HÁ MUITO TEMPO A MENTIRA E VERDADE ESTAVAM DISPUTANDO QUEM TINHA MAIS PODER SOBRE AS PESSOAS. ELAS INICIARAM ESSE COMBATE DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO. O COMBATE ENTRE AS DUAS ESTÁ LONGE DE ACABAR E CONTINUA MAIS FORTE DO QUE NUNCA NOS DIAS ATUAIS. A MENTIRA SEMPRE QUERENDO ENGANAR E A VERDADE SEMPRE QUERENDO LIBERTAR AS PESSOAS DA ESCRAVIDÃO E DA DEPENDÊNCIA DA MENTIRA.
CERTO DIA A MENTIRA E A VERDADE ESTAVAM VIAJANDO E NO CAMINHO ENCONTRAM UM VELHINHO, UMA VELHINHA E UM GATINHO E DECIDIRAM TESTAR O SEU PODER SOBRE OS TRÊS QUE VINHAM DE ENCONTRO A ELAS.  A MENTIRA DECIDIU QUE IRIA TRANSFORMAR O VELHINHO NO MAIOR MENTIROSO DA FACE DA TERRA. ENTÃO, APROXIMOU-SE RAPIDAMENTE DO VELHINHO E TRATOU DE INVENTAR UMA HISTÓRIA BEM PLANEJADA PARA QUE ELE ACREDITASSE E PENSASSE QUE REALMENTE FOSSE VERDADEIRA E ASSIM SE TORNASSE SEU ESCRAVO PARA SEMPRE.
- MEU BOM VELHINHO! O QUE FAZES AQUI NESSE LUGAR TÃO BELO E TRANQUILO?
- EU ESTOU LEVANDO MEUS BOIS PARA AS MONTANHAS PRÓXIMAS DAQUI PARA ALIMENTÁ- LOS BEM, POIS, O CAPIM DESSA REGIÃO É DE EXCELENTE QUALIDADE. ASSIM, ELES FICARÃO MAIS SAUDÁVEIS E EU PODEREI VENDÊ-LOS POR UM BOM PREÇO.
- NÃO, MEU BOM HOMEM! EU NÃO ACHO QUE ESSA NÃO É UMA BOA IDÉIA.  VOCÊ NÃO DEVE LEVAR OS SEUS BOIS ATÉ AQUELA MONTANHA PORQUE LÁ NO TOPO DESSA MONTANHA VIVE UM GIGANTE MUITO MALVADO QUE VIGIA UM POTE DE OURO QUE ELE ENCONTROU ENTERADO NO FIM DO ARCO- ÍRIS.
O VELHINHO LOGO CAIU NO CONTO DA MENTIRA E MAIS QUE DEPRESSA LARGOU OS SEUS BOIS DE LADO E CORREU PARA ESCALAR A MONTANHA ATÉ CHEGAR AO TOPO COM O PROPÓSITO DE TOMAR O POTE DE OURO DO GIGANTE E FICAR RICO.
 A MENTIRA COMEÇOU A RIR E A ZOMBAR DO POBRE VELHINHO E A VERDADE SÓ FICAVA OBSERVANDO A FALSIDADE DA MENTIRA.
EM SEGUIDA, FOI A VEZ DE A VELHINHA PASSAR DIANTE DA MENTIRA. E ELA FAZENDO DE AMIGA DA VELHINHA PERGUNTOU:
- O QUE FAZES AQUI NESSA REGIÃO TÃO PERIGOSA BONDOSA VOVÓ?
E ELA TODA FELIZ RESPONDE:
- EU VIM ACOMPANHAR MEU MARIDO QUE ESTÁ LEVANDO NOSSOS BOIS PARA AS MONTANHAS.
- HUM, EU NÃO SEI, NÃO VOVÓ! MAS, EU ACHO QUE O VÓVÔ ESTÁ ENGANANDO A SENHORA, POIS, ELE ME DISSE QUE ESTAVA INDO PARA AS MONTANHAS PROCURAR UMA JOVEM CAMPONESA MUITO BELA PARA PEDIR A MÃO DELA EM CASAMENTO.
- DEPOIS DESSA REVELAÇÃO INESPERADA, A POBRE VELHINHA SAIU AOS BERROS ESBBRAVEJANDO E GRITANDO PALAVRAS FEIAS CONTRA O SEU MARIDO NA DIREÇÃO DA MONTANHA.
E A VERDADE EM SILÊNCIO SÓ OBSERVANDO. E A MENTIRA RINDO E CAÇOANDO DO CASAL DE VELHINHOS POR TEREM CAÍDO NA CONVERSA FIADA DELA.
NISSO, A MENTIRA AVISTA UM GATINHO QUE VINHA CAMINHANDO BEM DEVAGAR NA SUA DIREÇÃO.  E MAIS UMA VEZ, A MENTIRA APROXIMOU-SE DO FELINO E FOI LOGO SE APRESENTANDO E PERGUNTANDO.
- O QUE FAZES AQUI, POR ESSAS BANDAS, MEU CARO FELINO?
O GATINHO ASSUSTADO COM A CARA FEIA DA MENTIRA, RESPONDEU:
- EU VIM ACOMPANHAR MEUS DONOS QUE VIERAM LEVAR SEUS BOIS ATÉ A MONTANHA.
- É MUITO NOBRE DA SUA PARTE, ESSE SEU GESTO SOLIDÁRIO, MAS EU ACHO QUE VOCÊ DEVERIA PENSAR MAIS NA SUA VIDA.  EU SEI QUE GATOS TÊM SETE VIDAS, MAS VOCÊ JÁ PENSOU O QUE VAI ACONTECER QUANDO A SUA SÉTIMA VIDA TERMINAR.
O INOCENTE GATINHO RESPONDEU:
- É MESMO! EU NÃO HAVIA PENSADO NISSO ATÉ VOCÊ ME ABRIR OS OLHOS.
- IMAGINA FELINO! E PARA PROVAR QUE SOU SEU AMIGO DE VERDADE. EU VOU CONTAR-LHE UM SEGREDINHO.
- LÁ NAQUELA MONTANHA TEM UMA FADA DO BEM, QUE PODE LHE PRESENTEAR COM A OITAVA VIDA. E LÁ FOI O GATINHO CHEIO DE ESPERANÇA E CONTENTE EM BUSCA DA SUA OITAVA VIDA NA DIREÇÃO DA MONTANHA.
NESSA, EU ME SUPEREI E COMEÇOU A GARGALHAR SEM PARAR E COMPLETOU DIZENDO.
- O PODER DA MENTIRA, SOBRE AS PESSOAS ABAFA QUALQUER TENTIVA DA VERDADE PARA LIBERTÁ-LAS DO MEU DOMÍNIO.
E A VERDADE SÓ OBSERVANDO COM PACIÊNCIA E EM SILÊNCIO ESPERANDO O MOMENTO CERTO PARA ENTRAR EM ACÃO NO COMBATE CONTRA A MENTIRA.
O VELHINHO ILUDIDO PELA MENTIRA E MOVIDO PELA COBIÇA PASSOU ALGUNS MESES MENTINDO E ENGANANDO OUTRAS PESSOAS PARA QUE ELAS NÃO TOMASSEM CONHECIMENTO DO POTE DE OURO DO GIGANTE QUE COM O TEMPO CRIOU RAÍZES NA MONTANHA SE TRANSFORMANDO EM UMA ÁRVORE DE CARVALHO COM UM ENORNE NARIZ. JÁ, A VELHINHA PASSOU TENTO TEMPO NA MONTANHA TENTANDO ENCONTRAR A BELA CAMPONESA QUE HAHIA ROUBADO O CORAÇÃO DO SEU MARIDO PARA SE VINGAR DELA. ACABOU PERDENDO A DOÇURA QUE TINHA ATÉ CAIR NAS GARRAS DA MENTIRA E SE TORNOU UMA MULHER AMARGA E MÁ.   E O GATINHO INOCENTE PASSOU TEMPOS PROCURANDO A FADA DA OITAVA VIDA, QUE ACABOU MORRENDO AO TENTAR CHEGAR AO TOPO DA MONTANHA.
 
DEPOIS DE PACIENTEMENTE ESPERAR A OPORTUNIDADE CERTA PARA ENTRAR EM AÇÃO PARA DAR UMA LIÇÃO NA MENTIRA, A VERDADE COMEÇOU A DIALOGAR COM A MENTIRA.
- VOCÊ SE ACHA TÃO ESPERTA, NÃO É MESMO?
- SIM, EU VENCI NOSSO COMBATE!
- QUEM LHE FALOU ISSO? VOCÊ NÃO VENCEU PELO CONTRÁRIO, TEVE O MESMO DESTINO DAQUELES TRÊS, POIS, VOCÊ MORREU E VIROU ESCRAVA DE SI MESMA, PORQUE VOCÊ SEMPRE TEVE AS PERNAS CURTAS, POR ISSO NUNCA CHEGOU A TER PODER SOBRE AS PESSOAS.  EU SIM, VENCI , VENÇO E VENCEREI ETERNAMENTE, POIS, QUEM CONHECE A VERDADE, ESTÁ LIBERTO, MESMO QUE A VERDADE, ÁS VEZES TAMBÉM SEJA DOLORIDA. E NÓS REALMENTE ESTAMOS DESTINADAS AO COMBATE, ÁS VEZES, EU, A VERDADE GANHAREI, ÁS VEZES, MENTIRA, VOCÊ PREVALECERÁ. MAS, EU COMO A VERDADE SEMPRE VOU ME REERGUER PARA LUTAR CONTRA SUAS MALDADES.
ATÉ O FIM DOS TEMPOS, A VERDADE DEVERÁ COMBATER A MENTIRA E CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR.  
 
 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 24/10/2018
Reeditado em 14/01/2024
Código do texto: T6485304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.