É justo isso?

Eu lembro bem como era o tempo de eleição naquele tempo.

Eu ainda não entendia muito bem o que era política.

Eu via todo aquele movimento na cidade e certos fatos que acontecia eu lembro bem.

Era carro com alto-falante anunciando o nome dos candidatos.

Normalmente em certos dias acontecia os comícios.

A lei eleitoral talvez não fosse tão rígida ainda naquela época.

E o sonho da "ficha limpa" não existia.

Acredito que ainda não imaginavam a importância desta lei quando devidamente aplicada no rigor da Lei.

Eu acredito que ainda não se falava em "fundo eleitoral".

Cada candidato se virava para pagar sua campanha com recursos financeiros próprios.

Se bem que era possível que alguém já ajudava certo candidato em troca de favores futuros.

Era comum certos Candidatos alugarem um salão e fazerem ali o "escritório" do Candidato.

Em frente ao escritório sempre tinha alguns jeep parados para transportar o eleitor que vinha dos bairros mais afastados do centro.

Era um tempo em que o povo do sítio tinha como meio de transporte o cavalo, carroça e um ou outro tinha lá um trator Valmet.

Este povo vinha fazer suas compras aos sábados na cidade e na volta alguns candidatos ofereciam levar suas compras até o sítio.

E assim era feito também para as pessoas que precisavam irem ao hospital e santa casa dos municípios vizinhos que tinham melhores condições de atendimento.

Até aí tudo bem!

O Candidato fazia um benefício as pessoas e em troca fazia sua campanha eleitoral.

E assim ia até o dia da votação.

Ainda não tinha o sonho das "urnas eletrônicas".

Como hoje, quem tinha melhores condições ofereciam algum agrado ao eleitor no dia da votação.

Esta questão do "pão com mortadela" já existia naquele tempo.

Só que era servido a quem realmente iria votar no tal candidato e em troca o eleitor ganhava a carona e o lanche.

Quando determinado candidato era eleito, este promovia um grande churrasco na cidade e todos eram convidados.

Era a festa da democracia.

É justo...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 20/09/2022
Reeditado em 20/09/2022
Código do texto: T7610352
Classificação de conteúdo: seguro