O HARÉM DO CALIFA II
Outra história de MALBA TAHA.
Havia um califa que se encontrava muito doente. Muitos foram os médicos que o assistiram, porém sem nenhuma solução para a sua cura. Foi aí, que um dos seus asseclas mais chegados sugeriu que mandase buscar em outra região, um sábio poderosíssimo que poderia descobrir a causa do seu mal.
Então , o califa acolheu o conselho de seu assecla e mandou buscar o tal sábio. Durante a sua estadia no palácio do califa, o sábio, através de seus ensinamentos curou realmente o califa do grande mal que o acometera. Agradecido e muito comovido por ter sido curado pelo tal homem, o califa falou-lhe que poderia pedir o que quisesse que ele daria. E o tal sábio, então, pediu-lhe que deixasse ver as mulheres que haviam em seu harém. O seu pedido fora-lhe concedido. Depois de visto, o grande sábio chegou para o califa e pediu-lhe que gostaria de levar para ele uma mulher do seu harém. O califa perguntou-lhe qual delas ele queria levar para a sua casa. Ao mostrar-lhe qual, o califa, que tinha dentre todas uma preferida, viu que , justamente a que ele mais gostava , foi a que o sábio pedira-lhe.E então, negou-lhe o pedido. O sábio, um tanto o quanto inconformado, mais nada pedira-lhe e partiu.
Um dia depois , na sua volta pelo deserto, o sábio caminhava em seu camelo, quando dois cavaleiros do califa o abordaram e gritaram:
- Ei! Grande sábio! O califa mandou ese presente para voce. Era um saco junto com um bilhete, que dizia o seguinte:
GRANDE MESTRE, FIQUEI TRISTE EM NÃO ATENDER-LHE, PORÉM, COMO EM AGRADECIMENTO PELO QUE ME FIZESTE, DIGO-LHE, NEM EU, NEM TU, AÍ ESTÁ A LEMBRANÇA DA MINHA AMADA.
Dentro do saco: A cabeça da mulher que o sábio pedira!!