CANTANDO NA CHUVA¹

 
Pensou, ponderou, pareceu.
Olhou para o relógio no pulso pela trigésima vez aquela noite: 23:20h. “Meu Deus, que dilema!”, diria Sualisson. Num relance, pois, pôs-se de pé, resoluto, tomou o copo com sessenta comprimidos de espirulina (assim ele a nomeava) 25 mg – sessenta, não: cinquenta e nove, já que um danado se safara no debulhar arfante do blister e rolara para debaixo de um móvel, fora de seu alcance. Um grama e meio, no total – dose mais que letal. Sem titubeio, ingeriu comprimidos e água; suspirou, triunfante. “Agora é esperar o desfecho; não vai doer nada”.
“Enquanto a ‘redentora’ não chega, vestida de torpor, vou esboçar as minhas razões. Vou pagar de acusador e de defensor, o diabo para argumentar melhor.”
“Eu o acuso, Sr. Sualisson, de ser um assassino, um ceifador de vidas, pois dentro de cada suicida reside um assassino cego de ódio, cruel. Você ordenou a execução antes de concluso o julgamento. Você contrariou os sublimes desígnios da Criação, usurpando e dizimando o que não lhe pertence, mas que apenas lhe foi dado para zelar, ou seja, a Vida. Mais, você está eliminando o filho de seus pais, o irmão de seus irmãos, o amante de seu amante, o amigo de seus amigos, o cidadão de sua pátria, a criatura do Criador, a quem você pertence. Você quer ser morto, para se vitimizar e deixar uma herança de culpas e de rancores aos que sobrerrestarem a você”.
“Não. Você tem legitimamente esse direito, pois a vida lhe pertence. O livre arbítrio lhe permite partir ou ficar. Mais que o zelo, lhe tocam a dor e o desespero. Você tange a primeira, a maior e, talvez, a mais legítima das questões filosóficas, como diria Camus: o questionar a razão de ser da vida e de escolher se aceita essa ou se a manda passar. A nossa herança cultural impôs a você as noções de pecado, de crime, de covardia, de ato hediondo, tentando pré-estabelecer a sua escolha, mas a dor é sua – é legítimo que você a faça cessar. ‘Para mim, basta!’, disse o anônimo e sublime suicida, em seu bilhete de despedida. Quem poderá obstar? Risonho, talvez; feliz, nunca mais”.
Os arrazoados acima tomaram um tempo incomensurável de reflexões. Ao final, ao invés de torpor, Sualisson experimentava um tipo de triunfo. “Atingi uma clareza de visão, de alma, que não conhecera antes.”. Fez, no ar, um gesto de tento lavrado, ao som de “Yes!”. Achou-se. Sentiu-se, novamente, pleno. Cantarolou.
Muito mais por arroubo que por desígnio, começou a dançar. Ele cantava, dançando, ou dançava, cantando. Semblante feliz, de paz arrebatadora. Empostou melhor a cantoria. Agora, trinou “I Could Have Danced All Night” (eu poderia ter dançado a noite toda)². Embalado, deu sequência com “Cabaret”³ (A vida é um cabaré…), gingando vigorosamente as pernas no ar, uma, outra, uma, outra. Inarredável, ousou outra canção e com o mesmo ímpeto: “Make ’em Laugh”4 (Faça-os rir). Desse modo, ganhou a rua. Vieram a seu encontro os primeiros clarões da alvorada e uma chuva fina. Ele vislumbrou, pela rua familiar, os postes de aço, com globosas luminárias incandescentes. Aceitou que Gene Kelly baixasse nele, “Singing in the Rain”5 (Cantando na chuva), enquanto sapateava. Viu-se atingindo o êxtase supremo. Viu-se atingido pelo mais brutal dos raios de um amanhecer, em pleno peito. Caiu ao chão, em estupores gozosos.
Morreu, mesmo!

Dois dias depois, a divulgação do laudo necroscópico seria categórica: “…, tomando-se por base a hora da entrada do cadáver neste I.M.L., 07:30 horas, a sua temperatura corporal, confrontada com a temperatura ambiente e com a atmosfera seca, e a magnitude do ‘rigor mortis’, presume-se que o óbito tenha ocorrido por volta da 01:30h da data do achado.”



Notas:

  1. 1) O uso de aliteração será intencional, para maior intensidade do texto.

As canções citadas estão disponíveis no Youtube. Vale a pena conhecer ou ver de novo.

  1. 2)  I Could Have Danced...:  https://www.youtube.com/watch?v=hA9bEKKxTNU
    3) Cabaret:  https://www.youtube.com/watch?v=5QS1l1mSDSo
    4) Make’em Laugh:  https://www.youtube.com/watch?v=SND3v0i9uhE
    5) Singing in the Rain:  https://youtu.be/swloMVFALXw?si=Qrr_uIAloLjKAxPJ

Basta clicar no link correspondente.