As Três Casas
Um lugarejo era tão pequeno que tinha apenas três moradias. Uma das casas era uma pobre choupana, a outra era um barraco de pau e lama seca e a outra era um palácio. Ele queria exibir suas riquezas e mantê-las,já que ninguém tinha condições de comprar seus bens.
Mas o inverno chegou, assolando aquele lugar! A choupana vivia sempre aquecida porque seu dono sempre acendia uma fogueira! A casa de pau também tinha lenha a disposição para os moradores se protegerem do frio!
Mas o palácio não tinha sequer uma lareira, porque o dono gastou todo seu dinheiro com ouro e pedras preciosas na construção do palácio e dos enfeites que não teve sobra para os eletrodomésticos necessários.
Não tinha também outra coisa para se refrescar, além do próprio vento ao abrir a janela! Ele também se esqueceu dos ventiladores. De que adiantava uma casa toda de ouro sendo que lá dentro não tinha nada para um conforto digno?
Todos diziam: aquele senhor tinha riquezas e dinheiro, mas não tinha o necessário para uma vida feliz, como os seus vizinhos pobres. Ele não era e nunca foi feliz!