Samaritano

O Mestre da Sabedoria Divina, certa vez contou esta história, em forma de Parábola, para aqueles que o escutavam atentamente.

No tempo de Jesus, era considerado perigoso viajar por esse caminho montanhoso e perigoso.

Havia muitos rochedos e buracos, e os criminosos se aproveitavam das dificuldades geográficas do local para fugirem e se esconderem.

Quando um bando de ladrões atacava uma pessoa, dificilmente ela conseguia escapar.

Foi isso o que aconteceu com o homem da parábola.

"Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes.

Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto.

Eis que por um acaso, um sacerdote

estava descendo por aquele caminho.

Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado.

O mesmo aconteceu também com um levita que por ali passava: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado.

Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão.

Aproximou-se dele e fez curativos,

derramando óleo e vinho nas feridas.

Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele.

No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: "Toma conta dele!

Quando eu voltar, irei pagar tudo aquilo o que tiveres gasto a mais".

Quem é o meu próximo?

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 01/11/2022
Código do texto: T7640362
Classificação de conteúdo: seguro