O trem moderno

Sim, um trem moderno que já roda desde a década de 60 quando o conheci aqui na Cidade grande.

Hoje eu quero falar de um outro trem, bem mais moderno e rápido diferente daquele, FEPASA, que já teve muitas histórias aqui contadas.

Principalmente nos anos 60, 70 e 80 quando os "jovens", daquela época, deixaram suas cidades do interior e vieram para Campinas, Jundiaí, São Bernardo do Campo, Santo André, Guarulhos, Osasco e São Paulo.

Em sua maioria, estes jovens, vieram em busca de empregos.

Eu fui um destes que vieram e que durante mais de duas ou três décadas também fiz uso do transporte metropolitano de São Paulo todos os dias.

Com chuva.

Com calor.

Com frio.

Lá ia eu "bater o cartão de ponto".

O relógio, despertador, naquele tempo soava diariamente as 04:00 da madrugada.

Tão cedo?

Nem tanto.

Por volta das 05:00 da madrugada começava a viagem até o trabalho.

Era um ônibus inicial ou uma caminhada até a Estação CPTM.

Depois um embarque até o Terminal Barra Funda.

Em seguida o embarque no Metrô Corinthians Itaquera até o Carrão.

E por último um ônibus em direção ao Terminal São Mateus.

Um percurso longo feito diariamente.

Era preciso.

Não tinha outro jeito.

E foi assim por mais de 20 anos...

Hoje, quando chego no Terminal Barra Funda parece que nada mudou com o passar dos anos.

Ainda é possível sentir aquela correria de outrora e que hoje não preciso mais fazer.

E neste momento parece que aquela rotina toda iria se repetir...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 24/08/2021
Reeditado em 04/03/2022
Código do texto: T7327579
Classificação de conteúdo: seguro