Marcas do tempo

Que menino não quis deixar a sua marca nas coleções que fazia na infância? Tinha as mais cobiçadas, como de selos, moedas, revistas, mas tinha também as mais facinhas, como a das tampinhas de garrafas, embalagens de sabonetes e as marcas de cigarros.

Essas últimas era só catar pela rua. Praticamente tudo quanto era homem fumava e praticamente carteira vazia de cigarros não era lixo. Era luxo pra gurizada ávida de colecionar. Pena é que na maioria era tudo punga, isso é, fácil e comum demais e se repetia à azia. Em casa, então, todo pai que se prezava costumava ter absoluta fidelidade à uma determinada marca, que via-de-regra, era da mais barata. Mistura Fina era quase imbatível nesse universo.

Inda bem que papai, enquanto brevemente retomou o hábito de soltar sua fumaça, ousou variar, fumando Municipal, Sir, que eram também baratinhas, pelo menos davam novo alento à vontade de agregar valor à coleção.

E fomos juntando atualidades, baratinhas no geral, mas sempre caras ao plantel. Visitávamos meninos mais afortunados que expunham orgulhosamente seus tesouros. Foi assim que descobrimos um raríssimo Gegê, na coleção do Albertinho, ou um Hollywood faixa verde - o comum era a azul - na coleção do Arésio.

Mas o verdadeiro bônus chegou por meio da coleção, antiga, dum tal de Nonô, já homem feito e desfeito, que trabalhava numa casa de ferragens e deixava a coleção aos cuidados da irmã Buzica.

E num lapso de afrouxamento da guarda de Buzica, ou num gesto de intrepidez nosso, Beu e eu, arrematamos e arrebatamos as preciosidades das mãos de Buzica: cinco mil cruzeiros, e nos tornamos os possuidores do maior acervo de marcas antigas de que se tinha, ou se tem notícia. Só para arregalar os olhos cobiçosos dalgum concorrente: você tem Yolanda, Liberty Ovaes, Caporal Lavado, Odalisca, Os Dezoito do Forte?

E naquele 26 de fevereiro de 67, em que anexamos as marcas a um album, cessou, praticamente a avidez de procura. Estacou ali a coleção, embora se ampliassem a partir dali as oportunidades de a multiplicar. Mas o preito às antigas foi assegurado. E fará, em breve, meio centenário. Sob zelosa guarda.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 23/07/2016
Código do texto: T5706381
Classificação de conteúdo: seguro