Pacaembu

Quem porventura nasceu, cresceu ou já morou no interior sabe que toda aquela região antigamente era só mata.

Toda aquela região estava sendo colonizada por nordestinos, japoneses, italianos, espanhóis e poloneses.

Com estes colonizadores foram surgindo pequenos povoados quase que obedecendo o percurso da linha ferroviária e mais tarde a rodoviária que ligava os povoados as Cidades já formadas anteriormente e ao qual respondia pelos Distritos de Paz que iam surgindo ao longo da ferrovia até o Rio Paraná.

A colonização destes povoados tinha uma base agrícola mais voltado para a cultura do café, amendoim, algodão e pequenas granjas avicolas.

Com o crescimento foram se instalando madeireiras, máquina beneficiadora de café, algodão, amendoim, arroz e as indústrias de óleo comestível.

Mesmo com este crescimento a minha cidade ainda não existia, enquanto Município.

Ela era um Distrito de Paz e respondia ao Município de Lucélia.

Enquanto isso, o povoado ia crescendo e já formando pequenos bairros ao redor.

Alguns bairros foram surgindo quase que obedecendo a linha demarcatoria estabelecida por uma estrada de terra que era a principal via de ligação com todos os bairros.

Com isso já denotando qual seria a sede do futuro Município.

Ao longo desta linha demarcatória surgiram os primeiros bairros.

Ao leste o bairro Marajoara e o Jardim Marajá.

A oeste surgiram os bairros Guaraniuva que já era uma Sede e o bairro da Sumatra.

Ao norte a colônia japonesa fundou o bairro do Alto Iracema.

Ao sul foi fundado pela ferrovia o bairro dos Ferroviários, uma colônia de casas onde residiam os funcionários da ferrovia.

A "velha estação".

Eu já falei aqui várias vezes desta "Estação".

É assim que me lembro dela.

Ela ficava lá bem no alto de um morro.

Seguindo em frente, pela linha férrea fica a cidade de “Alto Iris” e a próxima é “Flórida Paulista”.

A sua direita era possível ir para “Irapuru” e a ultima cidade “Panorama” na barranca do Rio Paraná.

Da plataforma da Estação olhando para frente era possível avistar um belo horizonte.

Existia algumas estradas de chão que levavam a vários sítios.

Eu imaginava que bem distante estava o Estado do Paraná.

Hoje, a Estação e a colônia não existem.

Ficou apenas vestígios de que ali tinha uma Estação...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 22/08/2022
Reeditado em 24/08/2022
Código do texto: T7588439
Classificação de conteúdo: seguro