HOUVE UM TEMPO EM QUE UM SÁBIO DO ORIENTE CAMINHAVA TRANQUILAMENTE PELAS MONTANHAS CHINESAS E QUANDO FOI SE APROXIMANDO DE UM LAGO VIU QUE UM ESCORPIÃO ESTAVA SE AFOGANDO.
E O ESCORPIÃO PERCEBENDO A PRESENÇA DO SÁBIO NA BEIRA DO LAGO COMEÇOU A GRITAR DESESPERADAMENTE POR SOCORRO, POIS, NAQUELE MOMENTO SÓ SE PODIA VER A CABECINHA DO ARTRÓPODE, POIS, O RESTANTE DO SEU CORPINHO JÁ HAVIA SIDO TRAGADO PELA ÁGUA,
- SOCORRO! POR FAVOR, NÃO PERMITA QUE EU MORRA!
ENTÃO, O SÁBIO DO ORIENTE DECIDIU TIRAR O ESCORPIÃO DA ÁGUA.
MAS, QUANDO O VELHO SÁBIO CHINÊS SE APROXIMOU DO ESCORPIÃO PARA SALVÁ-LO DE UM POSSÍVEL AFOGAMENTO, O INGRATO ESCORPIÃO LHE DEU UMA PICADA FAZENDO COM QUE ELE O SOLTASSE E O ARTRÓPODE CAIU NOVAMENTE NA ÁGUA.
ENTÃO, O SÁBIO SENTINDO MUITA DOR TENTOU TIRAR O ESCORPIÃO TRAIÇOEIRO NOVAMENTE DA ÁGUA E OUTRA VEZ ELE DEU O BOTE E O PICOU PELA SEGUNDA VEZ.
MAS, UM DISCÍPULO DO SÁBIO QUE VINHA OBSERVANDO A DETERMINAÇÃO DO SEU MESTRE PARA SALVAR A VIDA DO ARTRÓPODE QUE ESTAVA SE AFOGANDO OUTRA VEZ.
ENTÃO, ELE SE APROXIMOU DO MESTRE E DISSE:
- POR QUÊ TANTA DETERMINAÇÃO EM SALVAR ESSE ANIMAL QUE POR DUAS VEZES TRAICOEIRAMENTE O FERIU?
E O SÁBIO DO ORIENTE RESPONDEU:
EU ESTOU TENTANDO SALVAR A VIDA DESSE ESCORPIÃO PORQUE ELE NÃO ME ATACOU POR MALDADE E SIM PARA SE DEFENDER E GARANTIR A SUA SOBREVIVÊNCIA.
 E O DISCÍPULO ENCANTADO COM A SABEDORIA DO MESTRE LHE FEZ OUTRA PERGUNTA:
- O SENHOR LEVOU DUAS PICADAS DESSE ESCORPIÃO E COM ISSO PODERÁ MORRER ENVENENADO A QUALQUER MOMENTO.
- SIM, EU SEI DISSO. MAS, EU NÃO ME IMPORTO. O IMPORTANTE PARA MIM É SALVAR A VIDA DESSA CRIATURA CRIADA POR DEUS. SE EU VIER A MORRER, EU MORRO EM PAZ, POIS, JÁ VIVI MUITOS ANOS QUE FORAM MUITO BEM VIVIDOS, MAS, ESSE ESCORPIÃO AINDA É JOVEM E TEM UM LONGO CAMINHO A SER PERCORRIDO NESSA TERRA.
ENTÃO, O JOVEM DISCÍPULO OUVINDO OS BELOS ENSINAMENTOS DO VELHO SÁBIO DO ORIENTE APRENDEU QUE NÃO DEVEMOS MUDAR AA NOSSA NATURA SÓ PORQUE ALGUÉM NOS CAUSOU ALGUMA MALDADE E QUE APENAS DEVEMOS TOMAR ALGUNS CUIDADOS PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA NOVAMENTE.
ASSIM, O JOVEM DISCÍPULO FOI AJUDAR O SÁBIO MESTRE DO ORIENTE A MAIS UMA VEZ TENTAR SALVAR O ESCORPIÃO DE SE AFOGAR NAS ÁGUAS DO LAGO.
- O ESCORPIÃO CONTINUAVA A SUA LUTA PELA VIDA. ELE ESTAVA SE DEBATENDO PARA TENTAR SAIR DAQUELA INCÔMODA SITUAÇÃO.
ASSIM, O SÁBIO E O DISCÍPULO TOMARAM OS DEVIDOS CUIDADOS PARA EVITAR QUE O ESCORPIÃO OS PICASSEM.
ENTÃO COM A AJUDA DE UMA FOLHA, ELES TIRARAM O ESCORPIÃO DA LAGOA E SALVARAM A VIDA DELE.
O ESCORPIÃO SAIU CAMINHANDO EM TERRA FIRME NOVAMENTE E LOGO ENTROU NA MATA.
E O SÁBIO DO ORIENTE ABRIU UM SORRISO DE CONTENTAMENTO E DISSE:
- MISSÃO CUMPRIDA! VÁ EM PAZ MEU AMIGUINHO! VOCÊ FOI MAIS SÁBIO DO QUE EU, POIS, NÃO MUDOU A SUA NATUREZA NEM QUANDO TENTEI LHE SALVAR POR DUAS VEZES. VOCÊ FEZ EXATAMENTE O QUE TINHA QUE FAZER. VOCÊ LUTOU BRAVAMENTE PELA SUA SOBREVIVÊNCIA.
E OLHANDO BEM FUNDO NOS OLHOS DE SEU DISCÍPULO, O SÁBIO DISSE:
- QUANDO A VIDA LHE APRESENTAR TEMPESTADES COM RAIOS E TROVÕES, MOSTRE QUE TENS MIL E UMA RAZÕES PELAS QUAIS SORRIR, POIS, MUITOS PERSEGUEM A FELICIDADE, OUTROS A CRIAM.
E ASSIM O SÁBIO DO ORIENTE DESPEDIU-SE DO JOVEM DISCÍPULO E CONTINUOU CAMINHANDO TRANQUILAMENTE PELAS MONTANHAS CHINESAS.
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 23/08/2019
Reeditado em 23/01/2024
Código do texto: T6727184
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.