Estatueta de madeira esculpida Valdemiro Mendonça.




"BRUZUINA A RAINHA ZULU"



Valdemiro
Mendonça.


     Eu sou Bruzuina, nasci na áfrica num tempo onde antes as fronteiras não eram para delinear países tão grandes como hoje. Sou de uma raça que fala o nagô e minha tribo fica num vale onde tem savanas, florestas e rios, tem muitos leões, elefantes e crocodilos e todos os bichos da África.

     Minha aldeia é grande, e tem um chefe muito mau e muito feio, barrigudo e não toma banho. Eu sou a moça mais linda da aldeia, meu nome é Bruzuína, tenho doze anos. O chefe Munglólio, cismou que eu vou ser mulher dele. Eu aceitei, não adianta dizer que não quero, Ele é muito rico, tem mais de cem cabras, muitas peles de leão, de leopardo, de zebra e tem até peles de girafas. Tem muito fio de cobre é...

     Ele é mesmo muito rico, minha mãe me vendeu pra ele e ele fez minha mãe ficar rica, pagou vinte cabras, duas peles de leopardos, uma pele de leão, um fio de cobre do meu comprimento e uma tenda nova grande. Eu não gosto dele, ele é muito ruim, manda matar mulheres, mata até filho bebê que ele acha que não se parece com ele.

     Ele disse que eu sou bonita e que vai me fazer a primeira esposa, estou com dó da primeira esposa dele, ele disse que vai mandar levá-la para a savana e amarrar numa árvore para os leões comerem e eu ficar de primeira esposa. Já fis os meus planos, não sou boba, quando ele não me quiser mais vai fazer o mesmo comigo, por isto, no dia do casamento vai ter muita comida, e bebida, todo mundo vai ficar embriagado.

     Depois do casamento, ele vai para tenda comigo e bebe muito, até ficar com sono e dormir, eu já preparei chá de bruzuê-ist que os brancos chamam de cicuta e na noite de núpcias eu vou misturar na cachaça dele, ele vai morrer dormindo e eu como primeira esposa é que vou ser a rainha, ninguém vai desconfiar, quer dizer, desconfiar vai, mas ninguém gosta dele, aí eles vão é gostar de mim e dizer que eu sou rainha corajosa.

     Ai eu escolho um guerreiro bonito e me caso com ele e escolho mais quatro guerreiros bem bonitos para minha guarda pessoal e vou é viver feliz... Com os cinco, se é que me entendem, kkkkkkkk.
Trovador das Alterosas
Enviado por Trovador das Alterosas em 15/03/2013
Reeditado em 19/03/2013
Código do texto: T4190191
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.