Nosso Lar uma Fantasia mediunica
Kardec era extremamente crítico quanto a tudo o que chegava em suas mãos.
Antes de desencarnar ele mostrou como fez e deixou todo o método necessário para que a doutrina pudesse continuar evoluindo de maneira segura e confiável, tal como quando foi codificada.
Todavia o que vemos nos dias atuais é o abandono de toda uma metodologia onde começaram a aceitar qualquer novidade para a doutrina, como se ela a doutrina tivesse que ser um "almanaque abril”, que precisa sempre de novidades e atualizações anuais para vender bem.
Bem aqui aplicamos o debatido, renegado e mal entendido C.U.E.E
“O primeiro controle é, sem sombra de dúvida, o da razão, à qual é preciso submeter, sem exceção, tudo quanto vem dos Espíritos.”
[Controle Universal dos Espíritos Revista Espírita, abril de 1864]
Para iniciar é preciso conhecer de fato o curriculum dos autores.
Chico Xavier foi quem psicografou, era médium, mas, nunca deixou de ser católico e isto pode ser visto aqui.
http://ensinoespirita.blogspot.com/2010/08/um-grande-medium-catolico.html
André Luiz um espírito de um ATEU que depois de sair de um suposto umbral dita uma obra que é considerada o mais importante livro da bibliografia espírita.
Na obra podemos ver uma tentativa de enxertar conceitos e ensinos católicos tanto que o espírito é considerado suicida por má alimentação dando ênfase para um dos sete pecados capitais da igreja.
Gula: comer somente por prazer, em quantidade superior àquela necessária para o corpo humano.
KARDEC ENTRA EM NOSSO LAR.
No mundo espiritual existe tudo qual no mundo material isto é, há uma correspondência?
R - Não é uma ficção. Swedenborg. Revista Espírita 1859 pág 279.
Swedenborg quando vivo, criou uma teoria sobre o mundo espiritual aos moldes de André Luiz; mas ao chegar no mundo dos espíritos reconheceu seus devaneios e, por ter alcançado um grau evolução excelente, sendo uma das maiores inteligências da história, sem com isso o livrar do compromisso com a verdade, que não dá a infalibilidade a ninguém, veio sob a tutela do Espírito de Verdade restabelecer todas as coisas, e, mais esclarecido sobre as coisas do espírito dar-nos uma visão melhor sobre o mundo dos espíritos.
Sobre a RESPOSTA de Swedenborg.
Revista Espírita. Basta clicar no link abaixo.
http://ensinoespirita.blogspot.com/2010/09/revelacoes-de-swedenborg.html
[Nosso Lar cpt 02]
Eu, que detestara as religiões no mundo, experimentava agora a necessidade de conforto místico. Médico extremamente arraigado ao negativismo da minha geração, impunha-se-me atitude renovadora.
ANALISE_ Vemos a identificação do espírito, um ateu convicto, que no maximo conhecia alguns dogmas católicos sobre a vida após a morte.
[Nosso Lar cpt 3]
Clarêncio, que se apoiava num cajado de substância luminosa, deteve-se à frente de grande porta encravada em altos muros, cobertos de trepadeiras floridas e graciosas. Tateando um ponto da muralha, fez-se longa abertura, através da qual penetramos, silenciosos.
ANALISE_ É da essência de um Espírito elevado se ligar mais ao pensamento que à forma e à matéria, de onde se segue que a elevação do Espírito está em razão da elevação das idéias; portanto, todo Espírito meticuloso nos detalhes da forma, que prescreve puerilidades, em uma palavra, que liga importância aos sinais e às coisas materiais, acusa, por isso mesmo, uma pequenez de idéias, e não pode ser verdadeiramente superior.
A. K. Revista Espírita 1860 206.
Afinal, o governador da cidade “se apoiava num cajado”?
[Nosso Lar cpt 03]
Um deles afagou-me a fronte, como se fora conhecido pessoal de longo tempo e acentuou: — Estamos nas esferas espirituais vizinhas da Terra
ANALISE_ Esta afirmação “ser vizinha” é diferente a descrição que André afirma que a colônia esta em cima da cidade do RJ.
[Nosso Lar cpt 08]
“Nosso Lar” é antiga fundação de portugueses distintos, desencarnados no Brasil, no século XVI.
ANALISE_ Fica mais curioso saber que a colônia existia antes mesmo da publicação dos livro dos espíritos e os espíritos superiores se absterão de divulgar isso.
Nascido no século XIX, no dia 18 de Abril de 1857, com a publicação de O Livro dos Espíritos
Para consultar mais ACESSE. . .
. . .http://ensinoespirita.blogspot.com/2010/09/critica-nosso-lar-parte-01.html