O REI TOLO

Em um certo dia, em uma certa cidade, existia um homem muito pobre que vagava dia e noite pedindo esmola para que ele não morresse de fome; as pessoas da cidade eram ricas e abastadas, sempre que o viam o humilhavam por ele ter sido jogado nas ruas quando nasceu, o homem era duro e forte, sua pele era queimada de tanto sol que havia tomado na vida; mas em um certo dia, vagando pelo deserto, caindo de cansaço nas areias quentes, ele suplicou:

- Meu Deus, Meu bom Deus, tira-me desse sofrimento e tenha piedade de mim.

Após sua suplica, uma grande luz desceu do céu e se transformou em um homem muito belo e cheio de luz, então o homem se aproximou e disse:

- Te darei um reino com terras, filhos e filhas belos e belas e soldados fortes para seu exercito, mas em troca você deve jurar para mim que nunca dividira suas posses com mais ninguém.

O Homem pobre após ouvir aquelas maravilhas de palavras, se ajoelhou perante aquele homem dizendo:

-Meu senhor, eu juro não dividir sua gloria com mais ninguém.

O Homem de luz após ouvir o pobre homem, fez com que naquele deserto surgisse um palácio grandioso, terras férteis ao redor, roupas gloriosas no corpo do pobre homem, melhorou sua aparência, fez entrar varias rainhas belas e sedutoras no palácio, e da janela da alta torre, o pobre homem que havia se tornado um rei poderoso, podia ver um exercito poderoso marchando em volta do palácio.

Com o passar do tempo, o novo rei poderoso havia surgido no mundo, seu nome era temido por todos, até a cidade que antes o humilhava, agora fazia parte de suas posses; seus belos filhas e filhas prometido pelo ser de luz, haviam nascido e preenchido aquele palácio que antes havia somente esposas, as terras estavam sempre férteis e ninguém naquele reino conhecia a fome, seus soldados estavam sempre orgulhosos e cheio de honras perante o rei.

Mas em uma certa manhã, o rei vizinho entrou pelo palácio dizendo:

-Meu bom rei, sei que tem belos filhos e filhas, será que podemos unir nosso reino em casamento?

O rei todo bêbado de vinho e se esquecendo de sua promessa, respondeu:

-Claro que sim, traga meus filhos e filhas mais belos e belas e pode fazer o casamento.

Naquela tarde, em meio a festa do casamento, um outro rei vizinho, se aproximou e disse:

-Meu bom rei, sei que tem boas terras, terras que nunca fica doente, será que podemos trocar comercio entre nossos reinos, pegaremos suas frutas e você pegará nosso ouro, o que acha?

O rei novamente bêbado de vinho e se esquecendo da sua promessa, respondeu:

-Claro que podemos, isso é uma boa ideia, meus tesouros vão crescer muito mais e nunca conhecerei a pobreza de novo.

Naquele entardecer, com o palácio vazio e sem os príncipes e princesas, o rei avista outro rei vizinho entrando e dizendo:

-Meu bom rei, sei que tem homens fortes e honrados em seu exercito, meu reino está em guerra e suplico-lhe para que me empreste alguns dos seus homens para me ajudar.

O rei novamente bêbado de vinho e se esquecendo de sua promessa novamente, respondeu:

-Claro que sim, pode levar os melhores homens para sua guerra, a sua vitória será garantida.

Na manhã seguinte, o rei acorda com muita dor de cabeça, olhando para o céu de sua janela, ele avista aquela luz novamente descendo em direção a seu quarto, a luz após se transformar novamente naquele homem de luz, o rei ouve o seguinte:

-Meu amado filho, pretendo habitar na terra de hoje em diante, mas preciso de esposas e servos, onde está os belos filhos e filhas que lhe dei para criar?

O rei se ajoelhando em lamento e tristeza, respondeu:

-Meu amado Deus, não tenho mais filhos e filhas, os que ganhei reparti entre os meus vizinhos.

O Homem de luz perguntou novamente:

-Meu amado filho, estou com fome, me dê um pouco de frutas vindo de suas terras que nunca ficam doentes.

O rei novamente em tristeza respondeu:

-Meu bom Deus, não tenho mais frutas, as que eu tinha troquei por ouro com os meus vizinhos.

O Homem de luz novamente perguntou para o rei:

-Meu amado filho, eu ei de recuperar tudo que você deu para seus vizinhos, mas antes preciso de um exercito forte e poderoso, onde está seus homens?

O rei chorando de tristeza respondeu:

-Meu bom Deus, não tenho mais exercito, os que eu tinha ofereci para meu vizinho vencer.

O Homem de luz após ouvir as respostas do rei de joelhos e triste, se transformou novamente em uma bola de luz e antes de subir aos céus disse:

-Tolo! Tolo! Tolo! Não sabes que foi enganado o tempo todo, estava tão bêbado que não percebeu que seus filhos e filhas foi dado em casamento para demônios? Todos eles agora estão mortos e devorados, não sabes que suas terras foi dado para espíritos de doenças e mortes disfarçado de pessoas? Agora suas terras não produz mais nada além de pestilência, não sabes que seus homens foi dado de graça para seu inimigo invejoso, amanhã com seus próprios homens ele entrará em suas terras e te apagará da história.

O rei em tristeza e lamento, viu a bola de luz subindo para os céus e em desespero para salvar o que lhe restava de honra, se aproximou da janela e pulou, caindo morto chão abaixo, no dia seguinte o rei invejoso vendo que o reino estava sem rei, entrou e apagou o antigo rei da história tomando todas as suas posses.

L P Santos
Enviado por L P Santos em 20/02/2021
Reeditado em 20/02/2021
Código do texto: T7189251
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.