A REUNIÃO COM DEUS
A REUNIÃO COM DEUS
Diz-se que naquele dia Deus estava meio agitado. Andava de um lado para outro, angustiado(?) pensando na decisão que ia tomar. Pensou, pensou até que decidiu marcar a reunião. Convocou São Pedro, São Paulo, todos os santos e anjos. Não podia mais esperar.
Os convocados ao tomarem ciência do fato, comentaram:
- Aí vem coisa grossa. Ele não é de marcar reuniões... – disse um.
- E vai ser demorada. – comentou o outro.
E chegou o dia. Todos presentes. Deus, ao entrar na sala de reuniões, todos, respeitosamente, se levantaram e o cumprimentaram.
- Podem sentar-se. - disse. O que me leva a fazer essa reunião é um assunto de muita importância. É sobre a minha casa, e o que os homens estão fazendo com ela. Mas, antes, vou fazer uma pequena explanação, rápida, mas necessária. Ao criar o céu e a terra vi que era necessária mais alguma coisa: a luz! Foi o primeiro dia. Separei, então o dia da noite. No segundo dia criei o firmamento para separar águas de águas (as que estão acima das que estão abaixo do firmamento). No terceiro dia criei o chão seco. No quarto dia criei as estrelas, para iluminar o firmamento e separar a luz das trevas. No quinto dia criei os seres vivos para habitarem as águas e a terra, e que se multiplicassem. No sexto dia, para dominar todos os outros seres vivos resolvi criar o homem e para fazer-lhe companhia, a mulher. Como ninguém é de ferro, no sétimo dia tirei uma folga e descansei. O resto da história vocês todos sabem.
Todos os presentes, em silêncio, nada falavam. Talvez já soubessem onde Deus queria chegar.
- De todos os seres vivos a um, em especial, resolvi dar-lhe inteligência. Se não fosse pela “astúcia” da serpente, a história poderia ter sido outra. Mas, infelizmente... Fiz essa pequena introdução a vocês antes de chamar o participante principal, que vai ter que me explicar tudo que vem fazendo. Porém não poderia chamar os representantes de todas as nações da Terra, pois a reunião seria interminável.
Vamos chamar o representante de um povo que vai falar por todos: o brasileiro, que está precisando de um pouco de atenção.
O burburinho foi grande. Logo eles! Mas enfim...
Ao chegar e ver toda aquela platéia, ele pensou consigo mesmo: “Deve ser importante!”.
Um anjo logo lhe disse: “Aproxime-se que vai começar a sessão”.
Ao ver Deus o brasileiro o saudou:
- Fala chefe! Algum pobre ma?
- Mais respeito. - disse o anjo.
- Pode deixar, disse Deus. Esse já é um velho conhecido. Eu me arranjo com ele.
- Estamos a sua disposição, chefia.
- O que me fez trazê-lo aqui é para discutir alguns assuntos que me preocupa bastante. E quero ouvi-lo, para tirar as conclusões.
- Manda as perguntas que estou aqui para responder. – disse, com a maior cara-de-pau.
- Primeiramente é sobre as águas. O Brasil é o que tem maior volume da água doce e vocês estão poluindo, desviando cursos de rios, indo contra a natureza, acabando com os peixes que servem para sua alimentação. O que você me diz disso?
- Chefe, é o seguinte. Se está acontecendo tudo isso, confesso, é para melhorar a vida do povo. Mas estamos fazendo projetos que vai acabar com todo esse problema. É só aguardar que o Senhor vai ver. Não demora nadinha!
- O projeto de vocês para resolver as dificuldades não anda. Fica tudo engavetado, e o tempo está passando e daqui a pouco não terão nem água para beber! E o ar? Com toda essa poluição de gases sendo lançados na atmosfera, por veículos em excesso e mal regulados; queimadas por todo o canto, aquecimento global, o que acarreta problemas para a saúde de todos. Que resposta você me dá?
- Ora, apesar de tudo a coisa vai bem. Está sendo criado o biocombustível, os automóveis estão usando o álcool que é menos poluente; as fábricas que estão pesteando o meio ambiente estão sendo multadas e sendo obrigadas a apresentar soluções no menor prazo possível. Os donos de veículos poluidores estão sendo instruídos a regularizarem os defeitos. As queimadas...
-Sim, e as queimadas? – perguntou.
- É um ou outro que estão desobedecendo as leis, mas está tudo sob controle. O desmatamento está diminuindo a cada dia e quem não obedecer vai ser punido com o rigor da lei (?). Mas eles fazem isso por que querem um “cantinho” para plantar.
- A Amazônia, que eu fiz com todo o carinho, para preservar a qualidade de vida do planeta, vocês estão acabando com tudo. Onde vamos parar?
- Não se aflija. Logo isso estará resolvido. Estão sendo feitas leis rigorosas e sendo enviados mais fiscais para controlarem as derrubadas. Os reincidentes serão punidos exemplarmente. Pode ficar tranqüilo.
- Lembre-se que a terra que eu dei a vocês foi só emprestada. A obrigação de todos vocês e cuidar bem dela. E eu a quero de volta do jeito que eu a entreguei!
- Tá bom, combinado. Vou deixar tudo agendado e logo mais trarei notícias de como anda a situação.
- Você se compromete? Assume a responsabilidade? Por que já estou de “saco-cheio” de promessas não serem cumpridas. Vou cobrar sempre!
- A reunião está encerrada.
Já pensaram se este tipo de reunião realmente acontecesse? Mas aí teriam que participar todos os que fazem uso desse planeta. Ia sobrar pra todo mundo. Teriam que arranjar explicações bem convincentes e não seria com esse clima ameno. Iam estar falando com o Patrão.
Se os homens acordarem, ainda dá tempo de se fazer muita coisa!