Uma Viagem Fantástica À Cananeia.

Nesta noite fria de inverno paulistano,a música de Tom Jobim corria solta em acordes,melodias ,harmonias sui-generis,próprias de um gênio da música brasileira.*Rancho das Nuvens-Nuvens Douradas-Serra da Mantiqueira-Crônica da Casa Assassinada-Tempo de Mar-Saudades do Brasil-Arquitetura de Morar-O Homem* e tantas outras preenchendo o vazio de um apartamento.Eis,senão quando,surge de repente uma nave brilhante,conduzida por cavalos de fogo,e dentro Dona Inah a me convidar para um passeio celestial.Ela veio lá dos confins,onde as estrelas brilham mais e onde a Dor não tem razão.Aceitei o convite e fui-me com ela.A nave imensa ,toda reluzente,com poltronas reclináveis para os tripulantes e convidados,conduzia-nos por sobre SP.Uma imensa cidade-luz,com trânsito frenético,apesar da hora.Entramos na região da serra do Mar,rumo à Cananeia. Avistamos de longe a figura do Gigante Adormecido nos contrafortes da montanha que circunda os mangues e ma6ta.Dona Inah sempre alegre fazia questão de visitarmos aquela cidade de tão belas lembranças para nós.Ela tinha uma casa-O Castelinho-bem junto à entrada da cidade,vindo pela estrada.Hoje,acredito,não existe mais tomado que foi por invasores.Pousamos bem na laje superior da casa e descemos,já que ainda vivíamos em nosso Tempo/Espaço particular,coisas de dimensões e universos paralelos de difícil entendimento para nós,simples mortais.Dona Inah continuava convicta de sua atitude logo após a morte do marido,ele e ela ainda jovem.Nunca mais quis saber de homem em sua vida,a não ser amizade.Descemos até a cozinha onde sempre ficáramos em noites de gostosas tertúlias regadas à cerveja e peixe assado,além de muita,muita,muita conversa salutar.Dona Inah jorrava conhecimento pelos poros e eu bebia de sua sabedoria.Seus netos,uns diabinhos,ficavam no quarto do meio;ela no da sala e eu na edícola no fundo da casa. Quantas noites passamos tentando entender alguma obra de G.Rosa e *A Hora e a Vez de Augusto Matraga* era uma delas.E *A Terceira Margem do Rio* ?Que conclusão chegar? Às vezes,jantávamos no Naguissa do simpático Silêncio que sempre nos preparava uma surpresa,como sashimi de Baiacu!!! A região lagunar,vista do alto,é estupenda já que vai desde Peruibe-Reserva da Juréia-até Paranaguá/PR Em questão de minutos vivenciamos todo um passado de alegria e transformação. O Tempo/Espaço é algo que o Ser Humano ainda não compreendeu.Einstein tentou explicar...mas...Olhamos o Gigante Adormecido na montanha e nos reverenciamos em postura de gratidão por tamanha beleza natural.Viajamos um tanto mais por sobre a Ilha do Cardoso e avistamos o Marujá com sua colônia de caiçaras.Quanto mariscos,almejoas,peixes e tantos mais nós saboreamos.E tudo fresquinho,sem poluição.Bons tempos...bons tempos...Cananeia vai ficando para trás,cada vez mais distante,a casa -O Castelinho-não se vê mais,apenas o mangue-o Grande Berçário dos Peixes da região sul. Adeus Cananeia,adeus Maratayama de tantas alegrias e amizades. Dona Inah me deixa em casa e se vai pelo espaço sideral em busca da sua tranquilidade transcendental. Vai na paz,Dona Inah! Obrigado pelo passeio! Fique na paz!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 04/09/2012
Código do texto: T3864380
Classificação de conteúdo: seguro