PREVISÕES

A menina chega em casa assustada.

- Mãe! Mãe! Gritava ela.

- O que foi menina? Disse a mãe de Candoca.

- Eu fui à praia. Estava catando tatuíra quando ouvi uma voz baixinho me chamando.

- Guria! Ei, guria! Olha aqui atrás de ti.

- Mãe, eu olhei procurando uma pessoa e vi um siri que falava. Fiquei tão assustada que quase desmaiei.

- O que é que foi boboca? Disse-me ele. Vai lá na tua casa e chama a tua mãe. Quero falar com ela. Então eu sai correndo, mas não quero voltar mais lá, manhê...

- Não te preocupes Candoca. Eu conheço o Juvenal. Ele é um siri encantado que eu conheço desde que era criança. Todos os anos ele me traz notícias e me conta coisas que irão acontecer no verão.

- Vamos lá guria! Disse Dona Alzira à Candoca (na verdade o nome da menina é Cândida, mas acabou com esta alcunha).

Candoca, entre assustada e curiosa, acompanhou a mãe.

- Olá Juvenal! Disse Dona Alzira.

- Bom dia Dona Alzira. Como tem passado? E Seu Floriano, como está?

- Bem meu filho. E você?

- Ah Dona Alzira, meio cansado. As cinzas deste vulcão chileno que caíram no mar estão me matando. E vocês como foram em terra, com tanta poeira?

- Bem, meu filho, eu que tenho problemas de rinite, não paro mais de espirrar. Mas o que você me conta de novidades?

- Pois é Dona Alzira. Tomem cuidado. Há um terremoto violento que deve afetar a costa do Pacífico e que causará muitas mortes nos dois continentes.

- Meu Deus! Não me conte!

- E tem mais Dona Alzira. Também haverá um Tsunami devastador.

- Deus do céu! O que faremos Juvenal?

- Dona Alzira, muitas orações! Muitas orações.

- E de bom, meu filho?

- De bom... glub, glub, glub.

Veio uma forte onda e levou Juvenal.

Esperaram mais um pouco e como ele não mais voltou, foram as duas em direção à casa, mais apreensivas do que quando vieram.

____________________________

10.11.11

MÁRIO FEIJÓ
Enviado por MÁRIO FEIJÓ em 10/11/2011
Código do texto: T3328564
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.