meu alcance histórias superdivertidas. O tempo parou... Estávamos num trenó puxado por caribus, que deslizava ora entre as nuvens, ora entre a neve. Um belíssimo passeio. Inesquecível! Mais tarde, em casa, fiquei a pensar a nova amizade. Descobri um amigo verdadeiro e leal. Vencido pelo cansaço do dia, dormi.