A MENINA E O TUBARÃO MALHADO

A jovem Flor de Lis, nascida no nordeste cearense, apaixonada pelo mar, pela areia e pelo sol, tornou-se oceanógrafa por amor a natureza e opção.

Um dia estava no barco a remar pelo mar, a água azul balançava ele suavemente para lá e para cá, e em meio a tanta tranquilidade daquele vento suave e gostoso, que lembrava um assobio a cantar, ela deu de cara com um tubarão, que estava a chorar. O mesmo parecia machucado, e estava quase a berrar.

Flor de Lis ofereceu ajuda, mas o animal por encontrar-se ferido, partiu para atacá-la, com toda a sua fúria. A menina conseguiu desviar dele, o barco titubeou, fazendo com que um biscoito caísse na água. O tubarão o devorou sem pensar, e aquele sabor o fez acalmar. Era um biscoito tão delicioso, que ele por alguns segundos, sentiu-se enfeitiçado.

Só então, olhou para Flor de Lis, com um sorriso no rosto. E ela falou carinhosamente:

– Oi! Me chamo Flor de Lis, e só quero te ajudar. Se aproxima, que consigo tirar esse anzol de sua barbatana.

Ele se abeirou, e ela conseguiu com muito jeitinho ajudá-lo. Finalmente, ele soltou um feliz sorriso e agradeceu, se apresentando:

– Muito obrigada!! Esse negócio estava doendo demais, já não estava conseguindo suportar tamanha agonia. Desculpa a falta de educação. Me chamo Manchetado, por causa dessa imensa marca do meu rosto, com a qual já nasci.

Só então, já mais calma, ela notou que ele realmente tinha uma mancha branca próxima ao olho, fato este bem inusitado, pois ela nunca havia conhecido um tubarão com esse traço tão peculiar. Aí, ela abriu um grande sorriso para ele, e continuou:

- É um prazer Manchetado. Eu realmente, nunca havia visto um tubarão com esse tipo de marca. E com certeza, você fica bem mais charmoso com ele.

Os dois riram. E Manchetado perguntou:

– Você ainda tem esse negócio gostoso que caiu do barco?

E pegando um saco de biscoitos, ela perguntou:

– Esses biscoitos?

Os olhos do tubarão brilharam, e sua boca encheu de saliva. E ele disse:

– Você pode me dar mais um? É muito gostoso. Nunca tinha comido nada tão bom.

Ela sorriu e tirou mais um biscoito do saco e deu a ele, falando:

– Com certeza que te dou. Esse é um biscoito de chocolate e amendoim, que gosto de fazer. Minha receita.

Ele comeu, lambeu os beiços, e continuou:

– Delicioso!! Amei!! Fiquei estonteado, pois o sabor é de arrasar.

Depois daquele dia, eles ficaram amigos, e sempre saiam juntos pelo mar, a navegar e a nadar. Cada dia mais unidos, pela amizade e pelo biscoito que era um manjar.

Certo dia, Flor de Lis contou a Manchetado que estava pensando em ir para o Sul do País, pois precisava começar uma nova vida, trabalhar na sua área, e ouvira falar, que lá era um dos bons locais para iniciar sua carreira.

Ela disse:

– Te conhecer foi uma das coisas mais maravilhosas da minha vida, amei demais. Você é um grande amigo, nunca te esquecerei.

E com tristeza, baixou a cabeça. Manchetado, acochou os olhos, pensou e falou com empolgação:

– Não vai precisar sentir minha falta garota, vou também. Afinal, se é bom para você, deve ser bom para mim também, e estou precisando mudar de ares.

Os olhos de Flor de Lis brilharam como diamantes, e ela gritou:

– Sério? Você vai mesmo? Vai ser maravilhoso ficar perto de você meu amigo. Você é o máximo. - E o abraçou com carinho.

E assim, eles foram para o Sul, para a vida começar. Como a vida lá estava complicada, pois emprego, Flor de Lis, não conseguia encontrar, Manchetado teve uma ideia: os maravilhosos biscoitos a menina voltar a assar, e tentar vendê-los, para o povo do lugar.

Flor de Lis então, um lugar conseguiu arranjar, e na praia ela levava os biscoitos, e com a ajuda de Manchetado começou a vender do nascer ao pôr do sol.

Os biscoitos eram tão maravilhosos, que a cada dia que passava o seu negócio só aumentava, e de uma cesta pela praia, passou para uma barraquinha, e cada vez mais foi ganhando mais e mais dinheiro.

Um dia chegou um senhor de paletó, e se apresentou como um grande empresário, e disse:

- Cara Flor de Lis, provei seus biscoitos, e com certeza, como eles nunca vi igual. São um manjar dos deuses com certeza. Meu nome é Honorindo, e vim aqui te fazer uma proposta tentadora. Quero te ajudar a expandir o negócio dos seus biscoitos, e você ficará rica e famosa. O que acha?

O homem de paletó abriu um sorriso imenso, e seus olhos pareciam cifrões de dinheiro. Flor de Lis, o olhou, pensou, e se mostrou cheia de dúvidas. E falou:

– Senhor, posso conversar com o meu sócio em particular por uns instantes?

E o homem, balançou a cabeça concordando. E achou estranho, quando a menina entrou no mar, e foi com o tubarão conversar.

Flor de Lis contou a Manchetado:

- Amigo, aquele homem disse que pode me ajudar a ficar rica e famosa como o meu biscoito. O que você acha?

Manchetado a olhou triste e respondeu:

– Flor, acho que essa decisão só você pode tomar, afinal é a sua receita. É ficar rica e famosa que você quer?

Flor de Lis pensou, pensou, colocou a mão no queixo, e finalmente falou:

- Mas, se eu for rica e famosa, não vou mais poder ficar aqui pela praia, nadar contigo, sair para remar, batermos nossos papos, sem horários, sem compromissos, não é?

Manchetado refletiu e disse:

- Verdade amiga! Você tem toda razão, afinal, ser livre é bom demais.

– Então está decidido! - falou Flor de Lis, saindo do mar em direção ao homem de paletó.

Manchetado não entendeu e ficou só olhando de longe, sem saber da decisão da amiga. Flor de Lis, chegou perto de Honorindo, e respondeu com muita alegria e um grande sorriso:

- Senhor, pensei no que disse, e resolvi. Não quero ser rica e famosa, quero ser só isso que sou hoje: Feliz!! Não preciso de nada mais do que tenho, apenas a amizade do meu grande amigo Manchetado, o mar e os meus biscoitos.

E assim, Flor de Lis e Manchetado arranjaram um barco, e resolveram cruzar o Brasil, e levar seu biscoito, o qual todo mundo ficava maravilhado, e queria mais e mais. E ela fazia e vendia o suficiente só para continuar a viver a sua vida, e até resolveram cruzar ao marés e conhecer outros Países.

E o biscoito conseguiu o mundo conquistar, mas Flor de Lis e Manchetado, conseguiram manter sua liberdade, diversão e amizade, que é o bem mais precioso da vida de todos nós.

E se você olhar para o oceano, com certeza avistará aqueles dois grandes amigos e seu biscoito que parece um manjar.

E se gostas, de um biscoito magnífico saborear, lembre que quando a cearense os seus biscoitos torrar, e aquele cheirinho pelo ar se espalhar, você vai encher a boca a salivar, e é bom correr ligeiro para o seu comprar, antes de acabar. E ainda, um tubarão malhado ter o prazer de encontrar.

Noélia Alves Nobre
Enviado por Noélia Alves Nobre em 06/08/2018
Reeditado em 08/08/2018
Código do texto: T6410803
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.