ERA UMA VEZ UM REI IMPIEDOSO E MALVADO.  ELE NÃO GOSTAVA DOS CAMPONESES QUE MORAVAM EM UM BOSQUE QUE FICAVA PRÓXIMO AO SEU GRANDIOSO PALÁCIO.
ELE ERA CONHECIDO COMO IVAN, O VAIDOSO, POIS, TINHA MANIA DE GRANDEZA.  ELE NÃO SE SATISFAZIA COM PEQUENAS COISAS.
O REI SEMPRE QUERIA SER O CENTRO DAS ATENÇÕES.
SENDO ASSIM O REI RESOLVEU FAZER UMA REFORMA NO SEU PALÁCIO.
MAS PARA QUE ISSO FOSSE POSSÍVEL, ELE TERIA QUE DERRUBAR O BOSQUE QUE FICAVA AO REDOR DO SEU PALÁCIO PARA PODER AUMENTAR AINDA MAIS O TAMANHO DO SEU IMENSO PALÁCIO.
OS CAMPONESES QUE VIVIAM NO BOSQUE FICARAM MUITO PREOCUPADOS, POIS, ALÉM DE PERDEREM OS SEUS LARES, A AGRICULTURA E A TERRA SERIA PREJUDICADA.
O REI IVAN HAVIA TOMADO ESSA ATITUDE MOVIDA PELA VAIDADE E NÃO SABIA QUE NAQUELE BOSQUE EXISTIA UM VELHO CARVALHO CENTENÁRIO QUE ERA O SÍMBOLO DA FARTURA DAQUELE GLORIOSO REINO.
OS MINISTROS DO REI TENTARAM DE TODAS AS MANEIRAS FAZER COM QUE ELE DESISTISSE DA IDEIA DE DERRUBAR O BOSQUE EM QUE VIVIA O VELHO CARVALHO, MAS O REI NÃO ATENDEU AO PEDIDO DOS MINISTROS E ORDENOU IMEDIATAMENTE A DERRUBADA DO BOSQUE PARA QUE A AMPLIAÇÃO DO SEU GRANDIOSO PALÁCIO COMEÇASSE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
MAS, OS SERVOS REAIS SE RECUSARAM A CUMPRIR A ORDEM DADA PELO REI PARA A ALEGRIA DOS CAMPONESES QUE HABITAVAM NAQUELE BOSQUE.
COM ISSO O REI FICOU FURIOSO E MANDOU PRENDER TODOS OS SEUS SERVOS E AINDA NÃO SATISFEITO ORDENOU QUE A GUARDA REAL EXPULSASSE OS CAMPONESES QUE LÁ VIVIAM.
COMO MANDOU TODOS OS SERVOS PARA O CALABOUÇO, COMEÇOU ELE MESMO A DERRUBAR O BOSQUE ONDE ESTAVA PLANTADO O VELHO CARVALHO.
ASSIM QUANDO ELE CHEGOU AO CORAÇÃO DO BOSQUE E VIU O VELHO CARVALHO CENTENÁRIO FICOU AINDA MAIS FURIOSO COMEÇANDO A GOLPEÁ-LO COM UM MACHADO, MAS ISSO DE NADA ADIANTOU.
 POIS, O REI LEVOU UM GRANDE SUSTO, ENQUANTO FAZIA O TRONCO DO VELHO CARVALHO SANGRAR COM AS SUAS IMPIEDOSAS MACHADAS, POIS, O VELHO CARVALHO ABRIU OS SEUS OLHOS E COMEÇOU A MOVIMENTAR A SUA BOCA.
O REI INCRÉDULO DEU UM PULO PARA TRÁS, POIS, NÃO ESTAVA ENTENDENDO O QUE ESTAVA ACONTECENDO, POIS, ESTAVA VENDO E OUVINDO O VELHO CARVALHO DIALOGAR COM ELE.
- POR QUE VOCÊ ME FERE COM TANTA FÚRIA SE EU NUNCA LHE FIZ MAL ALGUM?
O VAIDOSO REI AINDA SE RECUPERANDO DO SUSTO, RESPONDE:
- EU QUERO AMPLIAR O MEU GRANDIOSO PALÁCIO E VOCÊ TEM QUE SAIR DO MEU CAMINHO PARA O MEU SONHO SE REALIZAR.
ENTÃO, O VELHO CARVALHO CENTENÁRIO, DISSE:
- É UMA PENA QUE A SUA VAIDOSA AMBIÇÃO TENHA ENDURECIDO O SEU CORAÇÃO E CEGADO A SUA VISÃO!
 O IMPIEDOSO REI NÃO SE COMOVEU COM AS SÁBIAS PALAVRAS DITAS PELO VELHO CARVALHO E ACEITOU O SEU SACRIFICIO SEM MAIS DIZER UMA PALAVRA.
O MALVADO REI LEVOU ADIANTE A SUA AMBIÇÃO E COM UM ÚLTIMO GOLPE COM MUITO MAIS FÚRIA DERRUBOU O VELHO CARVALHO QUE IMEDIATAMENTE CAIU JÁ SEM VIDA NO GRAMADO DAQUELE BOSQUE ONDE HAVIA VIVIDO OS SEUS GLORIOSOS CEM ANOS.
DEUS FICOU MUITO TRISTE COM A ATITUDE DO REI POR NÃO TER POUPADO A VIDA DO VELHO CARVALHO, ENTÃO FEZ COM QUE O REI E TODOS OS VIVIAM NO SEU GRANDIOSO PALÁCIO SENTISSEM MUITA FOME, POIS, O VELHO CARVALHO ERA O SÍMBOLO DA FARTURA QUE DEUS HAVIA PLANTADO NO CORAÇÃO DO BOSQUE PRÓXIMO AO REINO GOVERNADO PELO VAIDOSO REI.
ASSIM O REI E OS PALACIANOS COMEÇARAM A SENTIR UMA FOME SEM FIM E À MEDIDA QUE O REI TENTAVA SACIAR A FOME A AUMENTAVA AINDA MAIS.
ENTÃO EM POUCO TEMPO, O REI FAMINTO ACABOU COM O ESTOQUE DE ALIMENTOS DO PALÁCIO E CONFORME A SUA FOME AUMENTAVA, O REI COMEÇOU A VENDER SEUS BENS PARA SACIAR A FOME SEM FIM QUE SENTIA E QUANDO TODOS OS SEUS BENS FORAM VENDIDOS E ELE NÃO TINHA MAIS NADA PARA OFERECER EM TROCA DE ALIMENTOS NUMA ATITUDE DESESPERADA, ELE DECIDIU VENDER A SUA FILHA PARA QUE COM O DINHEIRO ARRECADADO TENTASSE SACIAR A FOME SEM FIM QUE SEMPRE SENTIA.
A FOME QUE O VAIDOSOE AMBIOSO SENTIA FEZ COM QUE ELE ENLOUQUECESSE.
ASSIM ENLOUQUECIDO ELE ENTROU NO CORAÇÃO DO BOSQUE E LÁ CRIOU RAÍZES E FICOU PLANTADO NO MESMO LUGAR ONDE HAVIA SACRIFICADO A VIDA DO VELHO CARVALHO CENTENÁRIO.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 22/03/2021
Reeditado em 12/02/2024
Código do texto: T7213264
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.