O ROMANCE (CONTO)

Fernando Fonseca, natural de Itabuna-Bahia, adorava escrever contos e poesias, mas romance, era o primeiro a escrever, pois julgava demandar muito tempo por conta de um complexo enredo, construção de personagens com mais esmero, entre outros obstáculos, porém tenta se estrear então, com um romance intitulado: "Cacau no Sul da Bahia. A saga". Inicia pois, o projeto...

No romance, Fernando cria famílias e dá nome a todos os membros. Há uma família cujo patriarca é muito pobre,cheio de filhos adolescentes. Ele se assina Toinho. A esposa era descabelada e desdentada. Comiam o pão que o Diabo amassou. Todos trabalhavam na lavoura cacaueira, com podões, facões, ancinhos, tendo folga só aos domingos. O patrão era o fazendeiro Deraldo Bonfim.

Perto do desfecho do romance, ainda enfatizando aquela família pobre, Toinho percebe de que não teria um final feliz(continua sendo empregado e ganhando mal). Reúne-se com a família, chama outros trabalhadores rurais e pulam do rascunho do livro.Fernando Fonseca, assustado, sai correndo e não se escapa de várias panadas de facão desferidas por Toinho, o mais afoito de um dos conflitos de aquele romance que não vinga, porque depois da surra, Fernando desiste do sonho de ser romancista...

Emadilson de Jesus
Enviado por Emadilson de Jesus em 23/03/2015
Reeditado em 18/04/2024
Código do texto: T5179941
Classificação de conteúdo: seguro