Tribo de Zahr 6: A Revolução

Quando chegou o dia do Kalabam, ninguém quis se opor a Uari, nem mesmo os chefes de família ousaram indicar alguém. Sem as leis de Zahr, que agora todos sabiam que eram leis de Eskigal, ninguém sabia direito o que fazer, o que era certo e o que era errado. A tribo já nem reconhecia o nome Zahr.

Uari foi eleito líder, logo que não tinha concorrentes. Ele planejou uma revolução, onde novas leis e novos hábitos seriam instituídos. Com isso, ele convocou uma assembleia com toda a tribo.

Na sequidão característica do lugar, sob fortes raios de sol, todos se reuniram para ouvir Uari. Ele falou por um longo tempo, citou as novas regras da tribo e explicou o motivo de cada uma delas. Trandum, o mais velho chefe de família, foi nomeado juiz, e agora seria responsável por monitorar o cumprimento das novas leis da tribo.

Por fim, o mais esperado daquela reunião: quando a noite já invadia a claridade diurna, Uari explicou ao povo que era verdade que tinha matado o próprio pai, mas que, como diziam as suposições, estava sob efeito de um feitiço. Com pesar na fala, ele revelou que o autor do feitiço era também a vítima, ou seja, seu pai, Humri.

O antigo Zahr havia arquitetado tudo aquilo porque havia notado a injustiça nas ações de Eskigal. Como não podia afrontar o Supremo de forma alguma, o único jeito de desmascará-lo era mostrar ao povo o que ele vinha fazendo de verdade. Humri acreditou que a esposa e o filho fariam a coisa certa, só não pensava que fossem demorar tanto. Ele sabia que a princípio todas as suspeitas se virariam para o filho, e sabia que Adom tentaria vencer o Kalabam fazendo Uari ser condenado por assassinato. Tudo ocorreu como Humri queria, para o bem da tribo, para a libertação de seu povo.

Tudo esclarecido, o povo agora admirava a lealdade de Humri para com a tribo, morrera para salvá-los, correra o risco de ter o filho condenado injustamente. Mas, sem dúvida, seria sempre lembrado com destaque, afinal, em tanto tempo de existência da Tribo de Zahr, foi o único que abriu os olhos para enxergar a realidade.

Uari, por sua vez, tinha nas mãos o destino da tribo. Ele propôs uma expedição à leste, para buscar terras mais agradáveis para viverem. No fim da primavera, dois mensageiros partiram com a tarefa de averiguar e relatar as condições do que havia no leste. Já na metade do verão eles voltaram, descreveram o lugar como outro mundo, onde o chão era forrado de grama e correntes de água cristalina corriam a céu aberto.

Um novo líder, novas leis, um novo lugar. Uari decretou que aos poucos todos deixariam aquele local árido. Em sua nova morada, a tribo poderia finalmente se expandir, passaria a ter treinamento para xamãs e para guerreiros, e se aliariam à Tribo de Rask para conquistas vindouras. Uari despertou, com tudo isso, grandes esperanças em seu povo, e para que permanecessem sempre assim, decidiu que um novo título deveria ser atribuído àquela tribo assim que pisassem na nova terra.

Assim nasceu a Tribo de Humri.

FIM.