Entre galinhas

Me vejo jogado ao chão , largado, sujo, molhado e entre galinhas; Isso mesmo, enormes galinhas passam ao meu lado, me ignoram quando pelo desespero do seu alimento, pisoteiam me, passam pela minha cabeça, fico todo dolorido , acho divertido, dou longas gargalhadas.
- Hoje, um velho quase gaga ,a imagem que me chega é distorcida e quase nada minha mente entende, pouco entendo o que se passa, apenas aguardo a uma chamada , a despedida.
- Acho que a única coisa que ainda funciona bem é minha memória, então nesse direito que me é dado vivo apenas a voltar no tempo quantas vezes me for permitido , em uma dessas voltas divido contigo e lhe mostro parte do meu viver, seja bem vindo a entrar em minha memória:
- Sou pequenino , tenho o olhar e o amor dos meus pais, não tenho o dialogo que gostaria, dos meus irmãos sim, quando estão por perto sempre me pegam em seus colo, brincam e como me divirto , meus pais não tem culpa pelo que cobro, logo cedo saem para o sustento do casa e vão para o trabalho , para a roça colher o alimento que estarão em nossos pratos , fico as mãos dos meus irmãos , logo cedo me dão o leite que acabou de ser tirado da vaca , quente , saboroso , arrumam a casa e vão viver seus momentos , fico entregue as galinhas , minhas melhores amigas , meu mundo é pequeno , mais vivo em alegria , todos os dias, são os mesmos , leite ao acordar com galinhas , e assim vivo, minha casa isolada de tudo, fica em um vale , ultimamente tenho percebido a chegada de pessoas estranhas, estão construindo pequenas casas, mais prefiro não ficar olhando, tenho um pouco de medo , então para esquecer, viro e fico olhando as galinhas, os dias passam , mais homem chegam, faz sempre as mesmas coisas, batem marretas no chão, é um pouco distante e não consigo ver direito, sou muito pequeno para entender , meus pais a noite quando chegam nunca dizem nada, falam com meus irmãos que são maiores, comigo nada , já me sinto grande o suficiente para entender , mais paciência essa é uma opinião minha, os trabalhadores lá em cima, com o passar dos dias vão mudando lentamente de lugar , fazem um terrível desmatamento, mudam todo um lindo ambiente dominado pelas arvores e que sempre fora lindo mais que nunca ò percebera , sabe aquelas coisas da vida que só sentimos sua falta quando se vão, enquanto esteve ali nunca percebemos sua presenças, fico sempre observando, mais nada entendo, acho que sou muito novo , minha curiosidade só se quebra quando em um dia percebo que não ha mais ninguém lá no alto e me vejo na liberdade de ir ate lá olhar, saio pelo portão de madeira e em vez de ir pela estrada pela qual meu pai sai com a carroça, vou por um atalho , mais longo , que acho mais seguro , por ali a mata alta impede que seja visto por alguém, chegando lá olho e nada entendo , dois ferros colocados ao chão , olho para os dois lados , de onde se vem , para onde se vai e não consigo enxergar seu final , o que seria isso , os homens já se foram, ninguém para me contar , volto para casa sorridente e com a curiosidade mais ativa do que nunca , chego em casa e nada é dito , parece que minha presença sempre ali estivera e que nunca saíra , fui ate lá no alto e ninguém percebera , levara uma tarde inteira , e para eles ,meus irmãos e as galinhas nada acontecera.
-Os dias vem os dias vão o tempo passa , em um dia dormindo um barulho estranho comecei a escutar de inicio bem baixinho mais aos poucos aumentava , e cada vez mais , comecei a ficar assustado, olhei para os lados e me vi sozinho em casa , fui ate a porta e apenas com o olho esquerdo vi que algo enorme estava deslizando lá no alto, dava a entender que andara em cima daqueles ferros , era um monstro preto , jogava fogo para cima para traz , que coisa horrível , voltei para meu quarto , entrei embaixo da cama e ali fique, o medo era enorme , parecia que o tempo naquele momento parara e ninguém chegava para me tranqüilizar , ate as primeiras vozes chegarem, meus pais e irmãos, falavam muito entre si contentes, percebera que o assunto era ele lá em cima, o montro negro, após aquele momento sai para fora e fitei meus olhos a aquela direção na esperança de vê lo novamente pois perdera o medo, a partir do momento que vera a tranqüilidade nos olhos de meus familiares , ali fiquei, só entrava para comer e dormir , acordava e lá novamente a olhar , ate que o barulho novamente começara a voltar , bem baixinho ,aumentando aos poucos com a sua aproximação ,o mesmo medo voltara a desabar sobre minha cabeça, dessa vez me escondera atrás de uma enorme pedra e lá estava ele novamente , aquele monstro, seguindo em direção oposta com sua fumaça em forma de cabeleireira , fiquei olhando ate que sumisse, desde que ele aparecera , deixei de dar a atenção para as minhas amigas galinhas e engraçado que agora, as mesmas galinhas já não tão grandes seriam elas pisoteadas por mim ,subi ao alto para ver de perto aquele monstro e ao chegar vi apenas suas costas sumindo na curva , que seria aquilo , monstro que não mais me deixara com medo , sentara em um de seus ferros como se eu fosse o todo poderoso daquele momento daquele espaço, agora sentia uma vontade de andar em cima do outro fero em um equilíbrio demonstrando um domínio melhor que o do monstro, pensando aquilo agora ser meu ; O dia passara e a dor do anoitecer batera sobre minha barriga , a necessidade de algo descer pela minha boca fizera com que deixasse meu posto e voltasse para casa , chutei as galinhas e entrei, olhei para meus irmãos e um deles ao me perceber colocou meu prato, como nunca, sentei , mais cansado e apaguei, quando me vi já estava acordado para o novo dia , neste, uma chuva forte caia, meus pais já se foram para a roça , meus irmãos para a escola , sai e fiquei sem poder ir para os ferros , sentei e fiz algo que muito não fazia , brinquei com as galinhas , um pega, pega desnorteado , sempre eu as que pegavas , agora um menino maior, mais rápido, como gostava de fazer aquilo, coisa que havia esquecido depois que o ferro foi colocado, neste dia o monstro não veio , pensei ser o fato da chuva ele não gostar de se molhar, deveria ficar em casa , achei melhor não pensar nele ,e pensar em minhas amigas , vou pegar , vou pegar , vou pegar ,galinhas safadas , a noite vem chegando e meus irmãos sempre juntos vindos lá pela trilha, lugar que pensava ser só meu , sei que meus pais não gostava que usasse aquele caminho, sempre disse que deveríamos pegar a estrada , neste dia percebi nos olhares de meus irmãos um certo toque de tristeza, como é ruim esta falta de comunicação , esse descaso comigo como se não fosse parte daquela família, eles não poderiam fazer isso comigo, acho que de qualquer forma poderia ajuda Los , mais pensei bem e disse com meus pensamentos ,cada um com seus problemas , mais tarde meus pais chegaram , e sei que conversaram muito , fixei meus olhos , meus ouvidos , percebi que era algo referente a escola , não voltariam mais este ano ,parece que só voltaria no próximo, sei que foram bem ,passaram de anos , mais a tristeza era referente ao fato de não mais ver seus colegas de sala de aula , parece que se divertiam muito lá alem de aprender coisas técnicas da vida, bom deu sono ,dormi.
- Outro dia, olhos aberto e vamos a ele, agora a situação é diferente meus irmãos estariam em casa e passaríamos o dia juntos ,não queria largar deles por um minuto, galinhas me esqueçam , brincávamos como nunca , acho que o fato de estar um pouco mais crescido percebera uma certa atenção, que delicia , como amo esses meus irmãos , este dia foi fantástico, corremos subimos em arvores, quer dizer eles , eu apenas tentei, nadamos no rio, quer dizer eles eu apenas fiquei na beira ,o dia foi maravilhoso ,e o mais engraçado é que esquecera o monstro preto , pois ele não dera mais o ar da graça, tive dias como nunca tido antes , como era bom ter meus irmãos por perto por todo o dia, em compensação era eu entrar em casa ,comia e desmaiava de tanto cansado , nem, conseguia ver a cara de meus pais ,mais quando me dera por mim lá estava eu em mais um novo dia , alias neste o monstro preto deu o ar da graça , como sempre, primeiro o barulho baixinho aumentando aos poucos , neste dia pela primeira vez meus irmãos estavam presente e percebi neles uma alegria, derrepente correram para cima em direção do monstro, fui junto mais depois lembrei que tinha muito medo, o fato de eles irem tranqüilo fez com que eu pegasse confiança e o medo se foi , chegamos a metros dos ferros e ficamos esperando , ele chegou enorme , monstruoso e lindo , mais preto do que nunca, seus pés em formas de rodas , um barulhaço ,alias no mesmo ritmo e só aumentava de acordo com sua velocidade , no momento que passava por nos sua velocidade diminuía como se estivesse com medo ou desfilando para que pudéssemos vê Los, admirar, mais acho que era mesmo para não nos machucar ,ele parecia ser um bom monstro , passou e se foi ,ficamos todos a olhar ele sumir, é claro eu encolhido atras dos arbustos , sem medo é claro, sai de traz, olhamos um para a cara do outro, sem falar nada como se tivéssemos combinado e saímos correndo que nem louco para casa e numa louca corrida, vocês não vão acreditar ,cortei caminho e cheguei primeiro....., que coisa maravilhosa , como estava feliz pulos e pulos de alegria , mais nestas alegrias percebera que meus irmãos não estavam mais perto , acho que por isso que cheguei primeiro ,me enganaram ,acho que não queria que fosse com eles, não percebera que haviam sumido, como eles eram diferentes, estranhos ,pensei que em suas ferias passaríamos os dias inteiros juntos , mais paciência , galinhas! galinhas! cadê vocês, não achei, onde foram essas safadinhas, como sempre a noite cai e só levanto quando a manha chega, fui comer e dormir.
Acordo ,olho na janela e vejo um lindo amanhecer , todos ainda dormindo percebo a porta semi aberta , saio e vou as galinhas ,percebo que elas se afastam com a minha chegada ,parece que coisas mudaram , minha companhia já não agrada mais , fiquei triste , mais algo de profundo em mim tocara , acho que com as ferias dos meus irmãos o monstro de ferro o passar dos dias ,não percebera uma mudança , e incrível mudança , aquelas galinhas não eram as mesmas galinhas que sempre brincavam comigo, elas se afastaram de mim mais pelo fato de não nos conhecermos , me vi a voltar no tempo e percebi que desde pequeno não era eu que estava crescendo e nossas brincadeiras mudando , eram elas que eram substituídas por outras e eu que nunca percebera , como poderia acontecer aquilo , para mim elas eram gentes como eu , tinha vida e isso era tudo, tinha uma ligação tão grande com elas que a noite , quando jantava sentia elas tão presente , parecia que desciam pela minha garganta a cada engolida , achava que isso era o verdadeiro amor , quando meu pai chegou a tarde fui a ele questionas sobre o sumiço delas, fiquei no portão mais de duas horas esperando sua chegada , quando o vi ele lá na curva comecei a falar em voz alta o porque das galinhas ser trocadas , ele começou a olhar para mim como nunca, parecia feliz por eu estar ali no portão e pela primeira vez em minha vida , percebi uma atenção especial para mim , ele viera em minha direção pegara em seu colo , que delicia como era bom ter meu pai daquele jeito, beijei tanto seu rosto, me colocou no chão e fui andando ao seu lado até chegar em casa , ali naquele momento me senti o dono do mundo , a troca das galinhas , deixa para lá , meu pai é demais ele sabe muito bem o que fez e faz.
No dia seguinte ao acordar , alias depois do marido das galinhas eu era o segundo a acordar , não sei porque mais isso se tornara uma rotina para mim , fui até a cama de meu pai e o acordei , minha mãe resmungou , virou para o lado e continuou a dormir mais ele , ele não levantou me pegou no colo fez carinho e fomos para a cozinha começou a preparar o café ,um cheiro delicioso , mais não gosto, gosto do pão ,que delicia se pudesse comeria pão o dia todo , chamou a mãe , tomaram o café e roças ,mas neste dia quis acompanha Los , ir trabalhar e me coloquei ao seu lados e fui, ao passar pelas galinhas olhei firmemente e pedi a elas que cuidasse da casa enquanto estivesse fora , mau pai olhava orgulhoso e como aquilo me deixava feliz , passando o portão ele veio a mim passou a mão no meu rosto em um delicioso carinho e disse o mesmo que eu disse as galinhas , fique e cuide da casa enquanto estiver fora , e cuide de seus irmãos também, não entendi muito bem ,mais sua ordem para mim era um pedido , voltei e a partir daquele momento senti que algo mudaria em minha vida ,aquele pedido me colocara na condição de chefe da casa , só não seria quando meu pai ali estivesse , minha maior preocupação era os meus irmãos sendo mais velhos entender que agora quem mandaria ali seria eu , voltei e quando passei pelas galinhas percebi um ar de gozação pelo fato de pedir para cuidar da casa e no fim eu ter que cuidar, elas riam entre si, Ah meu sangue subiu a cabeça e coloquei todas a correr ,prendi as no galinheiro e ali ficaram por todo o dia;
- Dentro do sitio tem um morro que o marido dessas galinhas costuma ficar , ele se acha, sabe , seu apelido é galo, metidooooo, costuma fica ali o dia inteiro quando não esta atras das meninas , sempre achei interessante o fato de ele ficar ali , mas a partir deste dia senti na necessidade de ocupar aquele espaço e xô galo xô , colouei em minha cabeça que ali seria o lugar onde o chefe deveria ficar , meus irmãos assim que acordaram saíram e me viram lá, olharam e nada disseram , foram fazer suas coisas , acho que ali estava a resposta a aceitação de que eu só estaria a baixa do pai............
- A partir daquele dia senti uma nova fase em minha vida, mesmo pequeno sentia a obrigação de quando o pai estiver distante tomar conta da casa , quando via algo errado interferia , as galinhas foram as primeiras a sentir o efeito , tinha hora para sair e entrar ao galinheiro , sabe nunca falei dos outros animais porque não haviam , ultimamente as coisas em casa haviam melhorado financeiramente e nesse melhorar alguns animais foram comprado , sei que meus irmãos alem de estudar também me ajudava a cuidar deles , sabe acho que tenho implicado muito com os porcos , como são incompreensíveis , peço a eles que se cuidem melhor e digo quanto o banho é importante e eles nem me dão ouvidos , quanto mais falo mais eles se jogam na lama, hoje temos cavalos , patos ,porcos , aranhas , ratos, formigas e muitos pássaros , esses já falei com meu pai, não acho correto deixa Los soltos , vem para dormir a hora que bem entende , quando saem demoram para voltar, tenho muito brigado com eles , e vem sempre com aquelas respostas, piau, piau, piau , piaupiau o cacete nunca entendo essa voz fininha , e sempre cantando tirando sarro de mim , mais meu negocio mesmo é com as galinhas , acho que meu destino é estar entre elas .
- Sabe não tenho falado mais do monstro de ferro é que ele tem se tornado uma coisa tão rotineira que nem mais presto a atenção nele , todos os dias ele passa de manhã vem dali e a tarde vai para lá , não fomos mais lá perto ver , meu pai tem muito aconselhado a não irmos lá em cima, disse que é perigoso , agora ele passa muito rápido e pode nos pegar , gosto muito de obedecer meu pai.
- Tenho falado pouco de minha mãe, ultimamente tenho percebido que ela não esta passando muito bem, nem tem ido para a roça, ela esta com a barriga inflamada, a uns dias atras ela estava vomitando muito, vi quando o pai pediu que cuidássemos dela enquanto trabalhava ,tenho feito o possível dentro dos meus limites ,meus irmãos também .
- A mãe melhorou e como presente ganhou um filho e nessa eu também ganhei um irmão, sabe é muito bom deixei de ser o caçula ,parece que não , mais os caçulas tem um grande peso a carregar , somos muito mimado , vejo as dificuldades que meus irmãos mais velhos tem com essa situação, mais paciência , deixo isso agora ao maninho ; bom vou cuidar da casa .
- O tempo esta passando e estou crescendo , mais vejo que muitas coisas comigo não mudaram pois ainda sou tratado como criança, algo de errado acontece comigo , meus pais não me dizem, mais há algo errado, e sinto isso pelo fato de não crescer , os anos passam e continuo pequeno , para falar com todos tenho que levantar minha cabeça , olhar para cima , achava isso natural , mais comecei a me preocupar quando percebi que meu irmão começou a ficar maior que eu , um dia desses ele estava me enchendo o saco , não me deixava em paz ,queria dormir e toda hora ele vinha e batia em minha cabeça, Ah, uma hora não agüentei , dei uma mordida em sua perna, acho que o machuquei , sangrou ,meu pai me bateu tanto , foi a primeira vez que apanhei dele, na hora fiquei triste por ter apanhado , fiquei triste por ter mordido meu irmão , fui para a trilha ,fiquei esperando o trem passar , pensei muito na vida , que vida era aquela, um tratamento tão diferente de meus irmãos , por mais momentos felizes que tivera , sentia como se fosse uma vida de cão ,lá no fundo começou a vir o monstro preto , veio chegando e nesse dia pela primeira vez ele começou a parar , parou em minha frente e ficou olhando , que será que ele queria , não entendera a sua atitude de repente tomei um susto um homem desceu de dentro dele, como poderia aquele monstro cuspir um homem e este veio em minha direção , fiquei imóvel de medo , ele me pegou no colo, começou a fazer carinho como se me conhecesse a muito tempo , falou algumas coisas em meu ouvido e me colocou novamente ao chão ao lado do trem , em seguida foi engolido pelo monstro preto que partiu , cada vez que o tempo passa, mais passo a gostar deste monstro , depois de muito pensar no ocorrido é que percebi que estava em cima do ferro e que se o homem não me tirasse dali o monstro passaria em cima de minha cabeça , então percebera que deveria haver uma grande amizade entre o homem e o monstro pelo fato de ele ter parado, já este para escurecer decidi voltar para casa , pois a poeira já deveria ter abaixado , entrei de mansinho , nem quis saber de jantar e fui direto para meu quarto , ali fiquei .
- Novo dia ,o galo, eu o sol e depois todos , lá estávamos todos juntos novamente , meu irmão já esquecera e lá estava ele batendo em minha cabeça novamente , prometera a mim mesmo que não mais o faria mal , porque também o amava muito, neste dia não sei porque decidira dar uma passeada ,coisa diferente ,como ninguém se importava comigo pelas minhas sumidas , quis ir um pouco mais longe, alias vou ser sincero , me sentia naquele momento um conquistador , sentia no ar a necessidade de um algo mais e então sai andar, o mais engraçado é como se algo me chamasse para uma certa direção e para lá fui , corria muito como se conhecesse aquele caminho nunca antes pisado , até que do alto de uma montanha avistei o que para mim seria o maior encanto de minha vida, uma menina, tinha as minhas características , que linda ,me aproximei e ela ao me ver soltou um doce sorriso , era como se estivesse me esperando , nossos olhares se cruzaram , nunca ouvi falar em coisa igual mais em um forte pensamento criei uma frase ,amor a primeira vista, sim isso mesmo , diferente do amor que sentira em relação a meus pais, irmãos e as galinhas , seu cheiro era algo que me chamava , via a necessidade de abraça La e não mais soltar, e após muitos carinhos, lá estávamos nos juntos , agarrados , namorando , ou como queiram ficando, ao seu lado fiquei por alguns dias , foram os melhores de minha vida , até que algo de diferente bateu em minha cabeça me dizendo que deveria voltar para casa , disse a ela que entendeu na maior naturalidade, me senti um pouco usado, me virei e fui , no caminho fiquei pensando sobre estes sentimentos, que sentimos ,como poderia algo ser tão forte e terminar assim tão rápido , não foi difícil achar o caminho de casa ,até parecia que tinha uma bússola em minha cabeça , a distancia era longa , mais cheguei
- Ai foi o meu espanto, acharia que ninguém se importaria com minha ausência e não é que foi totalmente ao contrario do que pensara , quando meu irmão me viu ,fez uma gritaria de alegria, todos vieram ao meu encontro, me abraçaram , e ficara, mais feliz do que nunca , não pensara que era tão querido assim, me sentira um rei, é engraçado como as vezes em nossa vida só somos valorizados quando estamos longe e também amado quando há o regresso, mais assim que todos me abraçaram a primeira coisa que fiz foi ir as galinhas , contar o ocorrido ,parecia que elas me entendera mais que meus pais e irmãos.
- os dias se passaram e em um domingo percebi que lá na colina vi aquela menina que um dia fiquei descendo com sua família passara pela frente do nosso sitio seu pai levantara a mão em um cumprimento ao meu pai que o respondeu, não sabia que eles eram amigos, mais uma coisa me deixou surpreso, a menina estava machucada com a barriga inflamada , que nem a minha mãe, fiquei com dó e se foram , passara mais alguns dias, estava debruçado no portão sem nada para fazer quando vi eles voltando, era outro domingo, te digo que sabia ser domingo por esse ser o único dia que meu pai passava o dia inteiro em casa, eles se cumprimentaram e logo atrás vi minha paquerinha já sarada , bonita como sempre e mais atrás , não vão acreditar , um monte de neném , nem andar direito sabiam , um mais bonitinho que o outro, e o mais engraçado que eles tinha a minha cara , senti algo de muito bom dentro de mim, não consegui entender, mais foi muito bom , se foram.
- Sabe o tempo passou, cresci mais nunca cheguei a altura de meus pais e meus irmãos, engordei bastante, as galinhas já não me obedecem mais, perceberam que estou lento, agora deitam e rolam , o sitio esta uma bagunça só então meus dia tem sido tomar sol , levantar , ir até lá , olhar , voltar deitar , tomar sol , andar para cá , ir até ali , olhar , ver se tem alguém , voltar, comer um pouco , deitar, dormir , sol, galinhas , não tenho feito mais nada , acho que o que mais tenho feito é pensar no passado , pensar na minha vida , pensar no monstro preto que do nada não mais voltou, nem para um tchau, ouvi meus pais dizendo , que pena que não deu certo ,dinheiro jogado fora , sei que naquele dia meu irmão mais novo passou a tarde inteira fuçando os lixos para achar este dinheiro , coitado, ele não entendeu , levou a frase no pé da letra ,apenas sei que este meu irmão foi embora cedo para a cidade , sei também que venceu na vida , levei esta frase também no pé da letra, não sei de quem ele ganhou, mais sempre que volta esta feliz e rico , aquela louca procura do dinheiro jogado fora já demonstrava o seu futuro.
- Bom, essa é uma das historias de minha vida, tenho outras para contar, Ah uma coisa importante que não posso deixar de contar, foi quando caiu a ficha sobre quem eu era , a diferença que tanto sentia em relação a meus irmãos, o fato de sempre estar olhando para cima, meu irmãozinho crescer e passar o meu tamanho rapidamente , foi pelo motivo de eu nunca querer ficar de pé , assim que nasci é horrível dizer isso mais a primeira coisa que fiz foi engatinhar , mais logo comecei a andar e de quatro e assim o fiz por toda minha vida, e só hoje depois de velho que vim a perceber que tenho rabo, quatro patas e sempre fui um cachorro, sai pra lá galinhas!