Quem é o amigo do sol?
Quem é o amigo do sol? Justo ele tão solidário, solitário? A lua tem as estrelas, eu tenho a caneta, a caneta o papel, mas e o sol? Ele tem que ter alguém, mas não.
Certo dia, um homem chegou na constelação, onde vivia todas as estrelas reunidas. Ele veio com uma proposta tentadora para o sol, que até então era só uma estrelinha. Perguntou se ele tinha interesse em ser maior do que todos daquele grupo. Ter mais fama, mais calor, mais luz própria. Que seria até considerado um deus pelos homens. Disse que ele seria o maior astro do céu. Que a Lua seria sua eterna vassala se quisesse brilhar. Ele aceitou. O sol nada mais é do que uma estrela sedenta por poder. Que abandonou o grupo, porque sonhava crescer. O que ele não sabia é que aquele mesmo homem, fez a mesma pergunta para todas as estrelas da constelação. E de todas ouviu um não. Falaram ao homem que elas eram pequena, mas eram unidas. E juntas eram capazes de iluminar a noite. Mas elas foram traídas. Assim como Jesus por Judas, Júlio César por Brutus, foram traídas pelo sol.
Hoje, quando as estrelas estão chegando o sol se esconde. Quando o sol está voltando, as estrelas somem. Elas tentam esquecer o sol, mas a Lua todas noites reflete a luz do sol. Impedindo que as estrelas esqueçam a imagem do traidor.
Como punição o sol viverá só. Foi obrigado a ser solidário. Cede luz e calor e não recebe nada em troca. Todas as manhãs faz um belo espetáculo, mas a maioria está dormindo e não vê. É sol...pra sua infelicidade errar é uma exclusividade dos humanos. E astros não tem esse privilégio.