A estranha manhã de Edward

Edward abriu os olhos mas não quis se levantar. Ficou deitado e tentou ver que horas eram, mas não conseguiu: os números no despertador pareciam embaralhados.

“Estranho”, pensou. Olhando a luz que entrava pela veneziana, deduziu que estivesse mesmo na hora de levantar. Olhou pro lado e não viu sua esposa Monica.

“Estranho”, pensou novamente.

Levantou-se, meio grogue, e saiu do quarto. No corredor, parou na frente do quarto dos gêmeos e abriu a porta devagar para ver como dormiam. James e Phillipa dormiam como anjos. Como sempre.

Na sala de estar, tudo estava bem claro. A luz da manhã entrava pelas persianas totalmente abertas. Monica estava no sofá, olhando para a tela da TV.

“Bom dia”, disse ele. Ela não respondeu.

Foi até a cozinha e serviu-se de um café. Voltou e se sentou ao lado da esposa.

“Levantou cedo, hein?”, perguntou ele.

“Sim”, respondeu Monica, sem desviar os olhos da tela. Edward bebericou o café: não tinha gosto.

“O que te fez acordar?”, perguntou.

“Não estou acordada”, respondeu ela.

Edward achou estranho e melhor não comentar. Olhou para a TV. O programa que passava não tinha nenhuma lógica.

“Sempre analisando a lógica das coisas, não é, Ed?”, disse Monica, olhando pra ele com um sorriso no canto da boca.

“Bem”, disse Edward, sem reparar que a esposa havia acabado de ler seus pensamentos, “pela lógica, se estamos conversando, significa que você está acordada. Mesmo que você fosse sonâmbula, o que você não é, não daria para termos uma conversa coerente”.

Monica mantinha o sorriso de Mona Lisa.

“Acha que as coisas estão coerentes, Ed?”

A pergunta o desconcertou. Baixou os olhos e olhou para o interior da sua caneca, que agora continha o que parecia ser suco de laranja. Tomou um gole: ainda sem gosto.

Subitamente, se sentiu cansado e oprimido pela conversa. Levantou-se do sofá e abriu um pouco a persiana. Olhou para fora, ainda estava bem escuro.

Renan S F Almeida
Enviado por Renan S F Almeida em 27/04/2022
Reeditado em 27/04/2022
Código do texto: T7504152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.