O que você prefere ouvir?
O lugar onde eu vivo é rico na biodiversidade e nas suas famosas cachoeiras, no turismo e na força que esse povo tem para cultivar, plantar e colher o arroz. Não é a toa que o chamamos de “capital do melhor arroz”. É com o suor do trabalho que nosso povo faz essa terra progredir. Até ontem, era apenas um depósito (nome dado antes de chamar Mirim Doce). Hoje, um município, que graças a uma abelha e a nossa gente que tanto trabalha para fazer essa terra crescer, cresceu. É silencioso, e eu amo o silêncio que faz no meu lugar.
Aqui, nós nos damos bem, conversamos com vizinhos e nos respeitamos também. Nossa maior riqueza é essa cor verde que nos cerca, que nos acalma e nos faz felizes. Verdes nunca antes tocados. Aqui nós temos. Uma mata tão rica, um tesouro escondido das grandes cidades. As águas, límpidas e frescas, nos banham de alegria. Águas claras e puras, podem ser consideradas nosso diamante escondido. As fumaças que saem das casas, muito humildes, nos traz conforto, paz e tranquilidade. Faz ter a certeza, que não pode existir melhor vida do que a nossa, a vida na nossa terra.
Uma terra linda, paisagens lindas e com um som, áh, um som encantador que se pode ouvir todas as manhãs. As melhores manhãs que um garoto da minha idade possa ouvir. O som que traz lembranças, que traz um sonho de infância vivido hoje, por mim e por todos que se encontram ao meu redor. O som que vem junto do “bom dia” dito e cantado por ele. O som que jamais poderá ser comparado com o som dos carros buzinando, dos tráfegos, das motos roncando e das máquinas trabalhando. É o som dos galos que acordam a todos da minha terra. O som que parece música que acalma qualquer alma. É o som que desejo ouvir todas as manhãs até quando estiver velhinho, pronto pra dormir e nunca mais acordar.
E você, o que prefere ouvir? Lá se diz um ditado: “podemos ser pobres de um lado, mas no outro escondemos um enorme tesouro”.