CERTA VEZ UM GRANDE GENERAL DO EXÉRCITO INIMIGO DE ISRAEL, CHAMADO NAAMÃ CAPTUROU UMA MENINA ISRAELITA, CHAMADA KAILA E ASSIM, ELE SE TORNOU SERVA DE ADARA, ESPOSA DE NAAMÃ. ALGUNS ANOS DEPOIS, NAAMÃ FOI ACOMETIDO POR UMA DOENÇA DE PELE TERRÍVEL E FICOU CHEIO DE FERIDAS NO CORPO. E APESAR DE NINGUÉM ACREDITAR NO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA E NEM HONRÁ-LO E ADORÁ-LO, KAILA NÃO TINHA RAIVA DO SEU SENHOR E NEM DA ESPOSA DELE. KAILA ERA UMA MENINA DE CORAÇÃO PURO E TINHA UM GRANDE CARINHO POR NAAMÃ E ADARA. E QUANDO A MENINA FICOU SABENDO DA DOENÇA DE NAAMÃ, ELA FICOU MUITO TRISTE, MAS, AO MESMO TEMPO, NUNCA PERDEU A FÉ E TINHA CERTEZA QUE O PAPAI DO CÉU IRIA CURÁ-LO DESSA DOENÇA TERRÍVEL. ENTÃO, KAILA TOMOU CORAGEM E FOI FALAR COM A SUA SENHORA.
- MINHA SENHORA, EU SEI QUEM PODE CURAR O SEU MARIDO DESSA DOENÇA HORRÍVEL. EU CRIEI CORAGEM E TOMEI A LIBERDADE DE VIR LHE FALAR QUE LÁ EM ISRAEL TEM UM GRANDE PROFETA CHAMADO ELISEU QUE É O MENSAGEIRO DO NOSSO DEUS VIVO AQUI NA TERRA. EU TENHO CERTEZA QUE SE ELISEU FALAR COM O NOSSO DEUS, ELE CURARÁ SEU MARIDO E ELE NUNCA MAIS SENTIRÁ ESSAS DORES TERRÍVEIS.
ENTÃO, A ESPOSA CONTOU AO MARIDO O QUE A MENINA ISRAELITA HAVIA LHE CONTADO SOBRE O PROFETA ELISEU E SUA LIGAÇÃO COM O DEUS VIVO DE ISRAEL. ASSIM, NAAMÃ QUE QUERIA MUITO SER CURADO DESSA DOENÇA QUE ESTAVA FAZENDO SUA CARNE APODRECER. ENTÃO, NAAMÃ SE ENCHEU ADE ESPERANÇA E FOI AO ENCONTRO DE ELISEU. QUANDO, NAAMÃ CHEGOU NA CASA DE ELISEU EM ISRAEL NÃO FOI RECEBIDO POR ELISEU QUE MANDOU UM SERVO LEVAR APENAS UM RECADO PARA O MAIS IMPORTANTE SOLDADO DO EXERCITO DA SÍRIA. ENTÃO, NAAMÃ MUITO ARROGANTE E SE ACHANDO MAIOR QUE ELISEU, FICOU OFENDIDO, POIS, ELE ESPERAVA QUE O PROFETA SAÍSSE PARA RECEBÊ-LO E O CURARIA FAZENDO UM GLORIOSO MILAGRE. O RECADO DE ELISEU DIZIA QUE ERA PARA NAAMÃ IR ATÉ O RIO JORDÃO E QUE MERGULHASSE NELE POR SETE VEZES E ASSIM QUANDO ELE SAÍSSE DO RIO ESTARIA COMPLETAMENTE CURADO. MAS, NAAMÃ, CARREGADO DE ARROGÂNCIA COMEÇOU A RESMUNGAR.
- EU PENSEI QUE ESSE PROFETA IRIA ME CURAR ORANDO PARA O DEUS DELE E MOVENDO SUAS MÃOS PRA LÁ E PRA CÁ. EM VEZ DISSO, ELE ME MANDOU ENTRAR NESSE RIO POLUÍDO. E BERRANDO NAAMÃ FOI EMBORA MUITO ZANGADO DA CASA DE ELISEU. MAS, NO CAMINHO OS SEUS SERVOS DISSERAM PARA ELE.
- O SENHOR DISSE QUE FARIA DE TUDO PARA SE CURAR.  POR QUE NÃO FAZ O QUE O PROFETA ORDENOU? É TÃO FÁCIL.
E NAAMÃ CONVENCIDO PELOS SERVOS, DECIDIU ENTRAR NO RIO JORDÃO E MERGULHOU SETE VEZES COMO ELISEU HAVIA DITO PARA ELE FAZER. E QUANDO SAIU DA ÁGUA PELA SÉTIMA VEZ O MILAGRE ACONTECEU E ELE ESTAVA COMPLETAMENTE CURADO. O
ENTÃO, ELE RETORNOU A CASA DE ELISEU PARA AGRADECER A ELISEU PELO MILAGRE DA CURA DA SUA DOENÇA.
E DISSE COM OS OLHOS CHEIOS DE LÁGRIMAS:
- O DEUS VIVO É O ÚNICO QUE PODE NOS SALVAR DE VERDADE. DE AGORA EM DIANTE EU VOU HONRÁ-LO E ADORÁ-LO. TAMBÉM. ENTÃO, NAAMÃ OFERECEU UM PRESENTE A ELISEU QUE NÃO ACEITOU, POIS, NÃO HAVIA SIDO ELE QUE TINHA DADO O LIVRAMENTO PARA ELE E SIM DEUS NA SUA INFINITA MISERICÓRDIA. MAS, GEAZI,UM SERVO DE ELISEU QUE ESCUTOU A CONVERSA ENTRE OS DOIS. DEPOIS QUE NAAMÃ PARTIU FELIZ DE VOLTA PARA SUA CASA SAIU PARA ALCANÇA-LO NO MEIO DO CAMINHO, POIS ERA UM HOMEM MUITO GANANCIOSO E QUERENDO FICAR COM O PRESENTE QUE ELISEU HAVIA RECUSADO MENTIU PARA NAAMÃ DIZENDO QUE ELISEU HAVIA MUDADO DE IDEIA E ACEITADO O AGRADO OFERECIDO. NAAMÃ DEU MUITO DINHEIRO, POIS HAVIA CAÍDO NAS MENTIRAS DE GEAZI. NAAMÃ VOLTOU PARA CASA, E SE TORNOU UM NOVO HOMEM, QUE COMEÇOU A ADORAR APENAS O DEUS VIVO QUE NOS AMA COM AMOR INFINITO. NAAMÃ FOI UM SERVO FIEL A DEUS ATÉ O FIM DE SEUS DIAS NA TERRA. QUANDO GEAZI RETORNOU A CASA DE ELISEU ESCONDEU O DINHEIRO GANHO COM AS SUAS MENTIRAS DEBAIXO DA CAMA E NEM PERCEBEU QUE SEU CORPO ESTAVA CHEIO DE FERIDAS E CHEIRANDO MAL. NAAMÃ ADOTOU A PEQUENA KAILA TRATANDO-A COMO FILHA E NÃO MAIS COMO SERVA, GLORIFICANDO E HONRANDO A DEUS ATÉ O SEU ÚLTIMO SOPRO DE VIDA.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 25/02/2019
Reeditado em 17/01/2024
Código do texto: T6583992
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.