Beatriz pensava na aula daquele dia, quando chamaram-na para jantar.
A família à mesa, em silêncio, pois o Dr. Gaspar não permitia conversas durante as refeições, ele, sua esposa Dna Margarida e os três filhos Fernando(o mais velho)que estudava advocacia, Beatriz e Ângela. Beatriz, tinha 20 anos e expandia sua sensibilidade estudando música tocando e dando aulas de piano que era o seu instrumento preferido.
Dna. Margarida, dedicada ao lar, ao marido e aos filhos, e preocupava-se com o futuro deles; Beatriz em particular, acometida de Poliomielite na infância tinha um defeito físico (uma das pernas, curta). A jovem era sensível e alegre, a música transformava-a, assim como o Profº. Otávio, gentil e educado, que admirava-a como pessoa e pianista e tinha uma afinidade especial com ela. Beatriz e Otávio , a cada dia estavam mais próximos. comentava-se na Escola que eles namoravam.
Apaixonados eles decidiram comunicar a todos o seu amor. Beatriz disse aos pais que Otávio iria conhece-los. Otávio, sentado em frente ao Dr. Gaspar, empalideceu quando o advogado, duramente, disse: - sei que o seu pai está preso por ter assassinado sua mãe e o amante dela há alguns anos atrás. Desconcertado, o rapaz disse: - sim, é verdade, meu pai está preso e minha mãe morta, eu fui criado pela minha avó materna, quando isso ocorreu eu tinha apenas 08 anos de idade. Beatriz, pálida, olhos muito abertos, fitava Otávio e o pai. Otávio, olhou firmemente para o Dr.Gaspar e falou:: - vim à sua casa pedir-lhe permissão para namorar e futuramente casar com sua filha Beatriz, sou um homem de bem, trabalho. tenho boa conduta e amo sua filha. Dr. Gaspar, bruscamente, levantou-se, abriu a porta, dizendo secamente; - conheço bem pessoas como você que ambicionam subir na vida unindo-se a uma família honrada, de posses, saia da minha casa, não aceito, jamais aceitarei esse relacionamento, não creio que você esteja apaixonado por minha filha que é uma deficiente física não volte a procura-la. Dizendo isso bateu a porta e proibiu a filha de encontrar-se com o rapaz.
A desagradável conversa entre Dr. Gaspar e Otávio, deixara Beatriz deprimida; desesperada Dna. Margarida, conversara com o marido que dissera: isso passará com o tempo. Não acredito que Beatriz esteja apaixonada e muito menos que aquele rapaz a ame.
Otávio estava licenciado na escola, precisava recompor-se para falar novamente com o pai de Beatriz. Dr. Gaspar chegava do almoço e a secretária disse que o Sr.Otávio queria falar-lhe. O advogado não o recebeu. Seguindo conselhos da avó, Otávio continuou a lutar pelo amor de Beatriz, fez plantão na porta do escritório do pai da moça até que conseguiu falar com o arrogante advogado que irredutível o expulsou do seu escritório. Otávio sabia que agira certo, procurara conversar com o pai da moça, em vão. Decidido procurou Beatriz e disse-lhe que a amava verdadeiramente, que não estava interessado em sua posição social e sim pelo seu amor. Propôs à jovem fugirem e casarem-se.
Já haviam se passado vinte e cinco anos, Beatriz, sentada ao piano tocava a música que Otávio compusera para ela quando nasceu a filha do casal( três anos após o casamento), música que, segundo ele, havia saído nota por nota do coração e que agora ela tocava para todos que estavam presentes na recepção na qual eles comemoravam Bodas de Prata e o casamento de Alice, sua filha. Em frente ao piano estava Otávio sorrindo, emocionado a olhar para a mulher que lhe inspirara “Notas do Coração” Pois quem ama verdadeiramente, vê a pessoa amada com os “Olhos do Coração”