O HARÉM DO CALIFA
Certa vêz, um califa, meio desorientado por querer ter sob o seu domínio a mulher mais bela do seu harém, e não conseguindo, já que ela apesar de pertencer-lhe por direito, escusava-se a todo instante, ele mandou trazer para o seu castelo o MAGO mais famoso da região.
Queria ouvir e saber o porquê daquela situação.
Então o MAGO, depois de ouvir as lamentações do califa, chamou-o até a um poço que havia no páteo e pediu-lhe que trouxesse junto um dos seus guardas. Chegando lá, ele pediu que o califa ordenasse ao seu guarda que desembainhasse sua espada e a jogasse no fundo poço. Feito isto, pediu-lhe em seguida que o seu guarda mergulhasse e a trouxesse de volta. O fêz assim por três vezes, fazendo com que o califa se irritasse com a ação e não deixasse que o guarda tornasse a fazer o que o MAGO pedira. Em seguida, O MAGO lhe respondeu: SE O SENHOR ESTÁ VENDO QUE NÂO ADIANTA IR BUSCAR A ESPADA NO FUNDO DO POÇO PORQUE ELA NÃO VOLTARÁ, ASSIM TAMBÉM É COM A TAL MULHER DO SEU HARÉM, QUE FOGES DE TI, PORTANTO, DEIXE-A EM PAZ E NÃO A PROCURE MAIS.
O califa entendeu a sabedoria do mago e mandou soltar a tal mulher bonita do seu harém.
Este conto foi tirado do livro do grande escritor MALBA TAHAN.