A escola era...

A escola era um Grupo Escolar que tinha o nome do antigo prefeito da cidade. Uma justa homenagem, pois foi ele quem construiu o grupo escolar durante o seu mandato. Era uma construção de alvenaria e no seu interior um corredor enorme que dividia as salas. De um lado as salas de aulas e de outro a direção, secretaria e biblioteca. Bem no fim do corredor ficava o pátio e a cozinha. No grupo escolar a metodologia de ensino era bem tradicional. Era uma escola com normas e regras rígidas a serem seguidas. O Diretor e os professores sempre presente em sala de aulas. Portanto, não era admitido em hipótese alguma os atrasos de alunos e nem dos professores. Por ser um período em que o governo era militar era obrigatório á todos os alunos cantarem o Hino Nacional enquanto hasteava a bandeira. O professor era um sabedor de tudo e tinha a formação magistério normal e pedagogia. Seu principal instrumento de trabalho era o livro e o quadro-negro. Você lembra do seu primeiro livro escolar? O meu primeiro livro chamava "Caminho Suave". Eu lembro bem do seu conteúdo e devo ter lido as lições umas centenas de vezes. Tal qual a "tabuada". A "tabuada", essa foi a culpada de vários puxões de orelhas. Naquela época ninguém sonhava e nem arriscaria a aprovar a "lei das palmadas". O que chamamos hoje de "bulling", naquele tempo era uma brincadeira de crianças. Se bem que os professores em salas de aulas não aprovavam essas brincadeiras e chamavam o diretor. Lembra que eu já disse que gostava muito de brincar. Custa-me dizer que eu não era tão adiantado na escola. A "sineta escolar" soava anunciando a hora do recreio. Quem não ficava de "castigo" tinha todo o direito de participar da merenda escolar. Tudo era magia, até o castigo era valorizado, pois incentivava ao aprendizado escolar. Não sei porque as horas dos dias eram bem definidas pelo apito do trem que chegava ou que partia levando sonhos e grandes emoções...

 

 

 

 

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 02/09/2015
Reeditado em 21/07/2023
Código do texto: T5368270
Classificação de conteúdo: seguro