Era um Caminho Suave

Era um caminho suave.

Conversando com uma professora que leciona aulas de língua portuguesa ela dizia da dificuldade da alfabetização das crianças verificada nas primeiras séries iniciais.

Culpa da creche? Culpa da pré-escola?

Enquanto uma acolhe a criança em idade de zero a três anos. É considerada um fator importante na promoção do desenvolvimento da criança.

A outra etapa, que não é obrigatória, continua a partir dos quatro ou seis anos de idade até o início da educação primária.

Dando a entender que a criança nos anos iniciais entre creche e pré-escola já saberia no mínimo ler e escrever.

No meu tempo a criança ia pra escola a partir dos sete anos em sua maioria.

"Caminho Suave", era um livro obrigatório nos quatro primeiro anos escolares.

Eu ainda lembro bem do seu conteúdo. Devo ter lido as lições umas centenas de vezes.

Tal qual a "tabuada".

A "tabuada", esta foi a culpada de vários puxões de orelhas que tomei por errar. Na época ninguém sonhava e nem arriscaria a aprovar a "lei das palmadas". O que chamamos hoje de "bulling", naquele tempo era uma brincadeira de crianças...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 23/02/2022
Reeditado em 23/02/2022
Código do texto: T7458917
Classificação de conteúdo: seguro