A Peixada

Cansado dos jantares monótonos e sem sal que lhes eram preparados, o Rei em seu trono mantinha-se insatisfeito e inquieto.

Tomando conhecimento dos fatos, o Conselheiro real questionou a Velha cozinheira, que prontamente se justificou alegando não saber mais o que fazer para agradar o paladar do rei.

Logo lhe veio a mente mais uma de suas brilhantes idéias, e com a devida aprovação de Vossa Majestade, o Conselheiro fez saber em todo o reino que aquele que conseguisse pescar o maior peixe e o preparasse para o banquete do monarca, receberia o título de 'Cozinheiro Real', sendo este digno de todas as honrarias da realeza.

Não faltaram filas de candidatos para se cadastrar na competição, nem pescadores no pequeno lago existente naquele reino.

Porém, no final de tudo, um rapazinho simples e franzino conseguiu o que muitos almejavam - Um peixe gordo, grande e vistoso, que orgulhoso o exibiu perante toda a Corte.

Guiado até a cozinha do palácio, pos-se a prepará-lo sob os olhares cobiçosos e admirados de toda a criadagem.

Faltando pouco tempo para se servir a refeição, o Conselheiro real desceu a cozinha para ver como tudo seguia:

- Muito bem meu jovem! - Disse ele ao esforçado rapaz - O cheiro está bom, e creio que finalmente o Rei se dará por satisfeito com esse banquete. E já que falta pouco para por a mesa, porque não põe mais lenha ao fogo para que cozinhe mais depressa? Assim aproveitas para banhar-te e vestir-se em roupas limpas e secas para te apresentares a realeza! ...

Sem hesitar, o Rapaz fez o que o Conselheiro real lhe dissera, vendo-se já em seu pensamento recebendo o título de nobreza.

Minutos depois já pronto, o Rapaz volta a cozinha onde um triste fato o espera.

Das mãos de um guarda recebe umas poucas moedas e uma carta de gratidão assinada pelo próprio Rei que diz:

"Como lamento o ocorrido! Mas não desanime, pois novas oportunidades virão.

Por hora, contentar-me-ei com esse peixe preparado por um jovem conhecido, que embora de pequeno porte, está mui delicioso como afirma o meu Conselheiro que dele já provou.

Prossiga avante, seja feliz e deseje vida longa para o Rei!"...

Vendo o Rapaz desolado, a Velha cozinheira aproximou-se trazendo em um prato as cinzas do que já fora um belo peixe um dia.

Secretamente ela lhe confessou:

- O Conselheiro é conhecido por sua "bondade" para com seus conhecidos!

E assim, o Rapaz pegou seus poucos pertences e se despediu preprando-se para partir.

Mas antes de sair, a Velha carinhosamente lhe disse:

- Agora que és um jovem experiênte, lembre-se: Quem tem um peixe, tem o mar inteiro a frente!