A princesa involuntária

Maxime entrou nos aposentos da princesa An-Sofie, como lhe havia sido ordenado. Encontrou a princesa sozinha, sentada numa cadeira de braços, ao lado de um manequim de madeira sobre o qual havia sido colocado um vestido de noiva.

- Às ordens, princesa - disse Maxime fazendo uma vênia diante da nobre.

- Pedi que a chamassem aqui, - explicou An-Sofie - porque você é a dama de companhia que mais se parece comigo. Tenho uma missão para você.

- Pois não, princesa - respondeu Maxime diplomaticamente.

- Por favor, queira colocar esse vestido de noiva. Você vai me substituir no meu casamento com o príncipe Pieter-Jan, da Dossânia.

Imaginando ter ouvido errado, Maxime atreveu-se a indagar:

- Desculpe, princesa... mas quer que me faça passar por você, no seu casamento?

- Exatamente - redarguiu An-Sofie com ar entediado. - Para todos os efeitos práticos, o príncipe estará se casando com você.

- Mas... eu imagino que o príncipe deva lhe conhecer e vai perceber rapidamente o engodo - ponderou Maxime.

- O príncipe só me conhece por retrato, - replicou An-Sofie - e sequer ouviu a minha voz. Sossegue, vai dar tudo certo.

- Certo - assentiu Maxime para não parecer insubordinada. - Farei o que me for ordenado.

E pôs o vestido que estava no manequim.

- Perfeito! - Aprovou An-Sofie. - Nem eu mesma seria capaz de dizer que não sou eu, se me visse de relance num local mal iluminado.

- Bem... e depois do casamento, o que faço? - Indagou Maxime cautelosamente.

- Depois você segue com seu marido para a Dossânia - replicou An-Sofie sem muita paciência. - Aproveite bem a sua nova vida, seja muito feliz e não dê mais as caras por aqui sem ser convidada.

Maxime engoliu em seco.

- Mas eu tenho família... - murmurou.

- Sua família agora é a do seu marido - retrucou An-Sofie encerrando a conversa.

Um ano depois deste evento, Maxime (ou An-Sofie para todos na Dossânia) sugeriu ao marido, recém-coroado rei, a anexar a própria terra natal.

- Mas o nosso casamento foi acertado justamente para selar a paz entre a Dossânia e a Salônia - ponderou Pieter-Jan.

- Se você soubesse como me tratavam na família real, não esperaria até amanhã para invadir a Salônia - replicou Maxime.

Sensibilizado, Pieter-Jan atendeu o pedido da esposa. E consta que a verdadeira An-Sofie conseguiu fugir antes que o castelo real fosse tomado; afinal, se fosse capturada, provavelmente a nova rainha não demonstraria qualquer misericórdia...

- [03-04-2022]