PENSAMENTINHO...
.... Derrepente!!! ...
__ Estava eu, envolto aos meus pensamentos, que, aliás, o meu grande problema é pensar demais!
__ Talvez, minha vida seria mais fácil, se não houvesse o pensamento para atrapalhar.
__ Atrapalhar?!! Ou será q ele ajuda em alguma coisa?! __ Acho que sim! __ ou melhor... Não sei!
__ Se’u não fosse um ser pensante a minha vida poderia ser bem mais simples!
__ Pensar e analisar são dois pontos conflitantes!
__ Imagino que sejam, na verdade, dois grandes e fiéis aliados!
__ Pelo menos eles conseguem perturbar-me incessantemente!
__ Mas... vou deixar de conversa fiada e relatar o que estava a pensar e analisar, após ler um e-mail:
__ Uma vez questionei: o que pensavas a meu respeito?!!
__ Como resposta obtive: “ Você é um sonho de Pierrô”!!!
__ Depois... fui observar minuciosamente, cada palavra que formava tal resposta! __ Antes não houvesse feito isso! __ Pensa na confusão!!???
__ Cheguei a algumas conclusões! Certas? Não sei! ... Espero que não! Tomara que estejam mesmo erradas!
__ Referia-se a mim, como sendo um sonho... Lindo! Até confesso que gostei!! Tal conclusão me compraz!!
__ Em seguida fui pensar melhor!! ... O vocábulo “sonho” no sentido unicamente semântico é uma imagem passageira! Uma fantasia!.. Ilusão!! __ Que bosta! __ Pensei!
__ Não parei por aí!...
__ Continuei a me questionar: __ Será que represento uma utopia???? Se for, eu não quero ser!!!
__ Logo, surge uma luz no fim do túnel, a minha saída, talvez!!
.... Sei também que a palavra sonho empregada no sentido figurado... Conotativo... Metafórico... __ Nossa!!! __ Estou sendo redundante!__ Quanto excesso de palavras de mesmo significado!! Que horror!! Mas... é para enfatizar a idéia! Bem... seguindo essa tendência, o item lexical “sonho” significa desejo... aspiração!
__ E num ímpeto de emoção, suspirei fundo:
__ Ufa!!! Que alívio! ... Foi aí que percebi que seria “o desejo de Pierrô”! __ Neste momento, a felicidade passa a me contagiar enfervecidamente!
__ Diante dessa concepção, reanimei-me!
__ Daí.... Quando pensei que estivesse chegado na melhor conclusão possível... digo, no fim da minha análise...
... PLIN!!!!
__ Uma nova idéia, não tão boa por sinal, invade o meu pensamento, sem se quer, pedir licença!!!__ Acreditas??
__ Invasora e atrevida!!! __ Pensei!__ Como se atreve????
__ “Pera’í”!!! “sonho” é também, um bolinho leve, frito, feito com farinha, ovo e leite.
__ Eu, que havia me acalmado, entrei em pânico!! E ainda a pensar:
__ Será que queríeis comer-me? E depois de comer, o que restasse, jogaria fora??
__ Hummmm....
__ E, se não fizer boa digestão??!! Cuspia-me?? Vomitar-me-ia???
__ Desesperado... Imaginei: Que horror!! __ Não quero servir de comida indigesta para ninguém!!
__ Melhor deixar esse pensamento funesto pra lá!! Pensarei em outra coisa e, tomara que eu esteja inteiramente equivocado nessa minha interpretação! Pois, se assim for, terminarei frito mesmo!! Igual o bolo com nome de sonho!
__ A melhor atitude é não tirar nenhuma definição precipitada!
__ Agora passarei a analisar a palavra “Pierrô” da frase: “sonho de Pierrô”! .
__ Comecei então....
__ “Pierrô”: é uma personagem da comédia italiana!
__ Fico a imaginar agora: __ Se eh uma personagem, não passa de uma representação, uma mimese.... algo irreal... bem! ... Mas, pode ser também uma personagem no sentido de ser uma pessoa notável!! __ Até prefiro que seja!
... Como já era de se esperar, os meus pensamentos continuaram a entrar em atrito:
__ Se “Pierrô” é uma personagem da comédia, deve estar satirizando-me! Fazendo chacotas de mim! __ Mais uma vez atordoado gritei para o meu pensamento:
... __ Pára!!! ... __Pára!!!
__ Agora sirvo de brincadeiras para “Pierrô”???!!!... Que situação deprimente! __ pensei!
__ Mas, “Pierrô” é também ingênua e sentimental!
__ Ingênua, sei que não és... sentimental!! Talvez.... Não tenho certeza!
__ Chego enfim, numa conclusão não satisfatória, e um tanto quanto enigmática: és uma incógnita!!!
... Juntei tudo, veja o mistórico que se formou:
__ Eu, sou um sonho, uma imagem passageira, uma fantasia ilusória... Um desejo, uma aspiração, talvez! Ou, simplesmente, algo comestível de uma personagem fictícia ou também, de uma pessoa notável....
__ Surtei! ... Dei “trela”!!!
__ É isso!!!
__ Após concatenar todas as idéias levantadas nessa análise inútil, percebo que não cheguei a lugar algum, a nenhuma conclusão plausível!!
__ Bravo!! __ pensei! __ Que idiota!!!!
__ E, a única pessoa neste mundo de meu Deus, capaz de findar essa sucessão de pensamentos nefastos, é justamente, quem não esta pensando nessa parafernália toda: “Pierrô”!!
__ A conclusão deve ser tomada por você!
__ Que loucura!!! Assim, despeço-me de mais uma narrativa dramática, ridícula e, quem sabe, satírica! ... Mais uma que irá juntar-se ao rol de escrituras da minha vidinha efêmera e cômica!!
__ Não tenho nariz vermelho e arredondado, mas estou com cara de palhaço assim mesmo!!!
__ E, lembrando... na próxima encarnação, prefiro vir mais ignorante ainda... sem pensamento, de preferência!!
__ Como já dizia o imortal e eterno Cazuza: “__ Os ignorantes são mais felizes...”.
__ Claro! Eles não têm que pensar...
__ Deves estar a imaginar:
“__ Esse cara é louco!”...
“__ Não tem nada para fazer!!” ...
“__ Fica escrevendo asneiras inúteis!!”.
__ Concordo contigo:
__ Sou louco! Todo ser humano é, inclusive você! E... Também não tenho nada para fazer... por isso, penso e escrevo, ou melhor, escrevo o que penso... meu tempo é livre... eu!! Preso! Sou aprisionado no mundo dos meus próprios pensamentos, ora sombrios, ora brilhantes e fascinantes!!
__ Continuarei aqui... mergulhado e enclausurado nos meus pensamentos...
__ E finalizando...
__ Prefiro acreditar que eu não sou uma imagem passageira na vida de uma personagem comediante, somente! Mas sim, um desejo real de uma pessoa notável: VOCÊ!!!