<><><><><><><><><><><><><><><><>
 
 
                   
                       TROV DA CAVERNA 03



 
     O feiticeiro disse: - você vai para o alto da Ita Una e terá que trazer a pele de um veado mocho. “veado sem chifres” e deverá voltar em duas luas grandes e será declarado homem com direito a uma esposa velha. Os pais e o garoto pularam de alegria, ter esposa experiente na primeira vez, era a glória suprema. Claro que o pai dele que era chefe e rico molhou a mão do feiticeiro dando-lhe três panelas de barro das muitas que ele tinha. Ninguém contestou, o feiticeiro era dono de poder até maior do que o chefe em certos casos. O chefe mandava mesmo era na arte de fazer guerra: em assuntos de medicina, religião, casamento e assistência social, o bam - bam- bam era o sábio feiticeiro do tipo: falou, sacramentou.
 
     O segundo a se apresentar perante o pajé, foi um sobrinho filho da sua irmã fog, também pegou moleza. Ouviu do pajé: - você vai para o lado que nasce o sol, viajará quando ele aparecer e andará até quando as pernas da noite o alcançar. Deverá caçar um filhote de papagaio louro e o trará de presente para seu tio. Viverá lá e voltará quando a lua grande aparecer duas vezes. Quando voltar se trouxer a encomenda, poderá escolher uma esposa de meia idade. Ninguém contestou, dava um trabalhão pegar filhote de papagaio louro, pois, eles faziam os ninhos nos ocos dos paus que tinham abelhas redondas quando elas ferroavam o ferroado se borrava todo de tanta dor.

     Esta escolha também foi muito festejada, uma esposa de meia idade sabia muitas coisas e além de que podia gerar filhos. Com a vantagem de ele poder escolher entre muitas viúvas que tinham perdido os maridos nas caçadas e escaramuças com guerreiros de outras tribos e ficavam vivendo de favores dos parentes e passavam o maior minguê. Quando o feiticeiro ditava o prêmio as mulheres de meia idade já começavam a encher o garoto de mimos, cada uma querendo agradar mais para ser a escolhida. A fila foi andando e mais quatro garotos tiveram suas tarefas e lugares definidos, todos foram mandados para distâncias máximas de um sol de viagem. Trov foi o sétimo e último da fila e como não tinha pai definido, para não dizer que era filho de puta, recebeu sua incumbência, a mais difícil... Era de encomenda para ele não voltar mais, eles queriam era se livrar do feio
.


 

ACREDITO
T das A
Quando cruzaram nossos caminhos
Foi como uma explosão de alegria
Como o cantar de mil passarinhos
Duetando versos d’uma só poesia.

Aprendi a adivinhar os momentos
Quando viajava apenas em sonho
Eu respeitava os teus pensamentos
Escondendo o semblante tristonho

E continuei escalando a montanha
Na esperança de também sonhar
E neste amor com paixão tamanha
Aprender com a borboleta a voar.

E juntos pudéssemos voar bem alto
E de cima ver rios, matas e flores,
Ou então me arrebentar neste salto
Morrer e não atrapalhar teus amores.

Se em tempestade te transformasse
Minha alma iria velar-te invisível
Até que toda tua fúria serenasse
E voltasse a ver teus traços sensíveis.

Mas não seria justo eu apenas morrer
Sabendo que tu me tens amizade
Minha alma sofreria se te visse sofrer
Por causar-te infelicidade

Para o texto Louvor de Lilian Vargas.

 
 
Trovador das Alterosas
Enviado por Trovador das Alterosas em 15/11/2018
Reeditado em 16/11/2018
Código do texto: T6503410
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.