TENTAÇÃO

TENTAÇÃO

Fernanda era quem possuía de todas, as qualidades necessárias para representar a empresa onde trabalhava como engenheira química, no Congresso Brasileiro de Estética e Cosmetologia a realizar-se em São Paulo.

Ela trabalhava para uma marca famosa com sede na Bahia, visto que a Bahia conquistara a quarta posição na produção de cosméticos do Brasil, por isso, a empresa precisava de uma pessoa de extrema qualificação para representá-la naquele congresso.

A engenheira química recebeu com muita alegria a notícia do diretor administrativo da empresa aonde trabalhava ao mesmo tempo em que um tanto apreensiva, pois ficaria longe do marido e filhos por uma semana. O marido que também trabalhava na mesma empresa a incentivou argumentando que aquela era uma excelente oportunidade, para que mostrasse toda a sua capacidade profissional, e isto com certeza iria torná-la muito mais visível aos olhos dos diretores e presidente, numa futura ocupação em algum cargo de direção, na indústria em que trabalhavam.

O congresso estava agendado para o dia 17 de janeiro de 2017 e Fernanda, deveria se apressar com o seu material de exposição, pois só lhe restava dez dias para o acontecimento.

O congresso em questão reunia empresas brasileiras e internacionais, interessadas em expor as suas novidades, assim como interagirem com outras importantes indústrias do ramo, para averiguarem as tendências e as novas tecnologias apresentadas. Foi numa dessas mesas redondas de discussão, que Fernanda conheceu Augusto, engenheiro de produção de uma empresa concorrente e que ostentava na bagagem, o primeiro lugar na produção de produtos de beleza no país.

Augusto a chamava a atenção principalmente, pelas maravilhosas ideias e conceitos inovadores que alavancariam a indústria brasileira e que num futuro próximo de aproximadamente dez anos pudessem os brasileiros, galgar o topo da produção mundial de cosméticos. Aquelas ideias inovadoras do jovem engenheiro maravilhavam a quase a todos dos presentes naquele congresso. Augusto foi muito aplaudido imediatamente após as suas exposições, se tornando por tanto, o alvo preferido das atenções.

O congresso seguiu seu propósito com alguns outros palestrantes e todos pareciam maravilhados ao término de cada assunto abordado. Fernanda notava que sempre que se aproximava do engenheiro Augusto era quase impossível com ele, trocar algumas palavras, pois o rapaz estava sempre cercado de muitas pessoas interessadas em seus novos conceitos e principalmente, na visibilidade que tinha bem além do horizonte de quase todos, inclusive do dela.

Aquela impossibilidade estava de certa forma incomodando-a, pois queria saber mais, das oportunidades brasileiras e de como deveria caminhar a sua empresa, na produção de novas fórmulas para acompanhar as necessidades e as exigências dos consumidores naqueles quesitos de beleza.

Em não conseguindo se aproximar do rapaz, Fernanda foi dar atenção aos outros palestrantes, assim como, conversar com os congressistas interessados a saberem mais um pouco do seu trabalho, na empresa em que era gerente geral de pesquisas de novas formulações.

A palestra que a engenheira química havia proferido foi uma das que obtiveram maior frequência, pois a observação das tendências de novas formulações e pesquisas de novas substâncias para o melhoramento dos produtos, interessava a todos os presentes daquele congresso inclusive e principalmente, ao jovem engenheiro Augusto.

À noite haviam programado um jantar oferecido por uma marca multinacional e principal revendedora dos produtos de beleza fabricados no Brasil. No jantar, Augusto imaginou que poderia escolher um lugar próximo ao da sua colega Fernanda. Queria ele, assim como muitos dos outros congressistas saber um pouco mais do trabalho daquela brilhante profissional. Mas, mais uma vez, as tentativas de troca de experiências fora por água abaixo visto que, tanto um quanto outro eram sempre solicitados por muitos dos que ali, estavam presentes. Foi na descontração de uma mesa de souvenir montada no restaurante do hotel onde os congressistas estavam hospedados, que Augusto pode se aproximar de Fernanda, para uma conversa.

- Boa noite, doutora!

Ela que estava de costas para o Augusto levou um susto ao se virar e ver que ali estava aquele que ela por várias vezes, tentou abordar. Fernanda não soube explicar, mas seu coração bateu forte quando se viu próxima a Augusto. Percebeu que o jovem, usava uma aliança na mão esquerda tal qual a dela, e foi nesse perceber que Fernanda admitiu para si, que a admiração que sentia pelo Augusto ia além da inteligência e das desenvolturas futurísticas que o jovem proporcionava a todos.

-Boa noite, doutor! Confesso que fiquei surpresa, pois passei o dia inteiro tentando me aproximar para uma troca de experiências e saber do Senhor, da possibilidade de ir à Bahia, onde se encontra a sede da empresa que aqui represento, para uma explanação de suas ideias e como elas poderão nos favorecer, no crescimento de nossa empresa.

- Que coincidência! Imagina que me aproximei com intenção parecida. Assisti sua palestra sobre a necessidade da busca permanente de substâncias novas a compor as formulações em de acordo com as necessidades comerciais, afinadas às necessidades das pessoas, isso tem tudo a vê com produção, e produção é uma área que me fascina.

Ao término da fala do Augusto os dois se puseram a rir e logo outros se aproximaram interrompendo aquele início de conversa.

- Fernanda me encontre no bar do hotel às 23 horas? Fernanda fez que sim com o polegar seguido de um sorriso tímido, e ambos se envolveram com os muitos dos outros congressistas.

Augusto volta e meia e de longe olhava para Fernanda, o olhar do rapaz parecia atrair o da Fernanda, que naquele momento voltava o seu olhar para o jovem colega a perceberem os sorrisos, como que achassem graça daquela situação.

Fernanda, mais uma vez se mostrou incomodada, pois sentiu que nela existia certo desejo naquele encontro e se surpreendeu no sentir algum desejo no olhar e no falar do nobre colega de profissão. As horas pareciam não passar, mas a cada minuto que se passava, o coração de Fernanda disparava.

Ela não se dava conta do porquê daquilo. Em certo momento achou por bem conversar com augusto, numa outra hora, quando todos estivessem próximos, quem sabe no dia seguinte entre um e outro palestrante. Na verdade Fernanda não admitia para si, que ela, uma pessoa casada, mãe de dois filhos pudesse sentir algum tipo de desejo por um homem que não fosse o seu marido. Isso sim fazia com que ela afastasse cada vez mais, a possibilidade de encontrar-se com Augusto no bar do hotel, após as atividades oficiais daquele congresso.

Quando o relógio bateu 23 horas em ponto, os olhos de Fernanda percorreram o restaurante a procura de Augusto, queria lhe dizer que seria melhor que se falassem no dia seguinte pela manhã, mas Fernanda não mais o encontrou nos salões do restaurante e sem alternativa, não teve o que fazer se não, ir ao encontro do nobre colega que já estava a esperando.

Ao chegar ao bar do hotel, Fernanda estava quase que paralisada, pois lá já estava Augusto com duas taças de vinho nas mãos. Ao se aproximar do colega, ele abriu um sorriso oferecendo para ela, uma das taças de vinho tinto. Fernanda nem chegou a agradecer a gentileza porque ao vê-los, outros que estavam por perto do bar também, se aproximaram para uma conversa a mais e mais uma vez, antes mesmo que Fernanda dissesse algo, o colega retrucou:

- Não tem jeito, preciso falar com você se não se importar lhe aguardarei em meu apartamento, por lá, tenho uma saleta onde poderemos conversar e trocar um pouco de nossos conhecimentos, e apressadamente antes que outros se achegassem avisou, o apartamento é o 1003.

- Não! É melhor que seja... e as pessoas foram chegando impossibilitando de Fernanda, completar a sua frase.

“ Isso não está correto, eu casada e ele também, ainda mais que por aqui uns estão sempre de olho nos outros, o que dirão se souberem que fui ao apartamento de um dos congressistas ainda que para uma conversa? Se perguntou Fernanda”.

Nas trocas de olhares, Fernanda dizia com a cabeça que não, mas num sentido inverso ao dela, Augusto fingia não entender e fazia com a cabeça que sim. Augusto degustou rapidamente o seu vinho pedindo desculpas aos demais que dele se aproximavam, relatando para todos que teve um dia cheio e que iria descansar para estar novinho em folha no dia seguinte onde ele, conversaria com todos sobre um assunto de suma importância para o setor sem dizer, no entanto, qual assunto seria abordado.

A curiosidade foi visível aos olhos de todos principalmente, nos olhos de Fernanda, que viram o seu colega se afastar dos demais se dirigindo ao elevador que o levaria ao seu apartamento.

O elevador não tardou a chegar e Fernanda viu Augusto sumir diante dos seus olhos. Na medida em que isto ia acontecendo o coração da engenheira disparava numa mistura de desejo e medo do que poderia acontecer ficando por ali, dando atenção a um e a outro, degustando vagarosamente a sua taça de vinho.

Havia-se passado um pouco mais de vinte minutos, quando a congressista se despediu de todos, para subir aos seus aposentos. Em seu apartamento, Fernanda recostou-se na cama, ligou para a sua casa, falou com o marido explicando que o dia fora bastante proveitoso e que estava muito animada com a organização e o andamento do evento. Disse que já estava com saudade da casa, dele e dos seus dois filhos. O marido argumentou que aquela exposição seria para ela, de suma importância para futuros voos e assim, se despediram com Fernanda deixando transparecer alguma insegurança ao término da conversa.

Depois de mais quinze minutos, Fernanda se levanta e imagina também, que o Augusto poderia mesmo ter a convidado, pela única e total impossibilidade de conversarem no bar do hotel.

A engenheira vai ao espelho, retoca a maquiagem, respira fundo abre a porta do apartamento com cuidado se certificando que o corredor estava vazio. Aperta rapidamente o botão do elevador se dirigindo ao décimo andar onde se encontrava Augusto. Fernanda bate suavemente na porta do colega e este, a recebe com duas taças de vinho nas mãos lhe dizendo:

- Será que agora, nos deixarão tomar o nosso vinho em paz?

- Não sei, há pessoas por toda a parte. Desculpe-me estou muito nervosa em vir até o seu apartamento tanto eu quanto você, somos casados.

Isso era para ela uma situação constrangedora. Augusto a convida para entrar, argumentando que quanto mais tempo ficassem ali parados tentando se desculparem um com o outro tornaria maior, as possibilidades de serem vistos juntos. Fernanda entra rapidamente no apartamento dizendo para Augusto, que ele nem pensasse em qualquer coisa além do propósito de trocarem conhecimentos o que na realidade era o propósito maior do evento.

_ Não se preocupe entendo perfeitamente as suas ponderações, entretanto precisava saber um pouco mais do avanço das suas pesquisas com novas drogas e as novas tecnologias que a indústria para qual trabalha vem trabalhando para oferecer a cosmética e a estética brasileira, melhores produtos e grandes avanços. Por outro lado, entendo perfeitamente que a indústria precisa manter os seus achados de pesquisa no máximo sigilo, porquanto da patente do produto final a ser oferecido aos consumidores e o ganho financeiro por conta desses investimentos.

_ Sim, poderei adiantar algumas substâncias, alguns direcionamentos que a minha empresa pretende implantar para ganhar cada vez mais a confiança de nossos clientes e principalmente, dos nossos consumidores. Mas estou interessada também, em tomar conhecimento dessa nova ideologia, dessa nova conduta na produção de um determinado produto, a que se referiu em sua palestra e confesso que como os demais, estou curiosa para saber qual será o assunto que abordará amanhã pela manhã.

Augusto abre um sorriso e calmamente vai conversando um pouco das suas ideias, da importância da força de produção de um produto

perante ao consumidor. Fernanda vai saboreando o seu vinho enquanto escuta atenciosamente o seu colega imaginando quanto àquelas informações, quanto àquelas trocas de conhecimentos poderiam transformar a linha de produção de sua empresa.

_ Fernanda, por favor, preciso saber qual o rumo, as necessidades

mercadológicas que a sua empresa escolheu para enfocar as suas pesquisas?

- Hoje, o mundo está vivendo mais, cada vez mais as pessoas estão

chegando aos noventa anos e querem todas, chegar com suas aparências o melhor possível. É nesse caminho, que a minha empresa e muitas outras, estão preocupadas em oferecer esse bem-estar

imprescindível a essa altura da vida. Sim, hoje o retardamento do envelhecimento celular está no auge, mas lhe digo muito a miúdo, estamos atrás de substâncias e tecnologias que praticamente impedirão o envelhecimento das células.

- Isso seria o mesmo que o descobrimento da fonte da juventude, que o homem busca desde que se entende como gente.

- Sim, mais ou menos isso, mas por conta do meu compromisso, não poderei adiantar-lhe muitas das informações de nossas pesquisas sobre o assunto.

- Entendo perfeitamente a sua ponderação, sei bem o quanto é custoso para a indústria, conseguir algo que revolucione o mercado.

Parece não, mas já estamos na nossa segunda taça de vinho e o relógio se apressou mais do que queríamos. Embora contrariado, terei de dizer que precisamos dormir.

Antes mesmo, que Fernanda pudesse imaginar que aquilo era um convite para irem para a cama, Augusto, continuou a conversa dizendo que amanhã depois da sua palestra, ao menos na hora do almoço, precisava sentar-se junto a ela.

_ Bem, se o dia de amanhã for igual ao de hoje, pouco poderemos fazer, parece que todos querem tirar alguma dúvida contigo, mas farei o seguinte. Guardarei na mesa uma cadeira e assim, poderá sentar-se ao meu lado e continuamos nossa conversa, combinado?

- Amanhã então, nos encontraremos durante o almoço.

Augusto delicadamente retira das mãos de Fernanda a taça de vinho vazia, beija suas mãos e a olhando nos olhos diz apenas, boa noite!

Fernanda estava surpresa com as condutas e a educação do Augusto e se despediu dele dizendo que tinha sido um grande prazer conhecer no congresso, uma pessoa com tantas qualidades e projeção no mundo empresarial de cosméticos. Entre os dois um breve sorriso com Fernanda dirigindo-se aos seus aposentos e de alguma forma percebia também, algum encantamento nos olhos do Augusto enquanto ele falava de suas teorias e das suas ideias revolucionárias.

Ao final do almoço e para surpresa de todos foi comunicado que, duas empresas patrocinadoras do evento disponibilizaram três ônibus, para que os congressistas que vieram de outras cidades, outros estados, pudessem conhecer alguns pontos turísticos da cidade de São Paulo, portanto teriam todos, a tarde livre de palestras ou atividades profissionais.

Era uma sexta feira, e isso faria com que o dia seguinte ficasse apertado, por conta da transferência de duas apresentações de trabalhos que deveriam acontecer no dia anterior à tarde. Mas, todos gostaram da iniciativa dos patrocinadores até porque as palestras, as apresentações de trabalhos e as discussões que os assuntos causavam, tornavam um tanto cansativo quando apresentados ininterruptamente, como vinha acontecendo naquele congresso ainda que, o aproveitamento dos palestrantes e congressistas se mostrasse fantástico.

Fernanda até pensou em fazer nesse passeio, alguns acertos da ida do Augusto à Bahia, para ministrar algumas palestras na própria empresa de cosméticos que representava, mas ao adentrar em um dos ônibus percebeu que Augusto já havia embarcado noutro. Isto a deixou um tanto desapontada porque ali seria, uma excelente oportunidade para que ambos conversassem mais sobre os seus projetos e o acerto da data das palestras que Augusto administraria na sede de sua empresa.

O passeio fora muito agradável, brincadeiras eram promovidas dentro do ônibus com a finalidade de aproximar os congressistas ao mesmo tempo em que descontraí-los daquela maratona que já se apresentava no quinto dia e a eles só restavam, portanto, o sábado e o almoço de confraternização no domingo.

Tudo parecia dificultar o término daquela conversa, entretanto Augusto num dos pontos em que o ônibus parou para visitarem um parque temático, conseguiu se aproximar de Fernanda para dizer:

_ Que tal acabarmos aquela nossa conversa hoje à noite no mesmo local de ontem? Gostaria de sair daqui com algo já acertado para a minha ida à Bahia.

_ Sim, estarei lá, embora repita para você que isso é bastante perigoso para nós dois.

- Eu sei, mas se não for assim, teremos de providenciar esses acertos por e-mail e sinceramente, acho muito mais agradável que seja com você e eu, tomando mais uma ou duas taças de vinho.

_ Preferirei que essa nossa conversa seja em meu apartamento, se não se importar, Augusto.

- Claro que não, estarei por lá então às 22 horas em ponto e retornaram cada um, aos ônibus que lhes serviam de apoio naquele passeio pela cidade.

Os ônibus retornaram ao hotel por volta das 20 horas, no jantar Fernanda correu os olhos pelo restaurante e não viu o seu colega em nenhuma roda de conversa. Jantou rapidamente e se dirigiu ao seu apartamento de modo se aprontar a esperar Augusto. Tomou banho, colocou uma roupa mais confortável, e num relance de pensamento admitiu que se Augusto investisse com algum tipo de carícias ela não iria recusar, pois naqueles dias percebeu sentir uma forte atração pelo seu colega de profissão. Mas, imediatamente com a rapidez de um relâmpago retirou de suas confissões mais íntimas, aquele pensamento inadequado e continuou a se arrumar. Colocou um bom vinho no Frigobar imaginando retribuir para o Augusto, a gentileza do degustar do vinho da noite anterior.

Aproximava-se das 22:00 horas, Fernanda já toda arrumada, vinho posto para resfriar e uma porção de perguntas em sua mente para fazer, pretendia ela, que aquela conversa se estendesse o máximo possível, uma vez que, percebeu em Augusto, uma pessoa agradável e gentil.

No relógio do seu celular marcava 22:00 horas e a qualquer momento, Fernanda se viria outra vez embaraçada, ao abrir a porta e ver Augusto lhe sorrindo. Os minutos foram se passando e na última vez que olhou para o seu celular já se passava das 22:30 horas, Ela começou a ficar preocupada, pois não viu o seu colega durante todo o jantar.

“Será que aconteceu algo com Augusto, será que ele não virá”?

Às 23 horas em ponto, Fernanda recebe uma mensagem no seu celular.

“Infelizmente, não será possível aquela nossa conversa, imagina que ainda dentro do ônibus, recebi o telefonema de minha esposa avisando que viria para passar aquela última noite do congresso comigo e que chegaria às 20 horas pedindo que se fosse possível, a pegasse no aeroporto. Tudo aconteceu tão inesperadamente que não tive se quer, como lhe avisar. Desculpe-me, mas teremos de formalizar a minha ida à Bahia por e-mail, por mais que eu quisesse que resolvêssemos isso, tomando com você, aquela taça de vinho”.

Fernanda deitou-se na beirada de sua cama, e logo uma lágrima correu em seu rosto. Pegou o celular ligou para casa falando ao marido que estava se sentindo muito sozinha e que não via à hora de reencontrá-lo.

Paulo Cesar Coelho
Enviado por Paulo Cesar Coelho em 09/03/2017
Código do texto: T5935602
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.