Macabéa.

Eu acredito que as dificuldades desta vida tende a nos modificar.

As dificuldades nos faz acreditar em algo muitas vezes imaginário.

É como querer algo que não temos as condições necessárias para se conseguir. Neste livro, "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector, quem sabe um personagem nos representa.

O seu nome "Macabéa". Ela gostava das estrelas. E por isto sonhava um dia ser uma estrela. Ela não tinha muita escolaridade. O pouco que sabia ler sua tia lhe ensinou. Com muita dificuldade aprendeu o oficio de datilografia. Ela judiava do teclado da velha máquina de escrever.

E esta foi sua principal qualificação. Era uma doméstica e ajudava sua tia nos afazeres do lar. Era uma pessoa muito simples. Uma adolescente que contava ainda com seus dezessete anos. Ela tinha pouco conhecimento do que é viver. Uma ignorante por natureza. Quase não se conhecia a si mesmo. certas coisas do cotidiano ela ainda não assimilara. Perdeu logo cedo os seus entes queridos. Ela passara muitas dificuldades na infância. Teve uma educação um tanto dificil. O pouco que sabia aprendera na marra. Ela aprendeu com as situações vivida.

Ela gostava de cantarolar. Gostava de musica. Ouvir rádio era um dos seus passatempos predileto. Se encantava com a "Hora do Brasil". As dificuldades financeiras surgiram. Sua tia resolve que a mandaria para o Rio de Janeiro para trabalhar. Certo dia ela juntou o que tinha. Colocou tudo em uma velha mala de couro. E tomou um ônibus rumo á cidade grande. Chegou ao Rio de Janeiro. Uma Cidade Maravilhosa de encantos mil! Uma cidade que tinha tudo contra ela. Foi morar em uma pensão com outras colegas. Perto da Cinelândia. No Centro do Rio. Logo arrumou um emprego. Datilógrafa. Trabalhava a semana inteira. Descansava nos fins de semana. Acordava tarde. Nos fins de semana ia passear. Ali perto na Praia do Botafogo ou no Aterro do Flamengo.

Agora muitos sonhos a serem vividos....

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 06/01/2016
Reeditado em 20/06/2020
Código do texto: T5501649
Classificação de conteúdo: seguro