ERA UMA VEZ DOIS LOBOS QUE VIVIAM NAS MONTANHAS.  ELES SEMPRE ANDAVAM JUNTOS. UM LOBO ERA BOM E O OUTRO ERA MAU. CERTO DIA ESSES DOIS LOBOS AVISTARAM UM HOMEM QUE ESTAVA PASTOREANDO O SEU REBANHO DE CABRITOS-MONTESES. ENTÃO, O LOBO MAU OLHOU PARA O LOBO BOM E LHE FEZ UM DESAFIO.
- MEU BOM LOBO, VOCÊ VÊ AQUELE HOMEM ALI A NOSSA FRENTE?
E O LOBO BOM RESPONDEU:
SIM, EU O VEJO.
ENTÃO, O LOBO MAL CONTINUOU A CONVERSA.
- VAMOS ENTRAR NO CORAÇÃO DAQUELE HOMEM PARA SABERMOS QUAL DE NÓS SE SAIRÁ VENCEDOR NESSE DESAFIO DE ALIMENTAR O AMOR OU O ÓDIO NO SEU CORAÇÃO.
 O LOBO BOM ACEITOU O DESAFIO, POIS PARA ELE, O AMOR E O BEM SEMPRE VENCERAM O ÓDIO E O MAL AO LONGO DOS TEMPOS.
ENTÃO, ELES SELARAM O DESAFIO PARA SABEREM QUAL DOS SENTIMENTOS AQUELE HOMEM IRIA MAIS ALIMENTAR.
O LOBO BOM DISSE:
- SÓ TERÁ UM VENCEDOR NESSE DESAFIO E QUEM PERDER DEIXARÁ DE EXISTIR E MORRERÁ PARA SEMPRE NO CORAÇÃO DESSE HOMEM.
O LOBO MAU SE ACHANDO MUITO ESPERTO DISSE:
- QUE VENÇA O MELHOR
ENTÃO, OS DOIS LOBOS PARTIRAM EM BUSCA DE CONQUISTAR O CORAÇÃO DAQUELE HOMEM QUE PARECIA TRANQUILO E FELIZ PASTOREANDO OS SEUS CABRITOS MONTESES NAQUELA REGIÃO MONTANHOSA.
ELES FORAM SE APROXIMANDO CADA VEZ MAIS DAQUELE HOMEM E FORAM ENTRANDO LENTAMENTE NOS PENSAMENTOS DELE E ASSIM COMEÇARAM O DESAFIO COMBINADO PARA SABER QUAIS DOS CAMINHOS ELE MAIS ALIMENTARIA DURANTE A VIDA. O AMOR OU O ÓDIO? O BEM OU O MAL?
O LOBO MAL COMEÇOU A PERTURBAR A CABEÇA DAQUELE HOMEM COM PENSAMENTOS DE RAIVA E ÓDIO.
- VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM ESSA VIDA SEM GRAÇA E CANSATIVA DE TER QUE FICAR CUIDANDO E PASTOREANDO ESSES CABRITOS MONTESES TODOS OS DIAS. SE EU FOSSE VOCÊ,EU JOGARIA ESSE REBANHO MONTANHA ABAIXO E IRIA CONHECER AS MARAVILHAS QUE O MUNDO PODE LHE OFERECER MEU CARO RAPAZ. VOCÊ É JOVEM AINDA E PODE EXPERIMENTAR SENSAÇÕES MUITO MAIS AGRADÁVEIS DO QUE FICAR AQUI NESSE FIM DE MUNDO PASTOREANDO ESSES CABRITOS- MONTESES. EU POSSO LHE OFERECER UMA VIDA COM MUITAS RIQUEZAS COMO DINHEIRO PARA VOCÊ COMPRAR O QUE DESEJAR. VOCÊ VAI SER RECONHECIDO, RESPEITADO E INVEJADO. VOCÊ TERÁ O MUNDO AOS SEUS PÉS.
Á MEDIDA EM QUE O LOBO MAU DOMINAVA O JOVEM PASTOR COM SUA SEDE DE MALDADES E DESEJOS DE ÓDIO. O JOVEM ERA TOMADO PELA RAIVA E CADA VEZ MAIS SE REVOLTAVA COM A VIDA QUE ATE AQUELE MOMENTO ELE ESTAVA VIVENDO. ELE COMEÇOU A DESCONTAR TODA A RAIVA QUE ESTAVA SENTINDO NOS POBREZINHOS DOS CABRITOS QUE ASSUSTADOS COMEÇARAM A SE AFASTAREM DELE. OS CABRITOS COMEÇARAM A SE PERDEREM UNS DOS OUTROS FICANDO EM PERIGO NAS GRANDES MONTANHAS GELADAS. O HOMEM COMEÇOU A ESPALHAR MALDADES POR ONDE ELE PASSAVA. AGORA, ELE ERA UM HOMEM EGOÍSTA, MALVADO E INFELIZ. ELE NÃO SE IMPORTAVA MAIS COM O SEU REBANHO QUE HAVIA SE PERDIDO NAS MONTANHAS. ELE COMEÇOU A SE AFASTAR DE SUA FAMÍLIA. E HAVIA SE TORNADO UM MENDIGO, POIS COMO NÃO TINHA MAIS SEU REBANHO DE CABRITOS-MONTESES QUE GARANTIA O SEU SUSTENTO E TAMBÉM COMO HAVIA GASTADO TODAS AS SUAS ECONOMIAS COM COISAS SEM VALOR NENHUM PARA O SEU PROGRESSO. ELE COMEÇOU A EXPERIMENTAR UMA VIDA DE SOFRIMENTO E DE HUMILHAÇÕES. MAS, CONTINUAVA COM O SEU CORAÇÃO DURO E TOMADO PELO ÓDIO.
O LOBO MAU ESTAVA CERTO DE QUE A SUA MISSÃO DE ALIMENTAR O ÓDIO, O PECADO E O MAL NO CORAÇÃO DAQUELE HOMEM HAVIA SIDO UM SUCESSO E JÁ SE CONSIDERAVA O VENCEDOR DO DESAFIO.
MAS, O LOBO BOM ENTROU EM AÇÃO NO CORAÇÃO DAQUELE HOMEM PARA FAZER COM QUE ELE ENXERGASSE QUE HAVIA SIDO ILUDIDO COM A PROMESSA DE UMA VIDA BOA PRATICANDO O MAL E ABANDONANDO SEU SERVIÇO DE PASTOREAR OS CABRITOS- MONTESES COMO PROMETEU O LOBO MAU.ENTÃO, O SÁBIO LOBO BOM, USOU UM VELHO ÍNDIO QUE TAMBÉM VIVIA NAQUELAS MONTANHAS E SEU NETINHO PARA MOSTRAR AO JOVEM PASTOR QUE PRATICAR O MAL E LANÇAR O ÓDIO NAS PESSOAS SÓ IRIA LEVÁ-LO AO FRACASSO DA DERROTA E O TORNANDO PEQUENO DIANTE DAS PESSOAS, DO MUNDO. O VELHO ÍNDIO E SEU NETINHO ENCONTRARAM COM O JOVEM E FICARAM COMOVIDOS COM A TRISTE SITUAÇÃO EM QUE O JOVEM SE ENCONTRAVA. ELE ESTAVA SUJO E COM SUAS ROUPAS RASGADAS, TREMENDO DE FRIO E COM MUITA FOME.
ENTÃO, O VELHO ÍNDIO SE AJOELHOU DIANTE DELE E LHE DISSE ALGUMAS PALAVRAS MUITO SÁBIAS E DE ENCORAJAMENTO.
- EU JÁ FUI UM JOVEM COMO VOCÊ E VÁRIAS VEZES, EU ME REVOLTEI COM A VIDA QUE EU LEVAVA. EU COMETI MUITAS INJUSTIÇAS CONTRA AS PESSOAS QUE EU MAIS AMAVA ILUDIDO POR PROMESSAS FALSAS COMO TER UMA VIDA CHEIA DE RIQUEZAS MAS VAZIA DE AMOR, EU VIVIA COM RAIVA DO MUNDO E ÓDIO NO CORAÇÃO. MAS, O ÓDIO QUE EU SENTIA FOI ME CORROENDO E CADA VEZ MAIS EU VIA QUE ELA NÃO FERIA QUEM EU ACHAVA QUE ERA MEU INIMIGO. O ÓDIO FERIA SOMENTE EU.  O JOVEM LEVANTOU A CABEÇA E OLHOU BEM NOS OLHOS DO VELHO ÍNDIO QUE CONTINUOU A FALAR.
- EU ENFRENTEI VÁRIAS BATALHAS PARA ESCOLHER QUE CAMINHO SEGUIR NA NINHA VIDA.  ERA COMO SE EU TIVESSE DOIS LOBOS NO MEU CORAÇÃO. UM DELES ERA BOM E NÃO ME FAZIA MAL, SÓ QUERIA A MINHA FELICIDADE. ELE VIVIA EM PAZ COM TODOS A SUA VOLTA E NUNCA SE OFENDIA, PERDOANDO SEMPRE. ELE SÓ ENTRAVA EM COMBATE QUANDO ERA PRECISO RESGATAR ALGUÉM QUE HAVIA SE DESVIADO DO BOM COMBATE. ELE LUTAVA DE MANEIRA JUSTA E LEAL SEMEANDO O BEM.
MAS, O OUTRO LOBO ERA MAL E CHEIO DE ÓDIO A PONTO DE QUALQUER COISA PROVOCAR NELE UM TERRÍVEL ATAQUE DE RAIVA. ELE BRIGAVA COMIGO O TEMPO TODO SEM MOTIVO. A SUA RAIVA E SEU ÓDIO POR MIM ERA MUITO GRANDE.ELE NÃO SE IMPORTAVA COM SEUS ATOS DE MALDADES CONTRA MIM, ELE SÓ QUERIA FERIR O MEU CORAÇÃO. MAS, ELE NÃO SABIA QUE SUA RAIVA ATACAVA SOMENTE ELE. MEU JOVEM, ÁS VEZES, DAVA MUITO TRABALHO CONVIVER COM ESSES DOIS LOBOS DENTRO DO MEU CORAÇÃO, POIS, ELES TRAVAVAM UMA GRANDE BATALHA PARA CONQUISTAR O MEU CORAÇÃO E DOMINAR O MEU INTERIOR.  ENTÃO, DEPOIS DE OUVIR AS SÁBIAS PALAVRAS DO VELHO ÍNDIO, ELE NOVAMENTE ERGUEU A CABEÇA E PERGUNTOU:
- E QUAL DOS LOBOS DENTRO DO SEU CORAÇÃO VENCEU?
E O VELHO ÍNDIO RESPONDEU:
- O LOBO BOM, PORQUE MESMO DIANTE DAS MINHAS FRAQUEZAS E DOS MEUS PECADOS, ELE SEMPRE ME CONDUZIA A PRATICAR O BEM. ELE SEMPRE ME COLOCAVA PRA CIMA, JÁ O LOBO MAU QUERIA ME ATIRAR MONTANHA ABAIXO.
EU ENTENDI NAQUELA BATALHA ENTRE OS DOIS LOBOS QUE O MAL É PASSAGEIRO E QUE O BEM DURA PARA SEMPRE.
OS ENSINAMENTOS DO VELHO ÍNDIO ENCHERAM NOVAMENTE O CORAÇÃO DO JOVEM PASTOR , DE AMOR E DE ESPERANÇA PARA VIVER NOVAMENTE UMA VIDA FELIZ. ASSIM, ELE REENCONTROU O SEU REBANHO, VOLTOU A PASTOREAR, RECUPEROU TODO O DINHEIRO QUE HAVIA GASTADO NOS MOMENTOS DE REBELDIA E ASSIM, ELE MULTIPLICOU O SEU REBANHO DE CABRITOS-MONTESES E TEVE SEU SUSTENTO GARANTIDO ATÉ O FIM DOS SEUS DIAS.
O LOBO MAU DEIXOU DE EXISTIR NO CORAÇÃO DAQUELE HOMEM, POIS, NAQUELE CORAÇÃO NÃO HAVIA MAIS ESPAÇO PARA SENTIMENTOS COMO O ÓDIO PORQUE AGORA ELE SÓ ALIMENTAVA O BEM, ESCUTANDO O AMOR PULSANDO NAS SUAS VEIAS FAZENDO COM O QUE O LOBO BOM VIESSE MORAR DEFINITIVAMENTE DENTRO DO SEU CORAÇÃO.
 
 
 
 
 
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 21/01/2019
Reeditado em 17/01/2024
Código do texto: T6556159
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.