OREMOS

OREMOS

Recém ordenado, Padre Paulo foi designado para uma paróquia no interior do estado, cidade pujante e de porte médio. Padre Paulo, 27 anos, 1,85m., cabelos negros, olhos azuis da cor do mar, tez amorenada, porte atlético. A notícia sobre a chegada do jovem padre logo se espalha, começam os comentários sobre sua pessoalidade, e a luxúria começa a tomar conta das beatas e das não tão.

Padre Paulo chega de surpresa num domingo pela manhã, e sem aviso prévio, começa a celebrar a missa com seu colega, que iria para outras paragens.

Um frisson toma conta da igreja e em instantes, parte do templo que estava vazio, enche-se repentinamente. Durante a homília, Padre Paulo convida todos os presentes para a missa das 19. As 17 a igreja já está totalmente tomada, sendo que há até desentendimentos para ocupar lugares mais próximos ao altar. As 19 a igreja está abarrotada, não cabendo sequer mais viva alma no ambiente. Subitamente, uma onda de fé invadiu a comunidade, sendo que quase 100% dos fiéis são mulheres, todas muito bem vestidas, penteadas, perfumadas, algumas até com certo exagero na curteza das saias e na maquiagem.

A missa segue e a plateia extasiada acompanha o padre com toda a atenção, medindo-o de cima a baixo. A missa termina e grande parte das fiéis permanece nos arredores, esperando a saída do sacerdote. Assim que aparece, as fiéis se arvoram em conversar com o padre, querendo saber detalhes de sua vida e também dispondo-se a ajudar as obras da igreja, sempre que convocadas. O padre consegue, após um bom tempo, desvencilhar-se e ruma para sua casa.

Nos dias que se seguem as missas estão sempre repletas e as ofertas de recursos e ajuda, bem como, convites para almoço, café, jantar, encontros, saraus, pipocam a todo instante. Algumas das senhoras mais atiradas, oferecem-se para trabalhar gratuitamente na residência ocupada pelo padre, que pacientemente, desvencilha-se das ofertas.

Passam-se os meses e o assédio a Padre Paulo só faz crescer, a comunidade feminina está em polvorosa pelas seguidas recusas a convites, tidos como irrecusáveis.

Até que um dia na missa da noite Padre Paulo não aparece, em seu lugar celebra o culto, Padre Ditinho, religioso já de certa idade, careca, gordinho e que explica que a partir daquela data seria o novo pároco. Um OOOOOOOOOOOH! ecoa pelo templo e os cochichos de lamentação se espalham. O que será que aconteceu, por que Padre Paulo abandonou suas ovelhas? Ao término do culto a pátio da igreja tomado, todas querendo saber o que houve.

Surge então Roberto, vereador na cidade, que a boca pequena diz que Padre Paulo deixou a batina, para casar com Demétrio, seu amor há longo tempo. Ocorrem desmaios, lágrimas, revolta e até um falecimento repentino.

Na missa das 7 a igreja está as moscas, salvo um mendigo que ronca no último banco. A fé tinha passado e Paulo a essa hora estava em núpcias.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 23/10/2012
Reeditado em 09/02/2014
Código do texto: T3947455
Classificação de conteúdo: seguro