“O camaleão Africano”

O Camaleão africano

 

Era uma vez um escravo africano chamado Tito, escravo etíope que pelo fato de ser negro, não gostava da cor de sua pele, e queria mudar de cor, como não conseguia, comprou umas miligramas de veneno e ia suicidar-se para acabar com seu tormento de ser negro. - Como que ser negro era algum defeito, quando nós sabemos que não é assim.

Este escravo havia escutado quando o líder religioso que visitava a localidade de sua aldeia, disse que para os negros ter o perdão de Deus por ser de pele escura, tinham que dar uma quantidade de dinheiro para a igreja, deste modo Deus os perdoaria de sua maldição.

Este ensino equivocado, foi tirado de uma interpretação errônea do texto que fala de Câ, filho de ´Noé, quando um dos seus netos, chamado Canaã, ficou sabendo que seu pai havia visto a nudez de seu avô, e isso custou uma maldição a Canaã.

É digno de nota porem, que os cananeus nunca tiveram pele escura, e sim branca, de modo que a maldição não tinha nada que ver com a cor da pele, e sim com a falta de respeito com o patriarca Noé. (Gênesis 9:20-25)

O menino perdeu seu pouquinho de fé que tinha, devido a este ensino repugnante, e começou ter pensamentos assassinos contra o líder religioso, mas não podia levar adiante seu plano, pois ainda era um mero rapaz, e não tinha as condições de executar seu plano. 

Mas este fatos ficaram marcados na cabeça de Tito, queria mudar de cor e agora com este discurso de que era maldito por Deus, o deixou ainda pior.

Com toda a certeza isso era uma mentira, seria o mesmo que dizer que a terra é plana como uma mesa, se falássemos isso para um cientista ele não daria a mínima atenção a isso, nem perderia seu valioso tempo com tal tacanhice, o mesmo se pode dizer do mal relato do líder, mas para o escravo Tito, as coisas não eram assim tão fáceis de entender.

Quando leu nos noticiários que tribos de Hutus estavam atacando e matando os da tribo Tútsis em nome de Deus, e vice-versa, ele ficou sabendo que os lideres religiosos se calaram diante deste massacre de milhares de negros, seu desejo de suicídio voltava a ficar cada vez mais forte. 

Chegou na beira da única rodovia que cruzava seu território e ficou esperando que um caminhão grande passasse para ele se jogar em baixo, foi neste momento que um amigo seu chegou primeiro que o caminhão e lhe chamou: “Tito não faça isso”, e o menino foi salvo de fazer uma tremenda besteira, seu amigo que também não gostava do líder religioso, - por motivos de que ele havia sido abusado quando era mais novo – Falou para o escravo Tito de que era possível acabar com a reputação do religioso e com isso, ele iria embora ou iria preso. Este novo fato agradou muito a Tito, pois ele também havia sido molestado quando tinha pouco mais de seis anos de idade.

 

Enquanto isso, na aldeia muitos estavam reunidos para decidir se mandaria os pais de Tito e toda a família embora da aldeia, devido a influência do líder religioso, este fez com que todos desejassem se livrar desta família, dizendo que eles não acreditavam nas tradições da igreja, e deste modo não poderiam continuar ali.

Neste ponto chegou os dois rapazes Tito e seu amigo, enviaram um bilhete mal escrito para o líder, que dizia o seguinte: “O senhor deve nos receber em particular, para uma conversa ou nós vamos declarar para todos os abusos que o senhor nos fez, não vamos esperar temos que falar em particular agora mesmo” e pediram para uma fiel entregar para o líder.

Quando este leu o bilhete, ficou com muito medo do que poderia significar isso, talvez a sua morte, pois na aldeia o crime de abuso de crianças era punido com a morte imediata do pedófilo.

O líder não teve alternativa a não ser receber aqueles malditos meninos, e isso foi o suficiente para que durante a conversa, o líder fez ofertas de emprego para ambos, inclusive receberiam um dinheiro e bolsas de estudos, para ficarem calados eternamente.

 

O menino mais velho, amigo do Tito, chegou-se por traz, enquanto o líder se distraiu um pouco e cravou-lhe um punhal amolado, na altura do coração, debaixo da pá esquerda, o homem pedófilo, não precisou nem ser julgado, ali mesmo recebeu o que merecia, dentro do seu templo  sua recompensa por ter abusado sexualmente de tantos meninos, muitos dos quais não tiveram a coragem de reclamar.

O menino Tito, vendo aquele acontecimento diante de seus olhos, não teve dúvidas, lembrou de sua cor de pele, teve raiva de si mesmo, e daquele maldito, pegou o punhal ainda quente e cravou em seu próprio peito, seu amigo ficou desesperado com tamanha burrice, acabou com sua vida junto com seu amigo camaleão.

Na aldeia até então, não sabiam o que havia acontecido, sabiam que os três entraram para conversar em particular,  ao demorarem para sair,  o o chefe da aldeia entrou e encontrou os três corpos caídos no chão.

A surpresa foi geral, não conseguiam acreditar que dois meninos fizeram tamanha maldade com o santo religioso, por que fizeram esta maldade? Por que mataram um homem de Deus?  Ninguém iria saber se eu não relatasse isso.

Agora que queriam mesmo mandar os pais do menino embora, pois ele estava junto e colaborou na morte do santo homem. Os lideres religiosos apoiadores, disseram que esta família era a maldição da aldeia, e que deviam ser expulsos imediatamente.

Desde que o escravo Tito, começou com esta idéia de mudar de cor, tudo ficou ruim na aldeia, acabou trazendo a maldade para dentro do seu povo, cometendo suicídio numa situação terrível, junto com seu único amigo.   

Uma senhora velhinha que era vizinha do Tito, sabia de todas as coisas que acontecia na aldeia, inclusive os malfeitos que o religioso fazia, de modo que ela levantou-se com muita dificuldade, e ajudada por outras mulheres, e disse: “Se é para os pais do Tito sair da aldeia, então todos nós teríamos que sair também, pois eu tenho aqui na minha mão os relatos que o religioso fez com estes meninos e com outros meninos filhos da aldeia, filhos de vocês, abusou, e alguns sumiram na mata até o dia de hoje, então por que maltratar os pais de um menino que só sofreu na mão deste pedófilo malvado?”

Houve um silêncio total, ninguém causou nem um som, depois a velhinha terminou o seu desabafo - “se eles (os pais de Tito) não merecem nossa consideração, então é o fim da nossa aldeia, é o fim da moral da honra do valor da verdade” - Diante destes fatos novos e aterrorizantes, todos ficaram muito envergonhados por terem maltratado o casal, pediram desculpas, alguns ajoelhados diante deles pedindo o perdão, pois não sabiam do malvado que era o religioso.

 

Todos foram assim saindo e houve um grande período de sossego na aldeia do negrinho Tito, o escravo que queria mudar de cor, feito um camaleão.

María Fernadéz Dolores Vasques

By: Dead Dad

02/02/2015