A Caverna

Um grupo de pessoas viviam em uma caverna enorme, achando que a única possibilidade de vida haveria de existir apenas lá. Um professor, inconformado com o sistema político e educacional da caverna onde ficava a cidade que morava, e que era protegida por uma muralha de dez metros de altura, construída com o objetivo de separar a cidade do mundo exterior, por um sacerdote, chefe superior havia construído alegando a segurança da cidade, teve a ideia de ir sozinho conhecer o mundo exterior. E o que encontrou foi um mundo moderno e democrático e cheio de luz, chegando a passar mal com tamanha claridade. Mas, pelo seu atrevimento, foi punido pelo sacerdote.

Porém, um grupo de professores, sem que o sistema percebesse, reuniam-se secretamente numa sala nos fundos da caverna, onde por sua vez, resolveram reavaliar o que aquele corajoso professor, pelo qual, ousadamente enfrentou o Sistema em troca da sua própria vida.

Durante as reuniões, eles chegaram a conclusão que as argumentações do corajoso professor tinha objetividade e verdade. Então, passaram a acreditar nesse novo sistema escolar e, que se lutassem pelos seus direitos juntos, poderiam influenciar outros a aderirem ao grupo em busca de um futuro melhor para eles e seus alunos; mostrar para os demais que seria possível lutar, principalmente em relação ao sacerdote, que criara uma punição injusta em relação àqueles que buscassem seguir os passos daqueles que ofendeu aos “deuses”.

Após muitas conversas, decidiram conhecer o mundo exterior. Ao chegarem lá, também desmaiaram com a claridade. Quando acordaram viram que tudo aquilo que o amigo havia dito era verdade. Perceberam que aqueles povos adoravam um único Deus e que viviam para amá-lo acima de todas as coisas. Viram mais adiante o prédio da escola e foram até lá em busca dos professores para debaterem sobre a realidade e o mundo exterior, como também, era grande a fé que eles possuíam e os moviam para a salvação.

Trocaram informações e observaram que muita coisa deveria ser feita no mundo das trevas. Um dos colegas, por medo indagou:

- E se fomos condenados à morte pelo sacerdote?

Os outros responderam:

- Somos a maioria, portanto, iremos juntos lutar para mudar a realidade da caverna. E também convenceremos todos a servirem o mesmo Jesus Cristo que estes aqui servem, para termos a nossa salvação também.

Voltando ao mundo das trevas, reuniram todos os habitantes e falaram tudo a respeito do mundo exterior, reivindicando mudanças urgentes no sistema educacional da caverna. Convencendo os demais, perceberam que as novas exigências eram bem aceitas pelos alunos, professores, direção e pela população. Concluindo que a vida ali já não fazia mais sentido.

Algumas mudanças foram feitas naquele lugar, após aquele dia. Houve várias reuniões, greves e palestras públicas para destituir o sacerdote do cargo, derrubar a muralha de dez metros que separava a cidade da caverna do mundo exterior, e definitivamente, liberar o livre acesso das pessoas e acabar de uma vez por todas com o paganismo. Apresentando por fim, Jesus Cristo para todos da caverna, instituindo assim a fé entre todos que viviam na escuridão.

(Baseado na alegoria da caverna - Platão)

Debora Oriente
Enviado por Debora Oriente em 02/06/2015
Reeditado em 26/10/2018
Código do texto: T5263213
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.